BLOG-SE JÁ

Projeto

Há dezenas de blogs publicados diariamente no mundo por diversas finalidades: escritores criam espaços cibernéticos para tornar públicas suas reflexões; professores editam páginas para narrar periodicamente suas pesquisas e observações científicas; profissionais liberais publicam blogs para informar o que pensam e fazem; já os mais jovens gostam mesmo é de falar de seus hobbies, pesquisar assuntos de interesse pessoal, etc. Isso fez com que muitos educadores percebessem o potencial deles como instrumentos educacionais. O pesquisador americano David Carraher lembra que a tecnologia bem aplicada pode ajudar os alunos a desenvolver o raciocínio lógico e a interatividade.

“Os estudantes aprendem a resolver questões importantes do dia-a-dia, a compartilhar experiências com outros internautas. É difícil imaginar um jovem hoje sem acesso aos recursos tecnológicos. As chances dele no mercado de trabalho diminui e muito. Os blogs são livres e dão a eles oportunidade de expressar seu conhecimento sobre qualquer tema. Aprendem inclusive a linkar observações com websites melhorando ainda mais suas reflexões.”

Acredita-se que os Blogs melhoram também a auto-estima dos estudantes a partir do momento em que superam a timidez e as dificuldades verbais e de escrita aumentando os índices de frequência e o rendimento escolar.

“Conseguir com que eles escrevam é sempre um desafio. Nos últimos anos, porém, apareceu o blog - um novo veículo de auto-expressão - que fez com que as crianças começassem a escrever e a ler o trabalho do outros colegas. Os blogs têm feito uma diferença na sala de aula.”

O projeto Blog-se Você Também tem o objetivo de incentivar a criatividade, o interesse pelo trabalho em grupo, a pesquisa, a leitura, a disciplina e de diminuir o analfabetismo digital dos alunos da Escola Estadual Honório Bezerra. Os blogs são criados, editados e pesquisados pelos próprios estudantes com a orientação do professor do Laboratório de Ensino e Informática. Os temas são os mais variados: música, meio ambiente, esporte, alimentação, cultura, televisão, história, geografia, ciências, etc. Além de postarem informações, fotos e vídeos, os alunos participam também dos blogs dos colegas de classe e da escola com comentários e críticas construtivas.

Objetivo

-Aproximar professores e alunos;

-Melhorar a leitura e a escrita dos estudantes;

-Democratizar o debate em sala de aula (os alunos aprendem a defender seus pontos de vista e a ouvir críticas dos colegas);

-Permitir uma maior reflexão sobre o conteúdo pesquisado;

-Preparar os alunos para o futuro profissional (cada vez mais voltado para a informação e comunicação);

-Manter os alunos atualizados sobre os temas propostos;

-Oferecer oportunidades para que os alunos desenvolvam competências de metacognição (que aprendam a pensar sobre o seu próprio pensamento);

-Formar profissionais reflexivos;

-Abrir espaço para um exercício do pensamento que resulte em produções que possam ser

compartilhadas por todos os interessados;

-Incentivar a formação de comunidades virtuais de aprendizagem;

-Fazer uso de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação de um modo bastante simples e intuitivo;

-Incentivar competências de colocar por escrito pensamentos e idéias;

-Oferecer aos alunos oportunidade de serem “autores” de suas próprias obras.

Conclusão

Cada vez mais educadores vêm percebendo e valorizando o potencial pedagógico desta e de outras ferramentas disponíveis na Internet. Além dos bons momentos de diversão para os alunos, experiências bem-sucedidas não faltam para convencer aqueles que ainda não se renderam aos seus recursos.

A possibilidade da criação coletiva e a aproximação de alunos e professores são apontadas como as principais contribuições que os blogs podem trazer para o processo de ensino e aprendizagem. São aplicativos fáceis de usar que promovem o exercício da expressão criadora, do diálogo entre textos e da colaboração.

As produções dos alunos da Escola Honório Bezerra podem ser vistas, comentadas e conhecidas por qualquer internauta do mundo, um incentivo a mais para que eles se dediquem as aulas. A utilização dos blogs não fica restrita somente aos horários da escola. Os professores instigam os alunos a pesquisarem novos conteúdos também em casa. Os pais podem acompanhar inclusive as atividades escolares dos filhos pela internet. Ao montar os blogs, os alunos passam por um processo de inclusão digital. Aprendem, por exemplo, a fazer downloads e a executar outros recursos para navegar com mais facilidade. Os Blogs são acima de tudo publicações dinâmicas que favorecem a formação de redes sociais entre os internautas.

O qué é um blog?

Blog, abreviatura do termo em inglês weblogs, tem como características a facilidade em que pode ser criado, editado e publicado. Em geral, expressa relatos pessoais, idéias e sentimentos do autor, sobre os mais diversos assuntos e áreas. O uso para fins pedagógicos, no entanto, começou a ganhar destaque na blogosfera anglo-saxônica, como aponta a pesquisadora Tiscar Lara, em artigo para a revista eletrônica espanhola Telos. Ela cita o portal americano Education Bloggers Network como uma das experiências pioneiras.

Blogs Criados pelos Alunos do Honório Bezerra

6 ANO

bobmarleyceara.blogspot.com

casasdeluxoceara.blogspot.com

timmaiaceara.blogspot.com

sistemasolarmundial.blogspot.com

dancaderuafortaleza.blogspot.com

musicaclassicaceara.blogspot.com

fortalezaesporteclubeoanonasceu.blogspot.com

exaltasambace.blogspot.com

aquecimentoglobalceara.blogspot.com

omaiorcantor.blogspot.com

motostunadasceara.blogspot.com

escoladedancace.blogspot.com

7 ANO

evangelismoceara.blogspot.com

ritmoaxe.blogspot.com

comosevestirbemceara.blogspot.com

policiageral.blogspot.com

motocrossceara.blogspot.com

sorrisomarotofortaleza.blogspot.com

ascriancasportadorasdecancer.blogspot.com

alikajamaica.blogspot.com

poesiasdeamorce.blogspot.com

adleydatufce.blogspot.com

8 ANO A

aspoderosasdohb.blogspot.com

historiadobrasil500anos.blogspot.com

futebolarte55.blogspot.com

rockinholldemais.blogspot.com

blbmoda.blogspot.com/

8 ANO B

valetudoceara.blogspot.com

terrornateladecinema.blogspot.com

modapraiachique.blogspot.com

videogamelegal.blogspot.com

loucopeloflamengo.blogspot.com

futebolfemininolegal.blogspot.com

avioesdoforro10.blogspot.com

hiphopceara.blogspot.com

9 ANO

carrostunadosmassa.blogspot.com

capoeirafortaleza.blogspot.com

pablohenriquece.blogspot.com (Banda Capital Inicial)

gravideznadolescenciace.blogspot.com

literaturadecordelce.blogspot.com

meninadosolhosdedeusce.blogspot.com

lerebacanademais.blogspot.com

cearaesuagente.blogspot.com

oamordasartesmarciais.blogspot.com

EJA III A

ummundomelhorsempre.blogspot.com

EJA III B

vivoparamar.blogspot.com

EJA IV

engenhariamecanicace.blogspot.com

graffitiartece.blogspot.com

servicosocialceara.blogspot.com

osmaniwadolescentes.blogspot.com

violenciaurbanaceara.blogspot.com

proldavida.blogspot.com