Disciplina: História

Série/Ano: 5ª série/6º ano

Vol/Bim: Vol 2/3ºBim

CADERNO DO ALUNO

Situação de Aprendizagem (Número/título)

Sequência Didática

Recursos audiovisuais e/ou de TIs  sugeridos no caderno

Recursos audiovisuais e/ou de TIs sugeridos pelo PCNP

Interfaces interdisciplinares / Temas transversais

Situação de Aprendizagem 1 – Pólis e colônias: o esforço da formação da cultura grega clássica.

Objetivos: abordar a formação da cultura grega clássica por meio de Estudo Dirigido, na expectativa de que essa estratégia possibilite o desenvolvimento do pensamento reflexivo e da análise crítica, com base em informações de um texto, segundo considerações de Ilma Passos Alencastro Veigaa, em artigo intitulado “Na sala de aula: o Estudo Dirigido”.

Competências e habilidades: comparar pontos de vista sobre a pólis e as colônias gregas.

Sondagem e sensibilização: utilize o texto proposto no Caderno do Professor sobre - A vida na Grécia antiga: sociedade, vida cotidiana, mitos, religião, cidades-Estado, pólis, democracia e cidadania ou o livro didático para fazer a introdução ao tema.

1ª etapa:

Solicite que os alunos leiam o texto A pólis grega- presentes no Caderno do Aluno, na seção Leitura e análise de texto. A partir da introdução e da leitura do texto, ele podem realizar as atividades: 1. Explique o significado de pólis, termo que aparece já no título do texto;2. Apresente três instituições comuns às cidades gregas;3. Complete o quadro com informações apresentadas no texto sobre as cidades gregas de Atenas e Esparta.

2ªetapa:

Apresente aos alunos a proposta de trabalho com o texto “Pólis e colônias: o espaço de formação da cultura grega clássica”, baseando- se em um Estudo Dirigido, isto é, na busca pelas palavras novas, pela ideia central e pelo sentido geral.É importante ressaltar, para a

análise, que o texto, de autoria de Teresa Van Acker, faz referência ao perío do denominado pela historiografia como Arcaico, por volta

do século VIII a.C. 1. Identifique as palavras cujo sentido você desconhece e busque-o no dicionário ou no livro didático; 2. Identifique a ideia principal do texto, anotando-a no espaço a seguir.

3. Quais são as principais informações, apresentadas no texto, sobre a pólis e sobre as colônias gregas? 4.Identifique qual é o objetivo principal do texto. Para que ele foi escrito? 5. Você acha que a autora conseguiu desenvolver suas ideias de modo satisfatório? Por quê? 6. O texto ajudou você a compreender melhor a história da Grécia? Escreva um pequeno texto justificando sua opinião.

Avaliação:

Solicite uma pesquisa no livro didático ou sites especializados para responder  a um quadro comparativo com as respectivas localizações e as diferenças quanto à educação entre essas duas importantes cidades- Estado gregas.

Análise de texto.

Livros

FUNARI, Pedro Paulo Abreu. Grécia e Roma: Vida pública e vida privada. Cultura, pensamento e mitologia. Amor e sexualidade. São Paulo:

Contexto, 2004. (Repensando a História). Trata dos principais temas das civilizações grega e romana,

sob a perspectiva da História Cultural.

VAN ACKER, Teresa. Grécia: a vida cotidiana na cidade-Estado. 8 ed. São Paulo: Atual, 2003. Aborda os tempos lendários de Homero,a formação da pólis e o apogeu da Era Clássica.

Museus

Centro Cultural do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. Rua da Cantareira, 1351 (estação

Tiradentes do Metrô). São Paulo – SP.

Disponível em: <http://novosite.liceuescola.

com.br/index.php?q=centrocultural>. Acesso em: 2 abr. 2013. Apresenta uma coleção de estátuas

de gesso de obras clássicas e possibilita um contato com o tema tratado.

Museu de Arqueologia e Etnologia da USP.Av. Prof. Almeida Prado, 1466 – Cidade Universitária – São Paulo – SP. Disponível em: <http://www.mae.usp.br>. Acesso em: 14 nov.

2013. O MAE-USP possui, em um de seus setores, um acervo arqueológico das culturas que se desenvolveram próximas ao Mar Mediterrâneo

e de culturas do Oriente Médio.

Pesquisa sobre As grandes civilizações

Os gregos

http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/jogos-multimidia/grandes-civilizacoes-antiguidade-763925.shtm

Jogo do Monstros Mitológicos

http://www.sohistoria.com.br/jogos/popupJogo.php?jogo=monstros

 Jogo dos Deuses Mitológicos

http://www.sohistoria.com.br/jogos/popupJogo.php?jogo=deuses_mitologicos

Ciências, Geografia, Arte, Língua Portuguesa

Situação de Aprendizagem 2 - Os Jogos Olímpicos da Grécia Antiga e do Mundo Moderno.

Objetivos: possibilitar  a seus alunos a organização

de diversas informações sobre os Jogos Olímpicos na Grécia Antiga e as Olimpíadas modernas, com base em ilustrações e pequenos textos; propiciar a prática da atividade em grupo, priorizando a competência de leitura e de escrita e as suas articulações com a autonomia para gerenciar a aprendizagem.

Competências e habilidades:comparar pontos de vista sobre os jogos na Grécia Antiga e nos tempos modernos.

Sondagem e sensibilização: proponha para os alunos a socialização sobre os conhecimentos que eles possuem sobre as os Jogos Olímpicos (modalidades, período, premiação).

Em seguida peça aos alunos que leiam o texto de introdução no Caderno do Aluno, e realizem as atividades propostas na seção Leitura e análise de texto, você pode complementar com textos e atividades propostas no livro didático e utilizar as questões:

1. Apresente três características dos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga;2. Apresente três características dos Jogos Olímpicos da Era Moderna; 3. Pesquise e elabore uma biografia sobre o barão de Coubertin, idealizador das Olimpíadas da Era Moderna. Privilegie as informações que estejam relacionadas ao tema.

1ª etapa:

Construa coletivamente um roteiro de pesquisa : Jogos Olímpicos da Grécia Antiga: origens; competições; Olímpia; premiação; juramento; curiosidades.

Jogos Olímpicos da Era Moderna: Atenas em 2004, Pequim em 2008 e Londres em 2012; mascotes; modalidades esportivas participantes; juramento; premiação; notícias das olimpíadas.

Organize-os em grupos.

2ªetapa:

Inicie a primeira etapa da montagem dos cartazes sobre Os Jogos Olímpicos da Grécia Antiga, de Atenas em 2004, de Pequim em 2008 e de Londres em 2012.

Oriente a finalização da produção escrita sobre os temas abordados no roteiro de pesquisa e na organização dos cartazes.

3ªetapa:

De acordo com o Caderno do Aluno, na seção Lição de Casa, peça que realizem uma pesquisa sobre as origens das mascotes olímpicas e registrem as informações no caderno, desenhando ou colando imagens das mascotes no Caderno do Aluno.

Avaliação:

Atividades de pesquisa, e questões propostas no Caderno do Aluno.

KLEIN, Cristina. Olimpíadas: fatos interessantes

sobre os Jogos Olímpicos. 1. ed. Blumenau:

Todo livro Edições, 2007. (Conhecendo).

Livro que trata da história dos Jogos Olímpicos desde suas origens, abordando mudanças e permanências.

Olímpiadas de 2016

http://www.rio2016.com/

Língua Portuguesa e Matemática.

Situação de Aprendizagem 3 – As eleições no Mundo Romano.

Objetivos: desenvolver nos alunos a capacidade de interpretação, compreensão,análise e síntese

Competências e habilidades: selecionar, organizar, relacionar e interpretar dados de um texto.

Sondagem e sensibilização:pergunte aos alunos que critérios poderiam ser utilizados para eleger um deles como representante de turma. Que funções seria importante esse representante desempenhar? Como poderia ser feita a campanha para a eleição: cartazes, discursos, cabos eleitorais? Como seriam avaliados o processo eleitoral e as promessas de campanha após o resultado? Após esta conversa você poderá questioná- los sobre como seria as eleições na Roma Antiga, lembrando que eles não contavam com os recursos tecnológicos da atualidade.

Verifique os conhecimentos dos alunos sobre as eleições federais, estaduais e municipais no Brasil: com que periodicidade ocorrem, qual é o período de mandato e as funções dos cargos.

1ªetapa:

Utilize o texto “Tudo vale em busca do voto” proposto no Caderno do Aluno para trabalhar o estudo dirigido, este poderá seguir o roteiro.

2ª etapa:

Roteiro para a atividade:1) Identifique as palavras cujo sentido você desconhece e busque-o no dicionário ou no livro didático; 2) Anote as ideias principais do texto; 3) Quais são os três pontos centrais do texto sobre as eleições na política romana? 4)Segundo o texto, como deveria comportar- -se o candidato? Que estratégias de campanha ele deveria utilizar? 5)Qual era a intenção de Cícero ao escrever o texto sobre as eleições romanas? 6)O texto apresenta algumas sugestões para que os candidatos consigam votos nas eleições. Você concorda com essas sugestões? 7)Em sua opinião, como deveriam ser as campanhas políticas e o comportamento dos políticos? Justifique sua resposta.

3ª etapa:

Solicite uma pesquisa sobre a organização da sociedade romana, destacando, em especial, as características sociais de patrícios, plebeus e escravos.

Utilize o livro didático em sala de aula para pesquisa, a plataforma do Currículo + também como complemento da pesquisa ou atividades para casa.

Avaliação:

O Caderno do Aluno na Seção -O que eu aprendi conta com questões sobre o texto “Tudo vale em busca do voto”, características da sociedade romana,

Propostas de Situação de Recuperação:

Pesquise em  livros didáticos ou sites e registre em seu caderno o significado da palavra “gladiador”, os locais de suas lutas e como elas eram realizadas.

FUNARI, Pedro Paulo Abreu. Roma: vida

pública e vida privada. 11. ed. São Paulo:

Atual, 2006. (História Geral em Documentos).

A obra aborda, a partir de documentos,

a organização social e outros importantes temas sobre Roma.

GARRAFONI, Renata Senna. Gladiadores

na Roma Antiga: dos combates às paixões cotidianas.

São Paulo: Annablume, 2005. O livro

apresenta a figura do gladiador romano, com base em estudo de documentos escritos e da cultura material da época, construindo uma visão do gladiador e de seu mundo.

GANERI, Anita.Como seria sua vida na Roma Antiga, 2002. Coleção de livros paradidáticos.

Este livro apresenta situações do cotidiano de pessoas que viviam em Roma na antiguidade.

Dramatizar uma campanha eleitoral.

Língua Portuguesa, Matemática, Arte.

Situação de Aprendizagem 4- As Sete Maravilhas do Mundo Antigo.

Objetivos: possibilitar aos alunos o domínio de diferentes formas de linguagens, associando texto e imagem, realizando pesquisa e produção textual.

Competências e habilidades: estabelecer relações entre texto e imagem; produção escrita.

Sondagem e sensibilização: você pode iniciar a aula mostrando imagens de monumentos antigos e solicitar para que os alunos selecionem quais seriam os escolhidos para fazer parte das Sete Maravilhas do Mundo Antigo

Faça um registro na lousa, para saber os critérios de escolha e as maravilhas selecionadas.

1ªetapa:

Marque um dia com os alunos para que levem cartões- postais de diferentes locais para a sala de aula ou utilize imagens dos livros didáticos.

Oriente seus alunos a observarem, em trios ou duplas, as paisagem mostradas e peça- lhes que as registrem no caderno.

Leia com os alunos o texto “As Sete Maravilhas do Mundo Antigo”. Peça que destaquem a localização, o material utilizado e as curiosidades sobre elas e que façam um breve comentário.

2ª etapa:

Após a realização da pesquisa,  oriente os alunos a iniciarem a montagem do cartão-postal, esta atividade poderá ser feita em duplas ou trios. A imagem do cartão poderá ser copiada, desenhada ou colada. Padronize o tamanho dos cartões e oriente quanto ao espaço necessário para escrever a mensagem.

Apresente a proposta de exposição para a classe, esta pode ser em formato de varal ou painel para que os demais alunos da escola possam apreciar.

3ª etapa:

No Caderno do Aluno existe uma proposta de pesquisa -As Sete Maravilhas do Mundo Moderno( a estátua do Cristo Redentor,

no Rio de Janeiro, Brasil; a Grande Muralha, na China; o Taj Mahal, na Índia; a cidade de Petra, na Jordânia; o Coliseu, em

Roma, na Itália; as ruínas incas de Machu Picchu, no Peru; e a antiga cidade maia de 34 Chichén Itzá, no México.

Oriente a pesquisa e agende uma data para a socialização para a classe.

Avaliação: espera-se que os alunos realizem a atividade de confecção dos cartões-postais, realizem a pesquisa sobre -As Sete Maravilhas do Mundo Moderno e socializem.

Questões propostas para avaliação:

Questões objetivas no Caderno do Aluno.

Explique, com suas palavras, o porquê do nome “Sete Maravilhas do Mundo Antigo”.

Propostas de Situação de Recuperação:

Proponha aos alunos que escrevam um pequeno texto tendo como tema as Sete Maravilhas do Mundo Antigo. O texto poderá ser produzido como a primeira página de um jornal- atividade já desenvolvida no vol.1 .

Livro

Maravilhas do mundo. São Paulo: Klick,

2001. Obra de referência sobre as mais espetaculares construções já feitas pelo ser humano em todos os tempos e nos mais incríveis lugares, esculpidas pela natureza ao longo de milhões de anos.

Para a pesquisa das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

Só História

http://www.sohistoria.com.br/curiosidades/setemoderno/

Língua Portuguesa e Arte.

Desenvolvido  por  LUCIANA FACHINI a partir de 29/03/2012 e atualizada em novembro/dezembro de 2014.