Disciplina:Educação Física

Série/Ano: 6ª série/7º ano

Vol/Bim: 4/4º

CADERNO DO ALUNO

Situação de Aprendizagem (Número/título)

Sequência Didática

Recursos audiovisuais e/ou de TIs  sugeridos no caderno

Recursos audiovisuais e/ou de TIs sugeridos pelo PCOP

Interfaces interdisciplinares / Temas transversais

TEMA: Esporte - Modalidade coletiva: voleibol

1-O voleibol já é do conhecimento de todos os alunos

Os alunos deverão compreender a história do voleibol e a grande repercussão desta modalidade no Brasil atualmente, além da estrutura básica da modalidade. Os alunos deverão vivenciar o “vôlei-câmbio”, onde os passes são realizados com a bola dominada e não rebatida.Inserir algumas variações como: permitir que a bola seha agarrada apenas no primeiro passe e na recepção ou utilizar uma bola maior e mais leve para facilitar as rebatidas. Em seguida, os alunos, divididos em grupos, deverão elaborar estratégias para o vôlei-câmbio e registrá-las por escrito e com ilustrações. As estratégias deverão ser aplicadas nos próximos jogos.

Sites:

http://www.fivb.org

http://www.cbv.com.br

http://www.vivavolei.com.br

TEMA: Esporte - Modalidade coletiva: voleibol

2- Para jogar é preciso saber as técnicas?

Os alunos deverão se familiarizar com a bola de voleibol utilizando, inicialmente bolas de diferentes tamanhos e pesos, rebatendo-a com os dedos (toque) e com os antebraços (manchete), conforme exigem as regras do voleibol. Em seguida, os alunos deverão controlar a bola coletivamente em duplas, trios, quartetos e quintetos, sem deixar a bola cair. No próximo momento, os alunos deverão lançar a bola em direção à quadra adversária, tentando atingir um alvo que será colocado (cone, arco, etc.). Na sequência, o professor deve propor a troca de passes entre os alunos e a conclusão do ataque (cortada) com finalização na quadra adversária. Desenvolver o jogo “rede viva” dividindo os alunos em 3 equipes, sendo que uma será a “rede”. O jogo acontece normalmente e, quando a bola tocar na rede viva, as equipes mudam de posição. Outra sugestão é trabalhar outro jogo popular: a peteca. Os alunos devem transferir elementos deste esporte para o voleibol. A seguir, devem ser introduzidos os jogos reduzidos, em meia quadra: 2x2; 3x3; 4x4 e 5x5. Finalizar executando o voleibol propriamente dito (6x6), seguindo as regras básicas da modalidade, inserindo as táticas do jogo.

Sites:

http://www.fivb.org

http://www.cbv.com.br

http://www.vivavolei.com.br

TEMA: Luta: judô

3- Reconhecendo as lutas

Os alunos deverão identificar e perceber as características necessárias para se manter em equilíbrio e desequilibrar o oponente durante as lutas que envolvem movimentos de confronto e oposição. Os alunos deverão promover, inicialmente, uma conversa, relatando quais são as lutas que conhecem e identificar as lutas cujos movimentos são caracterizados pelo contato corpo a corpo.Os alunos, em seguida, devem ser divididos em quatro ou cinco grupos formando duplas em cada um deles e realizar a brincadeira “briga de galo” (agachados e/ou em pé). Regras e pontos devem ser pré-estabelecidos, sendo, o objetivo da brincadeira, desequilibrar o colega, fazendo com que ele toque alguma parte do corpo no solo. O professor deverá dividir uma área delimitada em duas partes. Em uma das partes, distribuir objetos (bolas pequenas,garrafas pet pequenas, etc.), que deverão ser capturadas por um dos grupos. Esta captura poderá ser feita pelos alunos em pé ou equilibrando-se em um pé só.Se a atividade for realizada em um pé só, os objetos deverão ser devolvidos quando os alunos tocarem o solo com o outro pé e, caso a equipe que está defendendo toque o  solo com o outro pé, a equipe deverá entregar um dos objetos à outra equipe.

Site: http://www.cbj.com.br

Site: http://www.discoverybrasil.com/artes_marciais_home

Site: http://www.judoinforme.com/tudojudo.html

Site: http://br.geocities.com/carnalegria/judo/golpes.html

Site: http://www.funai.gov.br/indios/jogos/novas_modalidades.htm#009

Site:

http://www.judo.ethz.ch/photos/exams/o-soto-gari.gif

Filme: Kung Fu Panda

Site: http://www.tudoemfoco.com.br/judo-historia-tecnicas-golpes-judo.html

TEMA: Luta: judô

4- Lutando com os amigos

Os alunos deverão perceber a necessidade de criar estratégias para os diferentes planos nos quais as lutas de confronto e oposição são realizadas. Os alunos, divididos em duplas, de costas um para o outro, deverão deslocar seu oponente para fora  de uma área previamente definida pelo professor. Utilizando colchonetes para amortecer a queda, os alunos devem realizar diferentes rolamentos, para frente, para trás, lateralmente. O professor deve dividir, em seguida, os alunos em dois grupos e providenciar uma bola de borracha ou de voleibol. Cada grupo deverá escolher um representante que terá 20 ou 30 segundos para capturar a bola de seu oponente através de estratégias que deverão ser  escolhidas pelo grupo. O defensor da bola deverá se posicionar em plano baixo e não poderá ficar em pé, nem usar os pés ou as mãos para se livrar do confronto. A ideia é defender a bola.  As duplas devem se revezar nas funções de atacar e defender para que todos os componentes dos grupos participem. Após todos participarem, cada grupo deverá relatar as facilidades, dificuldades e estratégias utilizadas.

Site: http://www.cbj.com.br

Site: http://www.discoverybrasil.com/artes_marciais_home

Site: http://www.judoinforme.com/tudojudo.html

Site: http://br.geocities.com/carnalegria/judo/golpes.html

Site: http://www.funai.gov.br/indios/jogos/novas_modalidades.htm#009

Site:

http://www.judo.ethz.ch/photos/exams/o-soto-gari.gif

Filme: Kung Fu Panda

Site: http://www.tudoemfoco.com.br/judo-historia-tecnicas-golpes-judo.html

EM DESENVOLVIMENTO POR ALESSANDRA HOURNEAUX DE MENDONÇA DA COSTA RODRIGUES

atualizado dia 08/09/2011

CEDIDO PELO AUTOR PARA USO EXCLUSIVAMENTE DIDÁTICO SOB RESPONSABILIDADE DOS GESTORES ESCOLARES NAS ESCOLAS ESTADUAIS JURISDICIONADAS À DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO SÃO VICENTE - PROIBIDA A REPRODUÇÃO FORA DA JURISDIÇÃO OU PARA FINS COMERCIAIS E/OU ACADÊMICOS