Disciplina:Educação Física

Série/Ano: 3ª série

Vol/Bim: 3/3º Bim.

CADERNO DO ALUNO

Situação de Aprendizagem (Número/título)

Sequência Didática

Recursos audiovisuais e/ou de TIs  sugeridos no caderno

Recursos audiovisuais e/ou de TIs sugeridos pelo PCOP

Interfaces interdisciplinares / Temas transversais

Tema: Atividade rítmica: manifestações e representações da cultura rítmica nacional - o samba

1- A dança do jongo, isso dá samba

Os alunos deverão compreender o processo histórico do samba, além de relacionar informações entre diferentes manifestações rítmicas. O professor deverá apresentar informações sobre o jongo e suas relações com a origem do samba. Propor aos alunos uma vivência para a dança do jongo: a dança se faz em roda, com 3 tambores e cantores no fundo; os dançarinos marcam, com pés e palmas, o ritmo dos tambores; um homem entra na roda e convida uma mulher para dançar; a substituição dos dançarinos na roda se dá com o passo da umbigada. Discutir as diferentes percepções dos alunos sobre o jongo e procure identificar com a turma as semelhanças com o samba, como, por exemplo, os movimentos do jongo que se assemelham aos de mestre-sala e porta-bandeiras. A seguir, os próprios alunos deverão criar diferentes ritmos durante a dança, utilizando latas de tintas vazias ou baldes. Os alunos deverão fazer a análise dos movimentos do jogo assistindo a um vídeo, dando ênfase a ritmos diferenciados no jongo e seus movimentos correspondentes. O professor ainda deverá solicitar aos alunos que pesquisem o tema previamente e, depois, organizem a apresentação das pesquisas na forma de seminário, relacionando os movimentos e os ritmos encontrados no jongo com manifestações atuais do samba.

Site:

http://www.raizesdatradicao.uol.com.br

Youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=Y9afQa7Il9Y

Arte, Hsitória, Língua Portuguesa

Tema: Atividade rítmica: manifestações e representações da cultura rítmica nacional - o samba

2- A roda viva do samba

Os alunos deverão vivenciar uma sequência de passos do samba de roda para estabelecer, em seguida, relações com outras manifestações contemporâneas como a capoeira.Os alunos deverão pesquisar sobre samba, capoeira e samba de roda. O professor deverá fazer uma “chamada temática” sobre o samba de roda: em vez do aluno responder “presente”, ele deverá apresentar alguma informação ou movimento relacionado ao assunto.A seguir, o professor deverá organizar os alunos em grupo e propor a vivência de diversos movimentos do samba, conforme o que já conhecem, ou alguns passos básicos, como: pé direito a frente e virando para fora; voltar a perna para trás, transferindo o peso do corpo e repetir o primeiro passo com o pé esquerdo, etc.Os alunos deverão criar alguns instrumentos necessários ao samba de roda, aproveitando materiais recicláveis que serão utilizados em uma roda de samba. O professor deverá apresentar aos alunos um vídeo ou site com movimentos do samba e também músicas específicas que podem ser trazidas pelos próprios alunos.Cada grupo deverá montar uma roda de samba e apresentá-la à turma.

Tema: Lazer e trabalho: o lazer como direito do cidadão e dever do Estado

3- Esporte como lazer e como trabalho

O aluno deverá compreender o esporte nas dimensões do lazer e do trabalho. O professor deve apresentar um vídeo de um jogo de futebol previamente gravado. Os alunos deverão identificar os papéis representados pelos jogadores de ambas as equipes, o árbitro e seus auxiliares, os profissionais ligados à equipe, os torcedores de cada um dos times, etc. O professor deve auxiliar os alunos a perceber que as funções exercidas pelas diferentes pessoas indicam atitudes diversas: enquanto os jogadores e demais profissionais estão vivenciando um tempo de trabalho, os torcedores e espectadores vivenciam um tempo de lazer. Os alunos deverão se dividir em grupos com  cinco integrantes e discutir as facilidades e dificuldades para a prática do futebol e de outras modalidades esportivas no bairro em que moram. Em seguida, deverão debater e apresentar suas respostas e conclusões à classe.

Aparelho de DVD

Tema: Corpo na contemporaneidade: a virtualização do corpo e os jogos virtuais - videogames e jogo de botão

4- Os jogos virtuais

Os alunos deverão compreender o processo de virtualização do corpo pelas mídias com base na análise de jogos virtuais. O professor deverá fazer um levantamento dos jogos virtuais já conhecidos dos alunos e discutir seus hábitos de consumo. Os alunos deverão tentar confeccionar alguns jogos virtuais como: dança virtual, jogo de botão, basquetebol de botão, voleibol de botão. Alguns materiais necessários para a confecção dos jogos: placas de EVA, papelões de diferentes cores, caixas de fósforo, madeira (moldura de quadro). O professor deverá, ainda, apresentar as regras de cada jogo, que se encontram nas páginas 32, 33 e 34 do carderno do professor.

Arte

EM DESENVOLVIMENTO POR ALESSANDRA HOURNEAUX DE MENDONÇA DA COSTA RODRIGUES

atualizado dia 19/08/2011

CEDIDO PELO AUTOR PARA USO EXCLUSIVAMENTE DIDÁTICO SOB RESPONSABILIDADE DOS GESTORES ESCOLARES NAS ESCOLAS ESTADUAIS JURISDICIONADAS À DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO SÃO VICENTE - PROIBIDA A REPRODUÇÃO FORA DA JURISDIÇÃO OU PARA FINS COMERCIAIS E/OU ACADÊMICOS