Published using Google Docs
Untitled document
Updated automatically every 5 minutes

Atividades da Unidade 5: Cooperação na rede?

Pag 3

Atividade 5.1: O computador vai substituir o professor?

No contexto da sociedade da informação (conhecimento?) tem sido recorrente o questionamento: “Será que o computador irá substituir o professor?” Precisamos superar essa dúvida antes que possamos avançar. Assim, sugerimos a leitura da resposta elaborada por Andréa Cecília Ramal que incluímos a seguir neste material.

A atividade, então, consiste em ler o texto “O computador vai substituir o professor?”; ao final da leitura, escolher uma palavra que sintetize a sua ideia central.

 

Pag 7

Atividade 5.1: O computador vai substituir o professor? No contexto da sociedade da informação (conhecimento?) tem sido recorrente o questionamento: “Será que o computador irá substituir o professor?” Precisamos superar essa dúvida antes que possamos avançar. Assim, sugerimos a leitura da resposta elaborada por Andréa Cecília Ramal que incluímos a seguir neste material.

A atividade, então, consiste em ler o texto “O computador vai substituir o professor?”; ao final da leitura, escolher uma palavra que sintetize a sua ideia central.

 

Pag 12

Atividade 5.3: Pesquisando na Wikipédia (01)

Pesquise na Wikipédia conceitos relevantes para o seu projeto integrado de aprendizagem. Depois escreva uma postagem no seu blog incluindo o “link” para o artigo da Wikipédia. Se você encontrar alguma coisa que considere interessante para algum outro projeto dos seus colegas, deixe um comentário no blog responsável pelo projeto, assim você estará cooperando com os seus companheiros professores. Se sentir dificuldades não deixe de pedir ajuda.

 

Pag 13

Atividade 5.4: Pesquisando na Wikipédia (02)

Busque o vocábulo holocausto na Wikipédia. Vá até a aba história e tente perceber a quantidade de contribuições e modificações que esse verbete já recebeu. Peça para ver as versões mais antigas e localize e visualize a primeira versão. Quem foi que criou esse vocábulo? Em que data e hora? Ele foi autor ou tradutor do texto?

Tente identificar através da página de história do verbete holocausto mais uma informação sobre a história da sua edição.

Ficou mais claro como esta enciclopédia foi construída? Para compreender melhor ainda a estrutura e a polêmica que envolve a Wikipédia, pedimos que você e seu grupo realizem a próxima atividade

 

Pag 14

 

Atividade 5.5: Discutindo sobre a Wikipédia

Junto com seu grupo, discuta e decidam se vocês vão permitir ou não o uso da Wikipédia como fonte de consultas para seus alunos. Busquem o fórum de discussão aberto sobre este tema no ambiente virtual do curso, e postem sua decisão juntamente com dois argumentos para embasá-la. Após isso, leiam as opiniões dos diversos grupos.

As opiniões foram muito divergentes? Presumimos que sim. Pois a questão é mesmo polêmica e nós ainda não a aprofundamos suficientemente. Vamos buscar jogar mais luz sobre esta questão tornando a pergunta mais abrangente. Vamos perguntar, como poderíamos ou deveríamos usar a Wikipédia com os nossos alunos. Mas, antes de já tentar responder, vamos considerar que mesmo sendo uma enciclopédia livre, há uma ética para publicação na Wikipédia. Seus proponentes e gestores adotaram um conjunto de regras para garantir um mínimo de proteção e confiabilidade ao seu conteúdo

 

PAG 18

Atividade 5.6: Analisando a Wikipédia

Visite e analise o site do endereço abaixo que foi construído numa ferramenta Wiki pelo professor e pelos seus alunos de uma determinada turma: http://autonopedia.autonomia.g12.br/index.php/Mitos. Observe neste site a presença da estrutura e do design típicos da Wikipédia. Você pode notar que se trata do endereço de uma escola no Brasil (a abreviação g12 é a indicação para escolas de ensino fundamental e médio). Verifique que a página está aberta apenas para leitura. Descreva como você imagina que deva ter sido a dinâmica do professor com seu grupo na construção deste conteúdo.

Note que não há nenhuma indicação sobre o processo da construção do conteúdo que foi divulgado. Mas, notamos que a página inicial é bem completa, com texto bem elaborado e, à medida que vamos navegando pelos links, percebemos textos mais curtos. Então, imaginamos que uma dinâmica possível para a construção cooperativa desta página poderia ter sido:

  1. O professor elaborou o texto inicial, pediu aos alunos que o lessem e sublinhassem as palavras que considerassem ser importante definir para uma melhor compreensão do texto; Essas palavras foram transformadas em links dentro do texto – em seguida o professor designou grupos de alunos para produzir as páginas de descrição de cada link (palavras que foram ressaltadas);
  2. Os grupos leram, analisaram, sugeriram e revisaram os trabalhos dos colegas, podendo já modificar e acrescentar o que achassem necessário. Os autores iniciais validaram as sugestões e modificações dos colegas;
  3. O professor então revisa o conteúdo do trabalho dos alunos, discutindo com eles se os textos estão ou não adequados.
  4. Essas palavras foram transformadas em links dentro do texto – em seguida o professor designou grupos de alunos para produzir as páginas de descrição de cada link (palavras que foram ressaltadas);
  5. Os grupos leram, analisaram, sugeriram e revisaram os trabalhos dos colegas, podendo já modificar e acrescentar o que achassem necessário. Os autores iniciais validaram as sugestões e modificações dos colegas;
  6. O professor então revisa o conteúdo do trabalho dos alunos, discutindo com eles se os textos estão ou não adequados.

 

PAG 21

Atividade 5.7: Publicando vídeo no YouTube (Projeto Integrado de Aprendizagem)

Com o seu grupo do projeto, escreva uma breve síntese de um vídeo que vocês consideraram significativo para suas aprendizagens até o momento e publiquem no blog do projeto, incorporando o vídeo à postagem.

Primeiramente, você deve ir até o site do YouTube escolher que vídeo deseja incluir no seu blog e copiar o código disponível no campo Incorporar (usando as teclas Ctrl+C).

Após isso, acesse a janela de publicação do gerenciador do seu blog: faça o seu login na página do Blogger no endereço www.blogger.com e pressione o botão

A janela de publicação é mostrada como abaixo. Escreva um título para a sua postagem e em seguida clique na aba Editar html indicada na figura. No campo de texto abaixo, cole o código que você copiou no passo anterior lá na página do YouTube.

Volte à aba Escrever e digite a síntese sobre o vídeo. Tudo isto pronto, publique a sua postagem. Agora visualize o seu blog e note como foi fácil permitir que os seus leitores vejam um vídeo que está hospedado no site do YouTube diretamente do seu blog.

PAG 22

PLANILHA DE CALCULO EXCEL

 

PAG 23

Google Doc