Disciplina:

Educação Física

Série/Ano: 1ª série

Vol/Bim: 3 / 3º Bim

CADERNO DO ALUNO

Situação de Aprendizagem (Número/título)

Sequência Didática

Recursos audiovisuais e/ou de TIs  sugeridos no caderno

Recursos audiovisuais e/ou de TIs sugeridos pelo PCOP

Interfaces interdisciplinares / Temas transversais

Tema: Esporte - Sistemas de jogo e táticas em modalidade coletiva: o rúgbi e o futebol americano

1- Flagball: o futebol sem contato

O aluno deverá reconhecer o sistema ofensivo e defensivo da modalidade, além de seus apectos táticos. Os alunos deverão ser separados em equipes mistas de acordo com a semelhança de suas vestimentas. Uma equipe deverá iniciar o jogo com a posse de bola e o jogo deverá ser realizado de acordo com as regras que o professor irá propôr, chegando mais próximo da dinâmica do futebol americano. Cada equipe deverá escolher uma estratégia de ataque e de defesa. Aos poucos, o professor deverá fazer pausas para que as equipes mudem suas estratégias de jogo. Finalizar com um debate entre as equipes, evidenciando os pontos bem-sucedidos de cada estratégia utilizada. Um novo jogo deverá ser realizado, mas, agora, com as condições do flagball. Neste jogo será necessário que os alunos prendar uma tira de tecido na cintura, deixando uma ponta aparecendo. No flagball, o jogador com a posse da bola deve manter sua “flâmula” ou “bandeira”,sendo bloqueado quando algum adversário removê-la de sua cintura.

Site: http://www.afabonline.com.br

Site:

http://www.lpfa.com.br

Filmes:

“Duelo de Titãs”

“O rei da água”

“Um domingo qualquer”

Tema: Esporte - Sistemas de jogo e táticas em modalidade coletiva: o rúgbi e o futebol americano

2- Compreensão e aplicação dos sistemas de jogo no rúgbi

Os alunos deverão compreender os códigos de regra e conduta do rúgbi, vivenciando-o e comparando-o a códigos semelhantes de outras manifestações do futebol. Os alunos deverão pesquisar as regras do rúgbi, do futebol e do futebol americano. em seguida,os alunos deverão definir 10 tópicos ou mais que serão obedecidos para a realização das partidas. Esses tópicos deverão ser registrados em um “livro de regras” criado pelos próprios alunos. Os alunos deverão ser divididos em equipes onde, cada equipe, deverá montar um plano de ação com o que pretendem desenvolver durante o jogo. Os alunos deverão elaborar argumentos coerentes para justificar suas escolhas.

Site: http://www.brasilrugby.com.br

Tema: Esporte - Sistemas de jogo e táticas em modalidade coletiva: o rúgbi e o futebol americano

3- Elaboração de táticas no futebol americano

Os alunos deverão compreender os aspectos táticos ofensivos e defensivos do futebol americano, elaborar estratégias e aplicá-las durante o jogo, percebendo as implicações táticas de suas escolhas.Os alunos deverão manter as mesmas equipes da situação de aprendizagem anterior.Os alunos deverão definir, por escrito, a função de cada jogador para o ataque e para a defesa (quem arremessará a bola, quem protegerá o arremessador, quem correrá para receber os passes, quem chutará a bola, etc.).Após o jogo, cada equipe deverá explicar suas jogadas aos demais alunos, utilizando a lousa e, em seguida, discutir com todos os alunos as implicações táticas bem sucedidas e frustradas durante o jogo.

Tema: Corpo, saúde e beleza - Conceitos: atividade física, exercício físico e saúde

4- É ativo quem quer?

Os alunos deverão listar atividades físicas, exercícios físicos e práticas esportivas que costumam fazer com frequência no dia-a-dia.Deverão identificar quais as práticas favoritas e quais as que gostaria de realizar, mas que, por algum motivo, não as realizam. Explicar para os alunos as diferenças entre atividade física e exercício físico. Os alunos deverão se dividir em grupos de sete ou oito integrantes, comparar suas listagens e encontrar semelhanças e diferenças entre elas. Os alunos deverão finalizar a atividade elaborando e apresentando exercícios que estimulem alguns componentes da aptidão física relacionada à saúde como força, resistência, flexibilidade, e que possam ser realizados individualmente, em espaços acessíveis. O professor deverá levar alguns materiais alternativos para facilitar a elaboração dos exercícios como: garrafas pet com areia em várias quantidades para obter variação de peso, cabos de vassoura, etc.

Globo Repórter - “ABC da Atividade Física”

EM DESENVOLVIMENTO POR ALESSANDRA HOURNEAUX DE MENDONÇA DA COSTA RODRIGUES

atualizado dia 17/08/2011

CEDIDO PELO AUTOR PARA USO EXCLUSIVAMENTE DIDÁTICO SOB RESPONSABILIDADE DOS GESTORES ESCOLARES NAS ESCOLAS ESTADUAIS JURISDICIONADAS À DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO SÃO VICENTE - PROIBIDA A REPRODUÇÃO FORA DA JURISDIÇÃO OU PARA FINS COMERCIAIS E/OU ACADÊMICOS