Published using Google Docs
atv26.doc
Updated automatically every 5 minutes

As redes sociais são a moda da vez e diante disso resolvemos utilizar a rede social (Orkut), como exemplo vivo de hipertexto, o hipertexto da socialização.

A princípio os alunos se mostraram interessados, motivados, pois já estão acostumados a utilizar a internet e o Orkut para seus estudos, entretenimento, comunicação e diversão. O fato de utilizarem uma rede de relacionamento como orientador de processos, causou um certo rebuliço inicialmente, mas que aos poucos, com as intervenções do professor, cederam lugar à curiosidade e ao interesse.

A grande dificuldade que percebi, por parte dos alunos, o que causou maior inquietação foi o fato de “ter que assistir”, expor e debater os vídeos utilizados, já que estão mais acostumados a receberem o ensino e não a construírem o conhecimento, expondo dúvidas e idéias.

Já a facilidade percebida, foi a navegação pelo Orkut e seus aplicativos. Através de orientações, conversas e intervenções, os alunos foram assumindo seu papel central e, em pouco tempo, já estavam trocando idéias entre si, discutindo, enfim, comportando-se da maneira que esperávamos que se comportassem: com liberdade, autonomia e atitude.