Síntese das ideias de como a informática pode modificar a vida profissional e pessoal
Para acontecer à inclusão digital é preciso que o professor tenha um grande leque de opções metodológicas, de possibilidades de organizar sua comunicação com os alunos, de introduzir um tema, de trabalhar com os alunos presencial e virtualmente, de avaliá-los. Para isso vale à pena descobrir as competências dos alunos que temos em cada classe, que contribuições podem dar ao nosso planejamento. Não vamos impor um projeto fechado de plano de aula, mas um programa com as grandes diretrizes delineadas e aonde vamos construindo caminhos de aprendizagem em cada etapa, estando atentos - professores e alunos - para avançar da forma mais rica possível uma aprendizagem significativa.
Precisamos então que o professor tenha em vista uma pedagogia inovadora, aberta, que pressupõe a participação dos alunos, pode utilizar algumas ferramentas simples da Internet para melhorar a interação presencial-virtual entre todos. E com isso realmente acontecer a inclusão e a participação de todos aos recursos tecnológicos.
Assim como Santos Dummond, o professor deve ser um desbravador e navegar junto com seus alunos e descobrir tudo: o imaginável e inimaginável.