Disciplina:

Língua Portuguesa

Série/Ano:

2ª série EM

Vol/Bim:

CADERNOS DO PROFESSOR / ALUNO

Situação de Aprendizagem (Número/título)

Sequência Didática

Recursos audiovisuais e/ou de TIs sugeridos no caderno

Recursos audiovisuais e/ou de TIs sugeridos pelo PCOP

Interfaces interdisciplinares / Temas transversais

5

“A PROSA RENOVADA”

Conteúdos e temas

 o conto literário e a modernidade: ruptura e tradição; a construção das relações

sociais e do eu.

Competências e habilidades

 identificar e analisar, em manifestações culturais, elementos linguísticos,

estilísticos, estéticos, históricos e sociais; relacionar as características do conto às suas possibilidades

estéticas e expressivas; analisar a urdidura da linguagem na produção de textos literários em interface

com a construção da identidade social.

Palavras-chave: prosa literária, século XX, ruptura, tradição, recapitular.

Resgatando: Apresentação do trecho de “Memórias Sentimentais de João Miramar” (Oswald de Andrade) – ver Sala de Leitura da escola - ou a transleitura do texto “Sem Botafogo, mas com etc. - Homenagem a Oswald de Andrade” (Caderno do Aluno, p. 3). Desenvolver atividades propostas no Caderno do Aluno, p. 3-4. Socialização das respostas dos exercícios. Atenção aos neologismos e à construção sintática – questionamento, debate, discussão sobre como as “invenções” presentes no texto contribuem para o sentido do mesmo. Momento diagnóstico: 1) Proposta do texto - rejeição, apatia ou interesse participativo da classe/aluno? 2) Suposições e respostas – fundamentais, espontâneas ou superficiais? Pesquisa: Biografia de Oswald de Andrade (Lição de Casa, Caderno do Aluno, p. 4).  

Problematizando: Introdução do conto “Nossa Amiga” (Carlos Drummond de Andrade). Questionamento sobre a expectativa de um conto com este nome.  Leitura do conto em conjunto com a classe, com atenção em como o escritor modernista do início do século XX rompe com a tradição associada ao conto. Fazer o exercício em partes: a classe lê um trecho e dá sua interpretação, o professor lê outro e faz a sua análise (Caderno do Aluno, p. 5-9). Finalização deste momento com a retomada da expectativa inicial – Por que o conto se chama Nossa amiga? Pesquisa: Biografia de Carlos Drummond de Andrade (Lição de Casa, Caderno do Aluno, p. 9).

Sistematizando: Anotação na lousa do período “Eu Não vou na festa” (retirado do conto de Drummond). Questionamento à classe sobre “que efeito o autor consegue com o leitor? O texto fica mais próximo ou mais distante de quem o lê?”. Análise sintática do período junto aos alunos. (sujeito, regência verbal, preposição), estudo das características estilísticas de Carlos Drummond de Andrade e socialização (Caderno do Aluno, p. 9-10). Recapitulação gramatical (Lição de Casa, Caderno do Aluno, p. 10). Aprofundamento do estudo das diversas formas apresentadas do romper com a tradição presente na literatura dos escritores da língua portuguesa no século XX. (Caderno do Aluno, p. 11-13).  

Produzindo: Escrita coletiva de conto em grupos, para posterior avaliação e socialização dos produtos finais (Lição de Casa, Caderno do Aluno, p. 14-16).  

---

Vídeo:

LIVROCLIP - “Memórias Sentimentais de João Miramar”

http://www.youtube.com/watch?v=IBYlWJoB_g0

--- 

6

A ENTREVISTA E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE SOCIAL

Conteúdos e temas

linguagem, interação e entrevista televisiva; a entrevista televisiva e a construção da

identidade social; análise estilística: coordenação e subordinação.

Competências e habilidades

 mobilizar informações, conceitos e procedimentos em situações diversas;

analisar e interpretar fatos e ideias, colhendo e organizando informações e estabelecendo relações;

analisar a urdidura da linguagem na produção de entrevistas em interface com a construção da identidade

social.

Palavras-chave: recapitulação, entrevista, identidade social.

Resgatando: Discussão acerca do gênero entrevista televisiva – solicitação de definições, características e entendimento por parte dos alunos. Roteiro de questões: “que programas de entrevista na televisão (ou no rádio) você conhece? O que eles têm em comum? Se você fosse fazer uma lista de características desse gênero, quais características relacionaria? E, ao reconhecê-las, como foi possível identificá-las?”. Desenvolvimento e posterior socialização das atividades propostas (1, 2 e 3) no Caderno do Aluno, p. 17.    

Problematizando: Apresentação da transcrição de uma entrevista televisiva fictícia com as principais características deste gênero – aprofundamento do estudo da linguagem - (Caderno do Aluno, p. 17-19). Identificação e definição da estrutura básica da entrevista. Relação entre as primeiras impressões registradas na atividade de sondagem (Resgatando). Idealização breve dos traços físicos e psicológicos da entrevistada (Lição de Casa, Caderno do Aluno, p. 20).  

Sistematizando: Estudo de frase, oração e período; orações coordenadas e subordinadas adverbiais (Caderno do Aluno, p. 21-23). Discussão oral sobre “a palavra” e seu uso cotidiano que pode reforçar preconceitos e incoerências – texto base: “Poemas de Ricardo Reis” (Fernando Pessoa) (Caderno do Aluno, p. 23-24).

Produzindo: Desenvolvimento de atividades propostas (Lição de Casa, Caderno do Aluno, p. 25).

---

---

---

7

O AUTOR NA MÍDIA

Conteúdos e temas

 análise da influência no processo de escrita literária; a entrevista televisiva e a construção

da identidade social; a reportagem com base na entrevista.

Competências e habilidades

 mobilizar informações, conceitos e procedimentos em situações e gêneros

textuais diversos; analisar e interpretar fatos e ideias, colhendo e organizando informações e estabelecendo

relações; analisar a urdidura da linguagem na produção textual em interface com a construção

da identidade social.

Palavras-chave: entrevista, reportagem, identidade social, escrita literária.

Resgatando: Comentário sobre a produção do conto na Situação de Aprendizagem 1, devidamente avaliados. Análise e reflexão individual, em duplas ou grupos – registrar opiniões e questões pertinentes da discussão, para posterior socialização com a classe.

Problematizando: Leitura e estudo – em duplas ou trios – para realização de entrevista com autores do conto produzido na Situação de Aprendizagem 1. Com base nestas entrevistas, produção de reportagens com o tema: “A influência literária no conto...” (seguido do nome do conto analisado). Organização da proposição em quatro etapas – 1) produção do roteiro; 2) elaboração da entrevista; 3)  produção do projeto de reportagem; 4) elaboração da reportagem a ser entregue  Caderno do Aluno, p. 25-30).

Sistematizando: Aprofundamento do estudo do gênero jornalístico – reportagem. Apresentação das características dominantes do gênero – análise interpretativa, narração da realidade e originalidade (Caderno do Aluno, p. 30-31).

Produzindo: Produção de reportagem através de entrevista realizada.

---

---

---

8

A LINGUAGEM CONSTRUINDO-NOS

Conteúdos e temas

 a poesia: a subjetividade e a objetividade; fôlder ou prospecto; autoavaliação e

construção do conhecimento linguístico.

Competências e habilidades

 mobilizar informações, conceitos e procedimentos em situações e gêneros

textuais diversos; analisar e interpretar fatos e ideias, colhendo e organizando informações e estabelecendo

relações; analisar a urdidura da linguagem na produção textual em interface com a construção

da identidade social.

Palavras-chave: reflexão poética, folder, autoavaliação.

Resgatando: Apresentação e levantamento de ideias sobre fôlderes encontrados em estabelecimentos comerciais levados à sala de aula pelo professor. Exploração da finalidade e características do gênero (Caderno do Aluno, p. 31-32). Discussão acerca de possíveis semelhanças existentes entre fôlder e poema – registros em lousa e cadernos. Solicitação que cada aluno traga um poema, de preferência, o que mais gostar.

Problematizando: Leitura do poema “A Guerra” (Augusto dos Anjos), preenchimento de quadro-síntese, com atenção especial ao uso do dicionário, se necessário e pesquisa sobre a biografia de Augusto dos Anjos (Caderno do Aluno, p. 33-34). Utilização do quadro-síntese para o poema escolhido e trazido pelo aluno – análise, discussão oral e registro sobre a relação poeta/texto: “quem é esse autor? Como ele é? O que pensa?” (Caderno do Aluno, p. 34-35). Troca de textos entre alunos para outras considerações e comentários, se necessários, além dos já apontados. Socialização. Discussão em grupos e produção individual de pequeno texto sobre o que fez a disciplina de Língua Portuguesa ser importante nos estudos durante o ano e quais aspectos melhorar para o ano seguinte (Caderno do Aluno, p. 36).

Sistematizando: Explicação sobre o gênero fôlder (ou prospecto), sua caracterização e dimensões – social e pragmática (para que finalidade é produzido?); textual, estrutural e composicional (como e por que é organizado em uma estrutura determinada); temática (o que divulga? Qual é o seu conteúdo). Estruturação e rascunho do projeto.  

Produzindo: Produção de folder, em duplas ou trios, com base nos estudos realizados – a dimensão prática de língua Portuguesa na 2ª série do Ensino Médio.

---

---

---

EM DESENVOLVIMENTO pelos Professores Coordenadores da Oficina Pedagógica: João Mário Santana e Luciene de Souza

ATUALIZADO EM 04 / 05 / 2015.

CEDIDO PELOS AUTORES PARA USO EXCLUSIVAMENTE DIDÁTICO SOB RESPONSABILIDADE DOS GESTORES ESCOLARES NAS ESCOLAS ESTADUAIS JURISDICIONADAS À DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO SÃO VICENTE - PROIBIDA A REPRODUÇÃO FORA DA JURISDIÇÃO OU PARA FINS COMERCIAIS E/OU ACADÊMICOS.