Integrantes: Amanda Valente; Geissy Kelly; Gabrielly Camargo; Mateus; Djair

Tema: Energia Térmica 1°B                

                                                                                                

Conceito de Energia                                                                                                                                

    Em geral, o conceito e uso da palavra energia se refere "ao potencial inato para executar trabalho ou realizar uma ação".

    O termo energia também pode designar as reações de uma determinada condição de trabalho, por exemplo o calor, trabalho mecânico (movimento) ou luz. Estes que podem ser realizados por uma fonte inanimada (por exemplo motor, caldeira, refrigerador, alto-falante, lâmpada, vento) ou por um organismo vivo (por exemplo os músculos, energia biológica).

    A etimologia da palavra tem origem no idioma grego, onde εργος (ergos) significa "trabalho".

    Qualquer coisa que esteja a trabalhar - por exemplo, a mover outro objeto, a aquecê-lo ou a fazê-lo ser atravessado por uma corrente eléctrica - está a "gastar" energia (uma vez que ocorre uma "transferência" , pois nenhuma energia é perdida, e sim transformada ou transferida a outro corpo). Portanto, qualquer coisa que esteja pronta a trabalhar possui energia. Enquanto o trabalho é realizado, ocorre uma transferência de energia.

    O conceito de Energia é um dos conceitos essenciais da Física. Nascido no século XIX, pode ser encontrado em todas as disciplinas da Física (mecânica, termodinâmica, eletromagnetismo, mecânica quântica, etc.) assim como em outras disciplinas, particularmente na Química.

    Naturalmente. Devido à sua natureza abstracta, a energia é um conceito mais difícil de compreender que, por exemplo, o número de letras neste parágrafo, ou a massa que estamos acostumados a pesar nas balanças.

    A energia aparece de diferentes formas e é de diferentes tipos: calor, luz, mecânica, eléctrica, química, nuclear…Usamos energia para fazer a maior parte das actividades do dia-a-dia, desde o levantar da cama até ao enviar satélites para o espaço. E mesmo quando não estamos a fazer nada, a energia está sempre presente.

    Mas, a energia não passa disto mesmo, um valor numérico (escalar) que se sabe calcular e, tem uma propriedade extra ordinária: num sistema isolado (sistema sem troca de energia), o seu total não se altera. É esta propriedade que dá importância à sua existência, e para se compreender realmente o que é a energia, tem de se perceber o fenómeno da sua conservação. Assim, a energia pode ser transferida ou convertida de uma forma para outra, mas nunca é criada ou destruída.

Curiosidades

gada à fonte fria.

    O calor na verdade é o fluxo de energia que se dá entre dois sistemas devido exclusivamente à diferença de temperatura entre esses sistemas ou corpos.

    A energia térmica (e o calor) medem-se em unidade de energia: o Joule no sistema SI, ou de forma habitual a caloria.

    A definição de caloria é a quantidade de calor (energia) necessária para elevar em 1 grama de água de 14,5 graus Celsius (oC) para 15,5oC.


   Em linguagem matemática a energia térmica é definida como:Energia térmica E
T é uma forma de energia que está diretamente associada à temperatura absoluta T de um sistema, e corresponde à soma das energias cinéticas Eci que suas partículas constituintes possuem em virtude de seus movimentos de translação, vibração ou rotação.   Assume-se um referencial inercial sob o centro de massa do sistema. A energia térmica de um corpo macroscópico corresponde à soma das energias cinéticas de seus constituintes microscópicos. À transferência de energia térmica de um sistema termodinâmico a outro se dá o nome de calor.


   Na maioria das reações químicas expontâneas
exoenergéticas a energia inicialmente armazenada na forma de energia potencial elétrica na distribuição eletrônica dos elétrons na estrutura dos reagentes é convertida em energia térmica armazenada nas

Etermica = Σi Ec_i

    Para sistemas onde vale o princípio da equipartição da energia, o que corresponde à maioria dos sistemas termodinâmicos, ela pode ser expressa por:

Etermica 

onde KB corresponde à constante de Boltzmann, N corresponde ao número de partículas no sistema, T corresponde à temperatura absoluta do sistema e r corresponde ao número de graus de liberdade por partícula do sistema, podendo r assumir valores entre r=9 (três graus de translação, três de rotação e três de vibração) para sistemas compostos por partículas mais complexas e r=3 nos sistemas tridimensionais mais simples (compostos por partículas puntuais com três graus de translação apenas).

ENERGIA TÉRMICA - CALOR


   
As moléculas constituintes da matéria estão em contínuo movimento, denominado agitação térmica. A energia cinética associada a esse movimento é chamada energia térmica.
   A energia térmica de um corpo pode variar. Assim, se colocarmos água em presença da chama de um bico de gás, o movimento de suas moléculas tornar-se-á mais intenso: a energia térmica aumentará. Se colocarmos a água em presença de gelo, ocorrerá uma diminuição do movimento molecular: a energia térmica diminuirá.
   Nos exemplos anteriores, há corpos quentes (o bico de gás) e corpos frios (o gelo). Observe que, ao utilizar os termos quente e frio, estamos introduzindo uma noção subjetiva de temperatura, baseada em sensações apreendidas pelo tato. Assim, dizemos que um corpo quente está a uma temperatura mais elevada que um corpo frio.
   A energia térmica pode transferir-se de um corpo para outro quando entre eles houver uma diferença de temperatura. A energia térmica em trânsito é denominada calor.
   A idéia de que o calor é uma forma de energia só foi estabelecida em Física a partir do século passado; até então entendia-se erroneamente o calor como uma substância que se incorporava aos corpos ou sistemas. Joule, no século passado, estabeleceu definitivamente que calor é energia.
   A medida da quantidade de calor trocada entre dois corpos é, portanto, uma medida de energia. A unidade de energia no Sistema Internacional é o joule (J). No entanto, utiliza-se, também, como medida das quantidades de calor, a caloria (símbolo cal), unidade estabelecida antes de se entender o calor como forma de energia. Sabe-se atualmente que:
1 caloria = 4,186 joules.

Calor e Energia Térmica

    A matéria é formada por átomos e moléculas que estão em permanente estado de agitação térmica. A energia térmica é a energia associada a esta agitação térmica, e a temperatura é um valor numérico que a expressa.

   Quando um corpo é colocado próximo de outro com uma temperatura diferente, a energia térmica é transferida do corpo com temperatura maior para o de temperatura menor, até estes atingirem a mesma temperatura. Neste processo, a energia térmica em trânsito é chamada de calor.

     Lembrando que é importante saber a diferença entre calor e temperatura. O calor é a energia térmica em movimento. Esta transferência de energia ocorre quando dois corpos possuem temperaturas diferentes, tendendo ao equilíbrio térmico, ou seja, a transferência de energia térmica ocorre enquanto existir a diferença de temperatura.

   A energia térmica de um corpo, associada a agitação térmica, também pode ser entendida como sendo a energia cinética total de suas moléculas. Os processos pelos quais esta energia pode ser transferida, processos de transferência de calor, são: condução, convecção e radiação.

   Esta definição de calor foi demonstrada a partir dos trabalho experimentais de Benjamim Thompson e James Prescott Joule. Antes destes trabalhos, acreditava-se que um corpo mais quente possuía uma maior quantidade de um fluido chamado calorífico. Quando um corpo estava em presença de outro com temperatura diferente, o calorífico fluía do mais quente para o mais frio.

   Espero que o texto tenha ajudado na compreensão dos conceitos de calor, energia térmica e temperatura. Leia também o texto sobre
temperatura.

Impactos Ambientais

Energia térmica

     Partículas dos produtos, o que mantém a energia interna do sistema formado pelos reagentes e/ou produtos constante em obediência à lei da conservação da energia mas leva a um considerável aumento na temperatura absoluta do sistema como um todo. Este sistema aquecido é então utilizado como a fonte quente (fonte de calor) em uma máquina térmica que tenha por função transformar a energia térmica da fonte quente em trabalho. No processo energia térmica acaba rene

Usina Térmica

    produzem energia elétrica através de um gerador que é impulsionado pela queima de combustível. Ao queimar, o combustível aquece uma caldeira com água, produzindo vapor com uma pressão tão alta que move as pás de uma turbina, que por sua vez aciona o gerador.
   O combustível para as usinas térmicas pode ser carvão, óleo, gás natural e madeira.
   Principais impactos ambientais negativos de usinas térmicas:
Emitem gases que contribuem para o efeito estufa, tais como o dióxido de carbono;
No caso das usinas térmicas a carvão e óleo, também há emissão de óxidos de enxofre e nitrogênio, que se liberados na atmosfera podem ocasionar chuvas ácidas prejudiciais à agricultura e florestas.
Geram resíduos nas atividades de manutenção de seus equipamentos.

 

 http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_t%C3%A9rmica