A Entrada da Escola na Tecnologia
Vanessa Lemos Cruz
Solange Souza Santos
Com o avançar das tecnologias, principalmente no entretendimento, o modo de como as pessoas se relaciona e como vê os acontecimento no mundo mudou. Principalmente com as gerações que se trabalha nas escola, adolecentes que estão atentos as novas tecnologias e nos lançamentos de hardwares avançados e jogos de gráficos espetaculares, é certo se pensar que a escola ficou parada no tempo e não acompanhou esse desenvolvimento e não gera nenhum atrativo para esse público.
Com as instalações das Salas Informatizada Pedagógica nas escolas, essa desfasagem pode ser amenizado quando utilizado do modo correto. Portanto...
click aqui para ver o vídeo
No vídeo Fabiano Ormaneze e Cecília Pavani falam que toda mídia e tecnologia é bem vinda na escola desde que não se perca a essência do aprendizado e dando conteúdo sua importância devida.
Por que a Escola tem que entrar na Tecnologia e não a Tecnologia entrar na Escola?
click aqui para ver o vídeo
As crianças e adolescentes já estão utilizando a tecnologia, mais esse uso não está relacionado as ideias educacionais, por isso os Professores tem o desafio de articular novas tecnologias pedagógicas com o conteúdo curricular. Portanto, os Professores devem estar preparados, atualizados, prontos para a inserção de novas metodologias que insiram as tecnologias em seu processo pedagógico. Essa discussão é bem elaborada por Maria Luiza Belloni em “Tecnologia e formação de professores: Rumo a uma pedagogia pós-moderna?” que diz:
“Sem dúvida, as tecnologias podem ser novos e muito úteis
meios de construir e difundir conhecimentos sem risco de
desumanizar o ser humano. Tudo depende do modo como as
utilizamos: se nos apropriamos de seu potencial pedagógico e
comunicacional e as colocamos a serviço do homem ou se, ao
contrário, nos deixamos dominar por elas, transformando-nos
em consumidores de gadgets concebidos para um mercado de
massa planetário.”
A tecnologia ajuda a criar ambientes ricos em possibilidades de aprendizagem, nos quais as pessoas interessadas e motivadas podem aprender qualquer coisa sem ter que se tornar vítimas de um processo formal e deliberado de ensino. A aprendizagem, neste caso,é mediada apenas pela tecnologia.
Se a escola puder se reinventar e tornar um ambiente de aprendizagem com o uso das tecnologias,com os recursos oferecidos, esta poderá sobreviver sem dificuldade as transformações que ocorrem na sociedade.
:
Referências
BELLONI, M.L. O Tecnologia e formação de professores: Rumo a uma pedagogia pós-moderna?, publicado em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/Image/conteudo/veiculos_de_comunicacao/EDS/VOL19N65/EDS_DEBATES19N65_4.PDF>
Figuras
figura1:<http://www.techlider.com.br/wp-content/uploads/2010/05/tecnologia-nas-escolas-520x322.jpg>