Published using Google Docs
Untitled document
Updated automatically every 5 minutes

Pastoral da Juventude do Meio Popular

Retiro de Espiritualidade para Lideranças, 19 a 20 de maio de 2012

Cidades presentes: Alagoinha, Cuitegi, Duas Estradas, Juarez Távora, Serra da Raiz e

                                        Solânea

O Retiro de Espiritualidade para lideres da PJMP objetivava ser um espaço de formação, reflexão, vivencia e fortalecimento de nossa mística e espiritualidade popular e libertadora.

Este aconteceu no Cruzeiro de Roma distrito do município de Bananeira (PB) e teve inicio na manhã do sábado com uma mística de apresentação dos participantes e meditação sobre o caminho reservado para nosso ser missionário. Nossos passos foram marcados junto a nossa realidade clamante, que anseia por passos que cantem, lute, anunciem,  que façam seu caminho independente da intensidade das marcas que ele deixara, pois o que importa é nunca desistir.

Ainda ai , firmamos  nosso acordo de convivência e dividimos as tarefas, que assim ficaram:

Louça: cada um cuida da sua

Cozinha: Cosmo, Everaldo e Wagner

Ambiente: Luis, Valdery e Higor

Cultural: Everaldo, Valdery e......

Mística: Eliene, Marcone e Dôra

Assim como não só de pão vive o homem mais também de toda palavra, o contrario também acontece , seguimos todos então para a partilha do almoço.

Retornando na parte da tarde, se deu a hora de cuidar da autoestima, meditando no amor ao próximo como a si mesmo, pois a final o que é a missão, se não o sai de si para ir de encontro aos irmãos? A Assessoria ficou por conta de Uzenilda que nos suscitou vários questionamentos nos levando a refletir como a fragilidade de nossa vida, que vive em constante busca de si, a fragilidade de nossa espiritualidade pode se refletir na fragilidade de nossa pastoral. Deus nos escolhe em multidão mais nos ama individualmente. Ele nos escolhe e cuida mais mesmo assim o sofrimento nos assusta mediante o medo das exigências do caminho. Foi diante dessas reflexões que buscamos ouvir a voz do nosso silêncio, rezar e colocar mais uma peça no quebra cabeça de nossa força.

Logo após fomos conduzidos a grupos para que motivados na caminhada deste ano missionário pudemos construir a nossa oração.

À noite rezamos o terço com a comunidade e tivemos nossa vigília com assessoria de José Carlos, vendo que na perspectiva que o único caminho seguro é o do amor, nada devemos temer, pois somos um milagre divino. Devemos ser como uma estrela que irradia sua luz a todos os cantos, mais que não sejamos uma estrela qualquer, mais sim a estrela da esperança que apesar de toda realidade sempre revela como vale a pena lutar. Finalizamos este momento do dia, no terreiro celebrativo, com um momento de confraternização unindo pipoca, musica, criatividade e o calor fraterno dos irmãos em meio ao frio que a noite nos presenteava.

Na manhã do domingo fizemos nossa mística recordando que onde reina o amor Deus ai está, por isso devemos no encher desse amor e refleti-lo em cada ação nossa na busca constate de construir o reino celeste, reino da vida, da justiça e do amor. Este caminho não se faz sozinho, ele precisa dos teus chinelos, dos teus pés, da tua força. O caminho se faz caminhando e caminhando em comunhão. Logo após participamos da animação litúrgica da missa com celebração do Pe. Paulino administrado local.

Chegando ao final desse momento espirituoso, tivemos o nosso envio que foi conduzido por nosso assessor Everaldo, que nos levou a refletir a partir da missão dos discípulos, que o dom de Deus nos foi dado e este precisa ser cultivado para que der frutos. Caminhos é que não nos falta. São inúmeras as vozes, situações que gritam por nossa missão em nossas cidades, campos, vilas precisamos abraçá-las, se unir a essas vozes e incomodar isso mesmo, enquanto não tivermos sendo odiado pelo esquadrão da corrupção da vida  não estaremos fazendo nossa missão.

Com a leitura da carta de envio ao ano missionário, apresentação do norte metodológico e a invocação daquele que nos permitiu chama-lo de Pai seguimos nossas estradas clamando a todos: “Atenda o chamado, mude este quadro, vamos anunciar”.

Ai mesmo já começamos plantar nossa semente. Tivemos na noite do sábado e na manhã do domingo a participação de alguns jovens da comunidade, que mediante a experiência vivenciada revelaram seu entusiasmo em partilhar conosco desta identidade. Assim na força de Jesus Cristo, que nos conduz no caminho, seguimos firme caminhando.

Eliene dos Santos (CD/CR)

                 “Lembre-se mais a graça das graças é não desistir nunca”. (Dom. Helder Câmera)

Segue abaixo a Oração da nossa Diocese ao ano missionário formulada neste evento

 

Oração do ano Missionário da PJMP da Diocese de Guarabira

Senhor  te saudamos pelo ano missionário e por tantos irmãos e irmãs disponíveis a propagar a graça da missão além-fronteira, sendo o objetivo maior de nossa saudação a opção preferencial pelos pobres.

Na alegria te agradecemos pela graça que envolve o nosso ser e conduz nossa alma missionária no fortalecimento da caminhada como jovens da PJMP.

Caminhantes nas dificuldades rogamos a tua Divina Trindade:

Oh! Pai olhai pelas chagas de tua criação presentes nos jovens marginalizados,  nas filas dos abandonados, na seca social, na natureza desrespeitada.

Oh! Cristo libertador, missionário do Pai, tu que vieste promover a vida, livrai a juventude brasileira da violência e de todas as formas de extermínio.

Oh! Espírito de força, que nos ilumina na caminhada deste ano missionário, fazei de nós jovens do meio popular conscientes do ser igreja, transformadores da realidade e construtores do reino.

Amém, Axé, Awerê, Aleluia!