Disciplina:

Língua Portuguesa

Série/Ano:

                                                          5ª série / 6º ano

Vol/Bim:

2/3

CADERNO DO PROFESSOR / ALUNO

Situação de Aprendizagem (Número/título)

Sequência Didática

Recursos audiovisuais e/ou de TIs  sugeridos no caderno

Recursos audiovisuais e/ou de TIs sugeridos pelo PCP

Interfaces interdisciplinares / Temas trasnsversais

1

ELABORANDO PROJETOS DE ESCRITA E LEITURA”

Conteúdos/Temas

leitura de história sobre a situação fictícia; elaboração de um quadro organizativo; levantamento e checagem de hipótese; estudo de estratégias de leitura; projeto.

 

Habilidades/Competências

levantar hipóteses e fazer inferências; reconhecer, na leitura de textos ficcionais, elementos que indiquem o comportamento e as características principais das personagens; identificar problemas e soluções para a organização de projetos; utilizar conhecimento sobre a língua para elaborar projeto de leitura e escrita posicionar-se como protagonista de ações que contribuem para sua formação como leitor, escritor e ator em uma dada realidade.

Palavras- chaves: Leitura, Escrita.

Resgatando - Sondagem inicial:

Em roda de conversa, o professor faz o levantamento das experiências de leituras de textos narrativos vividas pelos alunos e apresenta uma situação fictícia de um concurso literário proposto pelo caderno.

Problematizando - Após a leitura da situação fictícia apresentada em partes, o professor organizará a classe a fim de responder alguns questionamentos. Em seguida propõe-se uma pequena produção textual para depois ser socializada e fixada em um mural.

Sistematizando – Orientados pelo professor, a proposta é que os alunos montem um projeto de leitura e escrita baseados em ações dos  personagens encontrados na referida narrativa.

Produzindo – Produção de quadro organizativo para a análise das partes da narrativa fictícia.

SITE:

http://www.estantevirtual.com.br

SITE:

http://www.ecofuturo.org.br/programa/show/2

PLURALIDADE CULTURAL

2

“RODAS DE LEITURA E PESQUISA”

Conteúdos/Temas

contexto e conteúdo; leitura de história sobre a situação fictícia; leitura de crônicas; leitura de contos; elaboração de critérios para a escolha de livros de leitura; fichas de catalogação de livros; gênero textual “resumo”.

Habilidades/Competências

ampliar os conhecimentos sobre determinado autor para enriquecer as antecipações e interpretações de sua obra literária; utilizar como critério o conhecimento que se tem do autor para escolher um livro para leitura; confrontar diferentes impressões e interpretações sobre o modo de escrever de determinado autor); compartilhar experiências leitoras; refletir sobre os critérios de seleção de livros, ampliando-os a partir da observação da realidade); confrontar diferentes impressões e interpretações sobre as características discursivas de determinado gênero literário

Palavras- chaves: Leitura, pesquisa.

Resgatando- Seguindo a Situação Fictícia 2, o professor organizará uma roda de conversa a fim de diagnosticar as narrativas lidas ou produzidas pelos alunos, bem como levará os mesmos à reflexão sobre a organização do espaço escolar adequado para a formação de leitores.

Problematizando – Após responderem as questões do caderno do aluno, a proposta é que se produza um quadro que indique as semelhanças e diferenças entre a escola da narrativa que leram e a sua própria escola.

Sistematizando – Organização de roda literária, bem como de quadro contendo informações sobre as obras cedidas para a atividade ou emprestadas por colegas. Confecção de caixa para guardar os títulos trazidos pelo alunado.  Socialização das leituras efetuadas.

 Produzindo Em duplas os alunos devem preparar fichas dos livros selecionados na roda literária, com informações gerais sobre os mesmos e um pequeno resumo da história.

Revisão dos resumos em duplas e socialização das experiências.

SITE:

http://www.virtualbooks.terra.com.br

SITE:

http://www.biblio.com.br

PLURALIDADE CULTURAL

3

“OFICINA DE ESCRITA DE TEXTOS NARRATIVOS”

Conteúdos/Temas

leitura de história sobre a situação fictícia; característica do gênero crônica meio de circulação e caráter histórico; características do gênero conto; oficina de produção escrita de textos narrativos; organização da escrita; processo em etapas; polifonia e intertextualidade.

Habilidades/Competências

reconhecer os elementos organizacionais e estruturais caracterizadores dos gêneros crônica e conto; reconhecer diferenças e semelhanças entre gêneros da mesma tipologia; identificar valores de dada cultura e sociedade em contos e crônicas; reconhecer o processo de composição textual como um conjunto de ações interligadas; criar estratégias para a apresentação de um projeto; utilizar conhecimento sobre a língua (linguísticos, de gênero etc.) para elaborar os textos narrativos; posicionar-se como protagonista de ações que contribuem para a leitura e escrita proficientes de textos narrativos .

 

Palavras- chaves: Escrita, narrativa.

Resgatando – Diagnóstico do nível da apropriação dos elementos da narrativa através de produção textual. Revisão dos textos em duplas e colagem das duas versões textuais no caderno. Oralidade: roda de conversa sobre o que foi produzido. Lição de casa: Questões do caderno do aluno acerca dos elementos da narrativa. Pesquisa em grupo: O professor apresenta dois gêneros diferentes de textos para a classe, que após a leitura organiza uma ficha seguindo o roteiro do caderno do aluno páginas 21 e 22.

Problematizando - Retomada da parte 3 da Situação Fictícia e questões do caderno do aluno páginas 23 e 24. Atividade complementar: Reprodução escrita de entrevista com inserção de elementos fictícios. Produção de enredo: Os alunos partem de um conjunto de imagens recortados de revistas e jornais.

 Seleção de pequenas notícias e discussão dos conteúdos abordados em cada uma delas.  

Sistematizando Retomada dos enredos escritos e organização de fichas conforme quadro do caderno do aluno página 26. Socialização das fichas produzidas pelos grupos e apresentação de mudanças e acréscimos. Elaboração de texto a partir dos elementos da ficha organizativa; leitura e análise das produções sob a orientação do professor.

Estudo da Língua – Exercícios contextualizados acerca da pontuação, presentes no caderno do aluno páginas 27 e 28.

Produzindo Autoavaliação acerca da aprendizagem e das dificuldades encontradas. Consolidação em forma de ficha, conforme modelo dos cadernos do professor e do aluno.

SITE:

http://www.anamariamachado.com/caderno/tudo

FILME:

http://www.youtube.com/watch?v=wbS65XwRJ34&NR=1

e

http://www.youtube.com/watch?v=JxJrS6augu0

PLURALIDADE CULTURAL

4

“REVISÃO TEXTUAL E ESTUDO DE ALGUNS ASPECTOS LINGUÍSTICOS”

Conteúdos/Tema

estudo do substantivo; estudo do artigo; estudo de alguns sinais de pontuação; a revisão textual como etapa do processo de escrita; o trabalho coletivo na revisão do texto; inferência e intencionalidade; projeto.

Habilidades/Competências

refletir sobre o uso da língua como instrumento essencial para a aprendizagem; reconhecer no texto indícios da intencionalidade do autor ; produzir textos escritos de acordo com a situação comunicativa e o contexto no qual se inserem; utilizar conhecimento sobre a língua (linguísticos, de gênero etc.) para a elaboração do texto narrativo; posicionar-se como protagonista de ações que contribuem para o bom aproveitamento do espaço escolar.

Palavras - chaves: Revisão, estudos, linguísticos.

Resgatando – O professor iniciará o diagnóstico apresentando aos alunos um texto com inadequações, que deverão ser corrigidas oralmente pela turma e simultaneamente reescrito na lousa. As duas versões serão registradas no caderno para comparações e consultas posteriores.

Retomando a Situação de Aprendizagem anterior, os alunos deverão trocar os textos escritos com outras duplas a fim de que sejam feitas as observações a lápis. Após isso, deverão devolver a narrativa para que a dupla de origem efetue as modificações antes de entregar a produção ao professor, que acrescentará as adequações ainda necessárias. Por fim, as produções deverão ser passadas a limpo.

Problematizando - O professor fará a leitura em voz alta do texto: “No aeroporto”, e em seguida solicitará uma leitura individual. Em seguida pedirá à turma que responda as questões de entendimento e interpretação contidos nas páginas 31 e 32 do caderno do aluno.

Sistematizando - Pesquisa em grupo sobre as classes gramaticais. Estudo da Língua: Reconhecimento das classes gramaticais substantivo e adjetivo, contidas na crônica “No aeroporto”, de Carlos Drummond de Andrade, contemplada nos exercícios das páginas 33 e 34 do caderno do aluno. Lição de casa. Exercícios do livro didático sobre as classes gramaticais citadas e socialização na aula seguinte.

Produzindo Autoavaliação e reflexão dos conteúdos desenvolvidos, através de produção  textual. Apresentação do texto em roda de conversa para debate das dificuldades do grupo.

SITE:

http://www.carlosdrummond.com.br

FILME:

http://www.youtube.com/watch?v=OUc4qVsviXk

PLURALIDADE CULTURAL

5

“SEMANA CULTURAL NA ESCOLA”

Conteúdos/Tema

sistematização do projeto; estrutura do livro: título, subtítulo, sumário, apresentação; planejamento da semana cultural; elaboração de uma apresentação de livro.

Habilidades/Competências

questionar a realidade, identificando problemas e propondo soluções ; fazer uso do pensamento lógico, da criatividade, da intuição e da capacidade de análise crítica para a resolução de problemas; demonstrar compreensão de textos orais e escritos por meio de retomada dos tópicos do texto; criar estratégias para a apresentação de um projeto; posicionar-se como protagonista de ações que contribuem para o bom aproveitamento do espaço escolar.

Palavras- chave: Exposição, apresentações, leituras.

Resgatando - Retomada do quadro elaborado na Situação de Aprendizagem 1 e comparação do projeto realizado pelos personagens com o projeto real.

Produção escrita em grupos retomando a parte 5 da narrativa fictícia. Escolha coletiva de título e final da história. Revisão do texto.

Problematizando – Estudo da Língua em grupos: Pontuação a partir de narrativa.

Sistematizando - Lição de Casa: Exercícios do livro didático sobre sinais de pontuação conforme orientações do professor.

Produzindo – Leitura e análise de algumas partes de livros previamente selecionados. Montagem coletiva de tabela com as principais características de textos introdutórios contidos nos exemplares cedidos pelo professor.

Oralidade: Discussão do grupo objetivando a produção de uma coletânea de narrativas na forma de um livro, conforme orientações dos Cadernos do professor e do aluno.

Atividade complementar individual – Intertextualidade: imagem e texto (para compor a coletânea).

Atividade em grupo: Apresentação do produto final à comunidade escolar.

SITE:

http://revistaescola.abril.uol.com.br

SITE:

http://bibvirt.futuro.usp.br

PLURALIDADE CULTURAL

Elaborado em _07_/_07_/2011  e atualizado em 25/11/2014 – Professores  Coordenadores do Núcleo Pedagógico responsávéis: João Mário Santana e Luciene de Souza.