Disciplina:

Língua Portuguesa

Série/Ano:

7ª série / 8º ano

Vol/Bim:

3

CADERNO DO ALUNO

Situação de Aprendizagem (Número/título)

Sequência Didática

Recursos audiovisuais e/ou de TIs  sugeridos no caderno

Recursos audiovisuais e/ou de TIs sugeridos pelo PCNP

Interfaces interdisciplinares / Temas trasnsversais

1

“EVENTO COMEMORATIVO NA ESCOLA: QUE IDEIA QUEREMOS TRANSMITIR?”

Conteúdos/Temas

análises ligadas aos temas pesquisados; escolha de tema para a sequência das atividades; revisão das características de anúncios publicitários; análises de anúncios publicitários a partir de temas indicados; comparação de resultados de diferentes análises de anúncios publicitários; discurso citado; adequação de registro.

Competências/Habilidades

pesquisar textos coerentes com tema preestabelecido; interpretar o texto de modo a compreender o raciocínio autoral; selecionar e escolher anúncios publicitários de acordo com as orientações dadas; ressignificar a aprendizagem do volume anterior, aplicando-a em nova Situação de Aprendizagem; analisar anúncios publicitários a partir de ficha proposta; comparar anúncios tendo em vista diferentes públicos-alvo; apresentar oralmente os resultados de uma análise de grupo; optar por um tema de estudo de forma consciente, com base em reflexões realizadas.

Palavras- chaves: Evento, publicidade

Resgatando – A partir de roda de conversa, o professor deverá selecionar temas de interesse dos alunos para a organização de um projeto (evento cultural). Em seguida, a proposta é que se faça uma campanha publicitária para a divulgação do mesmo. O caderno do professor sugere alguns temas tais como: consumismo, imagem da juventude e dos idosos em anúncios publicitários, ou grupos sociais discriminados nos anúncios.

 Após as referidas etapas do projeto, o aluno deverá responder as questões da página 05 do caderno do aluno.

Problematizando Leitura e questões de entendimento do texto “Jovens: máquinas de consumo.”

Sistematizando – O professor fará a revisão das características de textos jornalísticos e organizará grupos para pesquisa de outros textos na Internet, os quais serão selecionados e servirão de base para a montagem de ficha de análise para então serem apresentados à classe sob orientação do professor.

Estudo da Língua sobre o “discurso citado”.

Produzindo – Produção Escrita de diálogo entre dois amigos.

Organizados em grupos, os alunos deverão localizar em revistas, anúncios publicitários nos quais apareçam jovens e idosos e produzir quadros com fichas de análise para depois registrarem no caderno as semelhanças e diferenças entre os dois anúncios. O mesmo processo deverá ser realizado com relação aos afrodescendentes, com as mulheres, e com os homossexuais. As conclusões deverão ser registradas no caderno individualmente.

Lição de casa: Escrita de avaliação acerca da apresentação dos grupos segundo os critérios contidos na página 15 do caderno do aluno.

Exercícios sobre “discurso citado”  retirados do livro didático ou de fonte indicada pelo professor.

Site:

http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=9191

Site:

http://www.youtube.com/watch?v=Ym_tylluXoA&feature=related

ÉTICA

2

“SELECIONANDO  OBJETOS PARA O EVENTO CULTURAL”

Conteúdos/Temas

procedimentos de pesquisa orientada; leitura de narrativas, com resumo dos fatos principais; ressignificação dos elementos da narrativa; seleção de objetos culturais ligados à literatura, à pintura, à música e ao cinema; organização de informações coletadas a partir de ficha indicada; sistematização de procedimentos de pesquisa; ortografia; ponto e vírgula; acentuação.

Competências/Habilidades

pesquisar e selecionar objetos culturais com base em tema e público-alvo; resumir narrativas e texto expositivo; fruir objetos culturais; organizar informações usando ficha de orientação; sistematizar conhecimento de procedimentos de pesquisa.

Palavras- chaves: Objetos, culturais

Resgatando Pesquisa em grupos: filmes, narrativas e canções, com anotação de títulos selecionados. A seguir os alunos deverão assistir aos filmes, ler as narrativas e ouvir as canções para depois preencherem as fichas de análise presentes no caderno do aluno.

 Problematizando – Leitura e exercícios de análise do texto “Saiba o que é pop arte.” Após a discussão a respeito das questões e as observações do professor, os grupos deverão selecionar e analisar pinturas da pop arte.

Sistematizando – Sob a orientação do professor, será realizado o estudo de textos com problemas ortográficos e com base nas respostas, deverão organizar uma tabela. Após as correções, o professor fará um levantamento acerca das principais dificuldades de acentuação das palavras  apresentadas pela classe, e a seguir, a turma irá consultar as regras na gramática normativa para corrigir os erros e responder  tabela presente nos cadernos. Por fim, cada aluno fará uma verificação entre o quadro e as suas produções textuais a fim de fazer os acertos. Um novo quadro será produzido, apontando as soluções para os problemas de acentuação gráfica e registrados no caderno para consultas posteriores.

Produzindo Lição de casa: Resumo do texto “Saiba o que é pop arte.”

Anotações dos exercícios ortográficos e de acentuação presentes no livro didático.

Site:

http://almanaque.folha.uol.com.br/moda_04out1996.htm

----

PLURALIDADE CULTURAL

3

“PREPARANDO APRESENTAÇÕES PUBLICITÁRIAS”

Conteúdos/Temas

revisão de traços característicos de anúncios publicitários; elaboração de cartaz publicitário; análise dos objetos culturais selecionados a partir de critérios preestabelecidos; elaboração de estratégia publicitária para atrair o público-alvo (colegas da sala); produção de cartaz em etapas reflexivas; linguagem figurada.

Competências/Habilidades

analisar a pertinência de suas escolhas de objetos culturais a partir de critérios preestabelecidos; ressignificar conteúdos vistos anteriormente (traços de anúncios publicitários; produzir cartaz, fazendo reelaborações; construir estratégia publicitária pertinente ao público-alvo; discutir, com a orientação do professor, os redirecionamentos necessários ao trabalho; avaliar, a partir de critérios preestabelecidos, os trabalhos apresentados pelos grupos.

Palavras- chaves: Apresentações, publicitárias

Resgatando – Retomando a Situação de Aprendizagem  anterior, propõe-se que cada grupo selecione dois objetos culturais para apresentar e em seguida responda as questões presentes no caderno do aluno. Os grupos ligados à pintura, à literatura, à música e ao cinema, também responderão as questões propostas no caderno acerca das obras selecionadas.

Problematizando – A seguir o professor fará uma revisão dos gêneros publicitários dando subsídios para a produção de esboço de cartazes que ficarão expostos para a divulgação da participação dos grupos no evento cultural. Os alunos terão como referência os questionamentos acerca das características do gênero.

Sistematizando O professor orientará a classe para um estudo a respeito das figuras de linguagem a partir de recursos utilizados em anúncios publicitários, e em conjunto montarão um quadro. O próximo passo será a apresentação oral dos grupos para a classe, mostrando os anúncios e fazendo a análise das figuras de linguagem bem como promovendo discussão do objetivo do uso da linguagem figurada no texto.

Produzindo – Lição de casa: Questões sobre os cartazes publicitários produzidos.

Seleção de dois anúncios e apontamento de recursos utilizados.

Pesquisa de figuras de linguagem na gramática normativa e registro no caderno.

Exercícios sobre figuras de linguagem no livro didático.                                                    

---

Filme:

http://www.youtube.com/watch?v=3z1gWmHIiR4&feature=related

PLURALIDADE CULTURAL

                          4

“PRODUZINDO ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS PARA O EVENTO”

Conteúdos/Temas

figuras de linguagem; ortografia; acentuação; verbos; elaboração de anúncio publicitário;

reelaboração de anúncio, com base em critérios preestabelecidos; revisão de aspectos visuais do anúncio, com base em critérios predeterminados; adequação do anúncio ao público-alvo; produção de versão final do anúncio.

Competências/Habilidades

fazer intervenções no texto com base em critérios predeterminados;  compreender a produção de texto como processo em etapas de reelaboração; produzir uma versão final de anúncio publicitário com marcas de intervenção; revisar aspectos linguísticos do texto; compreender a gramática em funcionamento no texto a partir de uma dada situação comunicativa.

Palavras - chaves: Reelaboração, anúncios.

Resgatando – Em um processo de reelaboração, os estudantes construirão os anúncios publicitários para divulgação do evento na escola. Neste percurso, avaliarão alguns tópicos tais como a coerência das propostas, a relação do anúncio com a área cultural e seus aspectos visuais e verbais.

Retomada dos cartazes produzidos na Situação de  Aprendizagem  anterior, a fim de verificar sua adequação.

Preenchimento do Quadro A com ficha de análise para a reformulação dos mesmos e elaboração do Quadro B com ficha para produção de novo cartaz sob a orientação do professor.

Problematizando - Baseados nos referidos quadros, os grupos deverão fazer um esboço do novo texto publicitário e análise do mesmo, conforme tabela na página 35 do caderno do aluno.

Verificação de critérios de apresentação (coesão e coerência do tema) e simulação da divulgação do evento.

Sistematizando – Lição de casa: Anotações de exercícios do livro didático sobre ordem direta das orações, de figuras linguagem, modo imperativo, ortografia e acentuação.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        Estudo de textos publicitários e suas relações com os exercícios anotados.

Produzindo – Os grupos farão os exercícios sobre o estudo da língua, envolvendo metáforas, uso do imperativo, ortografia e acentuação.  Por fim, a proposta é que se faça a análise de fragmentos de textos que apresentam inadequações quanto à ortografia e à acentuação, registrando na tabela presente na página 38 do caderno do aluno.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              

---

SITE:

 

http://www.universia.com.br

PLURALIDADE CULTURAL

                     5

“ORGANIZAÇÃO FINAL DO EVENTO”

Conteúdos/Temas

estabelecimento de regras de apresentação; estabelecimento de percurso para divulgação;

discussão com vistas a fazer escolhas para o grupo; fruição do evento; divulgação do evento; avaliação do processo de aprendizagem; apresentação de proposta à direção escolar.

Competências/Habilidades

elaboração de critérios para avaliação; construção de regras de conduta para o grupo; exposição de situações formais de comunicação; fruição dos resultados do próprio processo de aprendizagem, bem como o dos colegas ; discussão de encaminhamentos com o objetivo de organizar o bem comum; avaliação do  processo de aprendizagem.

Palavras- chave: Organização, apresentação, evento.

Resgatando – Passo I: Sob orientação do professor, os grupos deverão discutir quais serão os locais mais adequados para a fixação dos cartazes produzidos na S. A. anterior, a fim de que se atinja o público alvo.

Passo II- Como o objetivo de resgatar o poder de argumentação, a classe deverá escrever um texto à direção da escola solicitando a permissão para a exposição dos trabalhos.

Atendendo os questionamentos norteadores dos cadernos do aluno e do professor, os grupos seguirão os demais passos:

Passo III – Resgate do gênero debate, objetivando a criação de critérios para a ordem das apresentações.

Registro no caderno.

Revisando as características de uma boa apresentação oral, seguimos:

Passo IV – Estabelecimento de regras para as apresentações.

Passo V – Estabelecimento de critérios para a avaliação dos trabalhos.

Passo  VI – Organização interna dos grupos para a apresentação.

Problematizando – Passos VII e VIII - Ensaios e Apresentações (a parte prática dos debates realizados e do processo de organização).

Sistematizando Lição de casa: Anotação dos exercícios de revisão dos conteúdos apresentados nas Situações de Aprendizagem e do livro didático.

Leitura e questões de análise do texto “Um vendedor de frutas em uma feira livre e suas freguesas.” Autores Débora Ângelo e Eliane Aguiar.

Produzindo – Exercícios complementares através de análise de anúncios publicitários trazidos pelo professor.

FILME:

ESCOLA DE ROCK (THE SCHOOL OF ROCK). DIREÇÃO RICHARD LINKLATER.

108 MIN. EUA 2003.

 

Site:

http://www.releituras.com

PLURALIDADE CULTURAL

EM DESENVOLVIMENTO pelos Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico: João Mário Santana e Luciene de Souza

ATUALIZADO EM 25 / 11 / 2014.

CEDIDO PELOS AUTORES PARA USO EXCLUSIVAMENTE DIDÁTICO SOB RESPONSABILIDADE DOS GESTORES ESCOLARES NAS ESCOLAS ESTADUAIS JURISDICIONADAS À DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO SÃO VICENTE - PROIBIDA A REPRODUÇÃO FORA DA JURISDIÇÃO OU PARA FINS COMERCIAIS E/OU ACADÊMICOS.