Published using Google Docs
DNO FOLDER.pdf
Updated automatically every 5 minutes


OBJETIVOS O DNO (Dia Nacional de Oração pela Juventude do Meio Popular) foi aprovado na 13a ANPJMP (Assembleia Nacional da Pastoral da Juventude do Meio Popular - 2005), com o objetivo de fazer memória e favorecer a mística e a espiritualidade da PJMP. Hoje, reafirmamos o objetivo da sua criação através da tríade: CELEBRAR, AFIRMAR e ANIMAR, que representa o objetivo geral do DNO. Para o ano de 2012, definimos como objetivos específicos:

Ø Celebrar os 34 anos da PJMP; Ø Afirmar a nossa mística libertadora; Ø Animar as juventudes do meio popular para

vivenciar o ano missionário da PJMP.

ORIENTAÇÕES 2012 é o ano missionário da PJMP, desejamos que seja o ano em que a nossa Pastoral se fortaleça e esse fortalecimento se reflita na militância e na vida da nossa juventude, por isso, o DNO de 2012 tem como tema “PJMP em Missão: um Projeto de Liberdade” e como lema “Liberdade, liberdade és o desejo que nos faz viver”... Como iluminação bíblica sugerimos Gl 5, 13 (liberdade) e Mc 16, 15 (missão)

De acordo com a dinâmica da ação instituída por Deus (Êxodo), elaboramos esse material em forma de tríduo, adotando os seguintes momentos:

REFLEXÃO - Eu vi DNO a aflição do - meu 2012

povo (ver) – reflexão sobre liberdade e missão na realidade da comunidade, especialmente da juventude;

CELEBRAÇÃO - Eu ouvi o seu clamor (julgar) – ouvir o que a juventude tem a dizer e quais os seus clamores, a luta por liberdade;

GESTO CONCRETO - Eu desci para livrá-lo (agir) – o que podemos fazer diante de determinada situação/ gesto concreto – a nossa missão.

Esse folder não pretende ser uma camisa de forças, mas tem o propósito de animar e orientar a juventude na celebração dos 34 anos da PJMP, além de também servir como instrumento de formação. Usem da criatividade de vocês, privilegiem os elementos que os identificam na comunidade e aproveitem desse momento para tornar a proposta da PJMP sedutora para outros/as jovens.

Oração da PJMP

Senhor nosso Deus, Pai, Filho e Espírito Santo, Deus de nossos pais. E eles nos contaram: Sois bom e amável, e que cuidas de nós todos os dias. Experimentamos ao longo da historia da PJMP Que sois justo e vives dentro de nós.

Ah! Senhor, sem ti não somos nada E não podemos fazer nada. Hoje queremos te agradecer por nossa caminhada Cravados bem no meio popular Desde aquele 9 de julho de 1978 Foram tantos e tantas que nos constituíram Desde os morros de Olinda e Recife A todos os recantos deste imenso Brasil Que experimentaram essa graça de ser PJMP.

Senhor, Agradecemos pela presença de mulher Forte e terna de Maria Mãe de Deus Sabemos que ela está bem viva em nosso meio popular Em toda pessoa que tem fé, luta, e quer viver!

Senhor, Do centro do nosso coração brota também uma súplica: Ajuda-nos a ser tua presença nos sítios, arruados, aldeias, cidades, favelas e vilas para montar nossa maloca de alegria, de espiritualidade, de ternura e resistência e alimentar nossa mística que nos impulsiona a não fugir da luta em todos os cantos para ser sinal de animação junto a juventude do meio popular. Amém, Axé, Awerê, Aleluia!

CONTATOS:

pjmpcomunica@gmail.com @pjmpnacional @PJMP Nacional www.PJMP.org

DNO - 2012

CNBB - COMISSÃO EPISCOPAL PASTORAL PARA A JUVENTUDE PASTORAL DA JUVENTUDE DO MEIO POPULAR

DNO - 2012

Dia Nacional de Oração pela PJMP

09 de julho de 2012

Tema: PJMP em Missão: um Projeto de Liberdade Lema : “Liberdade, liberdade és o desejo que nos faz viver...”



ENCONTRO DE PREPARAÇÃO

“Mira este lugar, Desejo aberto a te acolher” Esse é o primeiro momento do nosso tríduo de celebração do DNO. A ideia é de que seja espaço para uma breve compreensão do tema, nas suas duas propostas: liberdade e missão e assim, facilitar no processo de preparação dos momentos seguintes.

1. LIBERDADE – para D. Helder Câmara, a libertação é integral, por isso deve ser econômica, política, social, antropológica e espiritual. No livro de Gálatas (5, 13), liberdade é chamado e também é serviço. Para Paulo Freire, "A liberdade, que é uma conquista, e não uma doação, exige permanente busca. Busca permanente que só existe no ato responsável de quem a faz. (...) Ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho, as pessoas se libertam em comunhão."

2. MISSÃO - para D. Helder Câmara, “Missão é sempre partir, mas não devorar quilômetros. É, sobretudo abrir-se aos outros como irmãos, descobri-los e encontrá-los. E, se para descobri-los e amá-los, é preciso atravessar os mares e voar lá nos céus, então missão é partir até os confins do mundo.” No evangelho parte da missão, de DNO Marcos mas (16,15), - não 2012

anunciar é o evangelho é tudo. Para viver verdadeiramente em missão é preciso copiar a ação de Deus, explícita no Êxodo: Eu vi, Ouvi e Desci, para libertar o meu povo. Sendo assim, o objetivo principal da missão é a libertação do povo de Deus. Missão e liberdade são faces da mesma moeda.

REFLEXÃO: A. A partir das citações acima, como podemos definir

LIBERDADE e MISSÃO? B. Por que entendemos que nós, brasileiros/as não somos

verdadeiramente livres? C. Qual é a nossa missão, enquanto jovens cristãos/ãs do

meio popular? (Pesquisar qual a missão da PJMP) Como, enquanto jovens do meio popular, podemos lutar pela liberdade? (pensar pistas para o gesto concreto)

CELEBRAÇÃO

Ambiente: Prepara um ambiente bonito e acolhedor, com símbolos da cainhada (sandálias, imagens do grupo, bandeira, flores, vela, terra), cesto com frutas frescas para o ofertório e comunhão, cartazes com momentos de nossa história, conquistas (grupo, juventude, caminhada) uma vasilha com água perfumada, música ambiente liberdade;

Acolhida: Celebrar 34 anos de caminhada é reafirmar nossa opção por uma igreja libertadora, que revela o rosto de cristo entre os jovens empobrecidos, despertando o olhar crítico, o pensar consciente, e o sentir amoroso em meio a uma sociedade egoísta e alienadora. É nossa missão manter a chama, erguer a bandeira e entoar forte o nosso grito: “A juventude é a bandeira do amor!”.

Canto inicial: De todos os cantos viemos... Sinal da Cruz: (Água) Nas Horas de Deus Amém. (Cada jovem deve fazer o sinal da cruz na água perfumada) Perdão: (terra) durante o canto, cada jovem semeia os nomes de jovens mortos e mártires da caminhada. Glória: (Ar) Olha a glória de Deus brilhando... Palavra: (Fogo) música: Tua palavra é luz pro meu caminho...; Gesto: a bíblia passa de mão em mão, sendo reverenciada; Evangelho: Marcos (16,15; Leitura Gl 5,13 Reflexão: Ÿ O que mais me chamou a atenção nas leituras? Ÿ Que liberdade é essa que devemos viver, anunciar e fazer

acontecer? Ÿ Como a PJMP, através da sua missão, pode ser sinal de

libertação para a juventude do meio popular? Música de meditação: Ternura e resistência; (de pé e em círculos) Preces: Espontâneas ü Senhor, ouvi as juventudes do meio popular... Ofertório: uma procissão com o cesto de frutas e atrás os cartazes com as conquistas da caminhada; Pai Nosso dos Mártires Abraço da Paz: (a escolha do grupo) Oração da PJMP Partilha e comunhão: Se calarem a voz dos profetas... Pensar o gesto concreto

“Liberdade vem e canta e saúda este novo Sol que vem.”

DNO - 2012

GESTO CONCRETO

“Liberdade, liberdade és o desejo que nos faz viver” Orientação: O grupo deve escolher uma realidade da comunidade ou da cidade (sempre fazendo opção pelos mais carentes, entre os carentes), e assim realizar um verdadeiro gesto concreto, um ato que saia do cotidiano do grupo e o leve de encontro a realidade dos jovens que estão a margem da sociedade, seja no bairro, em uma escola, sítio, etc. As ações devem articular os grupos culturais da cidade e ao mesmo tempo devem evidenciar a ausência de políticas públicas nestas localidades, levando os jovens envolvidos a se perceberem como agentes de transformação e libertação;

O grupo deve buscar, por diversos meios (rádio, redes sociais, etc.) mobilizar e divulgar a ação na comunidade;

Propostas de gestos:

Ÿ Ver: fazer entrevista na comunidade sobre o que a

comunidade entende como liberdade; Ÿ

Julgar: Fazer uso de diferentes expressões artísticas (Roda de capoeira, encenação teatral, grupo de dança, etc.) que provoque a reflexão entre o que a comunidade entende como liberdade e o que vocês compreenderam (sobre liberdade) a partir dos estudos do DNO DNO 2012;

- 2012 Ÿ Agir: Sessão de cinema, apresentação teatral, exposição de fotografias tiradas na localidade, apresentação de músicos locais, que expressem o resultado do JULGAR.

Ação cidadã:

Elaborar uma carta às autoridades (Câmara de vereadores, secretaria de cultura, Igreja, etc.) que relate sobre a necessidade da verdadeira liberdade na comunidade.

Registro do gesto: Fotografar as ações, arquivar a carta, e disponibilizar tudo nas redes sociais e no www.PJMP.org