Disciplina:Educação Física

Série/Ano: 7ª série/8º ano

Vol/Bim: 3/3ºBim.

CADERNO DO ALUNO

Situação de Aprendizagem (Número/título)

Sequência Didática

Recursos audiovisuais e/ou de TIs  sugeridos no caderno

Recursos audiovisuais e/ou de TIs sugeridos pelo PCOP

Interfaces interdisciplinares / Temas transversais

TEMA: Atividade rítmica - Manifestações e representações da cultura rítmica de outros países: o zouk

1- Zouk o quê?

Os alunos devem conhecer o processo histórico do zouk para, então, perceber as semelhanças e diferenças com outras manifestações rítmicas e, assim, compará-los.Pesquisar as manifestações rítmicas que são dançadas aos pares: nome da dança, local de origem, localidade geográfica, idioma das músicas, vestimentas e principais passos e movimentos. Formar grupos de acordo com as manifestações rítmicas pesquisadas em comum. Depois, cada grupo deverá apresentar pelo menos um passo de uma das danças pesquisadas para que todos possam vivenciá-las.

Vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=qNhrcT6HNPg

História/Geografia/Arte/Língua Estrangeira

TEMA: Atividade rítmica - Manifestações e representações da cultura rítmica de outros países: o zouk

2- O tempero do zouk: “canela”, “gengibre” e “pimenta”

Exibir aos alunos um vídeo com o passe “canela”.Demonstrar a sequência didática dos movimentos desse passe. Os alunos deverão executar esses movimentos sozinhos e, em seguida, em duplas, primeiro sem música e depois com música.Exibir aos alunos um vídeo com o passe “gengibre”. Demonstrar a sequência didática dos movimentos desse passe.Os alunos deverão executar esses movimentos sozinhos e,em seguida, em duplas,primeiro sem música e depois com música.Finalizar executando o passe “pimenta” com a junção dos passos aprendidos anteriormente.

TEMA: Ginástica - Práticas contemporâneas: ginásticas de academia

3- Saúde ou beleza?

Os alunos deverão responder por escrito, em uma folha sem identificação nominal o que eles gostariam de mudar em sua aparência corporal, justificando o motivo e se gostariam ou não de praticar ginástica em academia e porquê. Divida os alunos em grupos e distribua, aleatoriamente, as folhas com as respostas fazendo com que eles analisem as respostas e busquem relações entre as modificações corporais desejadas e os motivos apresentados para frequentar academia: saúde ou estética corporal. Distribuir para os alunos textos jornalísticos que fale sobre ginástica de academia e do uso de produtos e de práticas com finalidades de emagrecimento ou hipertrofia muscular.Os alunos deverão ler as matérias e identificar os principais argumentos levantados.Em seguida, cada grupo deverá apresentar seus resultados.O professor deverá evidenciar como a prática da ginástica é na maioria das vezes associada à “estética”, embora, às vezes, justificada pelo discurso da “preocupação com a saúde”.

Site:

http://www.vejaabril.com.br

http://www.terra.com.br/istoe/capa.htm

TEMA: Organismo humano, movimento e saúde: princípios e efeitos do treinamento físico

4- Questão de princípios

Propiciar a identificação das relações entre os princípios do treinamento físico e os efeitos produzidos por um programa de exercícios.Os alunos deverão, após cinco minutos de aquecimento e alongamento muscular realizar testes para avaliação do nível de flexibilidade e resistência muscular. Os resultados deverão ser registrados em uma ficha individual, contendo o sexo do aluno e informações sobre a prática de atividades físicas regulares (tipo, frequência semanal, tempo, etc). Apresentar os princípios do treinamento físico: sobrecarga, continuidade, reversibilidade, especificidade e individualidade.

Site: http://pedevela.blogspot.com/2008/12/os-princpios-do-treinamento.html

EM DESENVOLVIMENTO POR ALESSANDRA HOURNEAUX DE MENDONÇA DA COSTA RODRIGUES

atualizado dia 11/08/2011

CEDIDO PELO AUTOR PARA USO EXCLUSIVAMENTE DIDÁTICO SOB RESPONSABILIDADE DOS GESTORES ESCOLARES NAS ESCOLAS ESTADUAIS JURISDICIONADAS À DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO SÃO VICENTE - PROIBIDA A REPRODUÇÃO FORA DA JURISDIÇÃO OU PARA FINS COMERCIAIS E/OU ACADÊMICOS