Projeto reciclagem e compostagem
A compostagem é um processo de transformação de materiais como: estercos de animais, plantas, ervas, cascas, folhas verdes e secas, sobras de comida, cascas de ovos, em materiais orgânicos utilizáveis na agricultura, jardinagem e hortas. Este processo envolve transformações extremamente complexas de natureza bioquímica, promovidas por milhões de microrganismos do solo que têm na matéria orgânica in natura sua fonte de energia, nutrientes minerais e carbono.
No Brasil, o quadro de geração e processamento de resíduos é preocupante, tanto pelas dimensões envolvidas como pela qualidade do processamento. O País produz 228 mil toneladas de lixo por dia, sendo 125 mil toneladas de resíduos domiciliares. Dos municípios, 61% mandam os resíduos sólidos para os lixões, corpos d"água ou terrenos baldios.
Os resíduos orgânicos dispostos em aterros, empilhados de forma precária, sem controle ou monitoramento, formam material putrefato resultando em líquidos responsáveis pela contaminação dos lençóis freáticos e cursos d’água, além de prejuízos à saúde pública, contaminando mananciais que abastecem as cidades. Mesmo em aterros controlados, a solução é inadequada, pois sua vida útil tende a esgotar-se cada vez mais rápido, frente a quantidades crescentes de lixo.
Objetivos
Diminuir o volume do lixo e amenizar o impacto ambiental causado por lixos sólidos, aplicando-se técnicas simples de reciclagem e compostagem dos mesmos.
PASSO PARA IMPLANTAÇÃO DO PROJETO
1 – Será promovido palestras, falas, leituras sobre o tema.
2 – Serão instalados lixeiras ecológicas em todos os ambientes da unidade escolar.
3 – Serão formados grupos de alunos para coordenar a coleta e o armazenamento dos resíduos.
4 – preparação do local de instalação do material da compostagem.(parceria com a EPAGRI).
5 – O lixo coletado será comercializado e revertido para projetos da Escola;
6 – O adubo orgânico produzido pela compostagem será utilizado no jardim da escola e o restante será comercializado e revertido em projetos escolares.
Quem participa
O projeto será coordenados pelos professores do Ensino Médio Inovador e grupos de alunos de cada turma. Porém, toda a Unidade Escolar será envolvida.
Pontos interessantes:
A possibilidade do próprio gerador de resíduos ser responsável pela sua destinação e disposição final, reciclando-os.
A possibilidade de retorno de uma fração de nutrientes que foi retirado dos solos pelas culturas; e
A possibilidade de ser multiplicado e ter uma abrangência a nível global.
Resultados e melhorias produzidas:
Destinação e disposição final adequada para os resíduos sólidos orgânicos, mostrando ser uma solução ecologicamente correta.
Valorização dos materiais selecionados (vidros, metais, papéis, e plásticos) para a reciclagem.
Redução de 95% do peso e 213 do volume de resíduos transportados para os aterros sanitários, consequentemente
diminuição nos mesmos, dos materiais orgânicos geradores do chorume e gases, aumentando sua vida útil.
Em residência com 5 a 6 pessoas e onde houver uma certa disciplina contra desperdício, o decompositor com capacidade para 200 litros levará cerca de 7 meses para atingir sua cota máxima, neste período teremos colocado em torno de 500 litros de materiais orgânicos, os quais foram decomponde-se, resultando em média 150 Kg de adubo orgânico de excelente qualidade. É possível obter-se também o adubo líquido orgânico(chorume) em média 100 litros, dependendo do teor de umidade dos materiais orgânicos