Regulamento Desportivo

Os Pedaleiras Associação de Ciclomontanha de Évora apresentam o regulamento geral desportivo que regula o XC.Alto de São Bento 2011.

Organização

  1. Os Pedaleiras A.C.Évora, organizam uma prova de btt, aberto a todos os participantes maiores de 15 anos, denominado por XC.Alto de São Bento 2011, o qual se regerá pelo presente Regulamento Desportivo.

  1. Os casos não previstos neste regulamento, assim como todas as eventuais dúvidas originadas pela sua interpretação, serão analisadas e decididas pela direcção da prova.

Participantes

  1. Para participar na prova não é necessária licença desportiva da Federação Portuguesa de Ciclismo.

  1. Podem participar indivíduos com idade igual ou superior a 15 anos. A participação destes indivíduos será condicionada ao preenchimento de um termo de responsabilidade, a fornecer pela organização, assinado pelos pais/tutor legal a autorizar a sua participação.

  1. Os concorrentes podem inscrever-se individualmente em cinco escalões, Juniores (1996 – 1993), Sub 23 (1992 - 1988), Elites (1987 - 1981), Veteranos A (1980 - 1971), Veteranos B (1970 ou menos).

  1. O XC.Alto de São Bento 2011 compreenderá a existência de classificações distintas para cada escalão de competição.

Inscrições

  1. Todos os concorrentes abrangidos pelo artigo anterior, que desejem participar no XC.Alto de São Bento 2011, deverão fazer a sua inscrição no site www.ospedaleiras.blogspot.com. Em caso de menores terão que enviar ou entregar a declaração assinada pelo encarregado de educação a autorizar a participação na prova.

  1. As TAXAS DE INSCRIÇÃO são:

  1. A taxa de inscrição referida em ponto 8 inclui o direito à participação na prova, seguro, bem como o direito a participar nas sessões de testes antes do evento, lanche, lembranças para os primeiros classificados.

  1. As transferências devem ser efectuadas para o NIB 001000003790823000151 (BPI), e o respectivo comprovativo enviado para o email ospedaleiras@sapo.pt ou para o fax: 266746835.
  2. As inscrições serão consideradas válidas após comprovado pagamento pela organização. Até 3 dias antes da data prevista da prova.

Jurisdição

  1. Todos os Concorrentes ao XC.Alto de São Bento 2011 ao entregarem a sua Ficha de Inscrição devidamente preenchida, aceitam, sem restrições, ao presente Regulamento.

  1. Todos os Anexos e Aditamentos ao presente Regulamento, que a direcção da Comissão Organizadora do XC.Alto de São Bento 2011 entender publicar, terão força de lei, do mesmo modo que o Regulamento.

  1. À Comissão Organizadora do XC.Alto de São Bento 2011 não poderá ser imputada qualquer responsabilidade no que respeita a acidentes e suas consequências, quer tenham sido causados pelos concorrentes, quer hajam sido, estes, as vítimas, quer provenham ou não do veículo participante. Do mesmo modo, não lhe será imputada qualquer responsabilidade, quanto às consequências de infracção às leis, regulamentos e códigos em vigor, a qual deverá ser suportada pelos infractores.

  1. À Organização do XC.Alto de São Bento 2011 reserva-se o direito de aplicar sanções, que poderão ir até à desclassificação ou exclusão da Prova/Troféu, a qualquer concorrente que não respeite o presente regulamento, ou que prejudique o bom nome, imagem e prestígio da prova ou de qualquer dos seus promotores. Nenhuma responsabilidade poderá ser imputada aos Organizadores por eventuais prejuízos que de uma decisão deste tipo possam advir.

Identificação

  1. Ao inscreverem-se no XC.Alto de São Bento 2011 é atribuído aos concorrentes um número de identificação individual, a ser levantado com a apresentação de um documento de identificação do participante.

  1. Os concorrentes obrigam-se a afixar na sua bicicleta a placa de identificação. E nas costas do seu equipamento o dorsal de identificação.

  1. Os concorrentes e bicicletas que durante o percurso da prova não estiverem devidamente identificados com a placa de identificação, fornecidas pela Organização, serão imediatamente desclassificados.

  1. Existirá um parque fechado no antes do inicio da prova, denominado Controlo zero, todos os participantes são obrigados a fazer, para controlo da bicicleta. Para entrar a bicicleta têm que ter o frontal. Ao entrar para este parque a bicicleta já não poderá sair até a hora da partida.

  1. No final da prova existirá um parque fechado para se efectuar o Controlo Final.

Publicidade e imagem

  1. Os concorrentes são livres de captar imagens fotográficas e vídeo do evento.

  1. À organização do XC.Alto de São Bento 2011, patrocinadores e às entidades que colaboram na organização desta manifestação desportiva, reserva-se o direito de utilizar livremente em todos os países e sob todas as formas, a participação dos concorrentes, assim como os resultados por eles obtidos, salvaguardando sempre o bom nome dos atletas e equipas. A prova poderá ser gravada em vídeo e/ou fotografado pela organização do evento e jornalistas para posterior aproveitamento publicitário. Os participantes que tiverem alguma restrição quanto ao uso da sua imagem, deverão notificar a organização. Caso contrário, estarão automaticamente a autorizar o uso em qualquer tempo, independente de compensação financeira.

Programa do XC.Alto de São Bento 2011

  1. A prova realiza-se dia 26 de Junho de 2011

  1. Horários

Controlo de Tempos

  1. A prova terá uma linha de meta, onde será tomada de tempos de cada volta de cada concorrente.

  1. Existirão zonas de controlo ao longo do percurso, podendo os controladores obrigar os atletas a parar para observação da sua identificação.

Tempo por Volta

  1. O tempo por volta será o tempo tomado na passagem do atleta pela meta.

  1. O tempo de início de uma nova volta será o tempo de passagem na linha de meta do atleta.

  1. Os tempos perdidos no controlo, abastecimentos ou assistência, fazem parte do tempo de volta, não podendo nenhum atleta pedir a sua neutralização.

Classificação

  1. A prova tem uma duração de 02h00m, inicia-se às 10h00m e termina às 12h10m. Os atletas que se encontrem em pista após a hora as 12h00m devem acabar na próxima passagem pela meta, no máximo até as 12H10m.

  1. A posição de cada atleta será determinada pelo número de voltas completadas e pela ordem sequencial de chegada de tempos da última volta completada dentro do tempo limite.

  1. Em caso de paragem da prova ou anulação desta pela organização, devido a razões de força maior que não permitam a continuação da prova em condições de segurança mínimas, a comissão organizadora da Prova poderá terminar esta a uma determinada hora.

Recursos

  1. Só serão aceites recursos escritos, entregues no Secretariado Oficial (Comissariado), durante o decorrer da prova ou até 10 minutos após esta terminar.

  1. Os factos que não possam ser apurados em tempo útil (até uma hora após o termino da prova) poderão ser revistos pelos comissários nos 5 dias seguintes à prova e as deliberações tomadas após, terão efeitos retroactivos.

Comportamento em prova

  1. Os atletas que seguem montados nas bicicletas terão precedência sobre atletas que levam a bicicleta à mão. Os concorrentes que não sigam montados na bicicleta deverão deslocar-se junto da berma do caminho, e em passagens estreitas desobstruir a via quando se aproximar um atleta montado na bicicleta.

  1. Os atletas que se preparam para ultrapassar outro atleta deverão dar indicação vocal da sua passagem, indicando o lado por que passam (Direita, Esquerda). O atleta que ultrapassa deverá ter os cuidados para não provocar acidentes.

  1. Na luta por posições, os atletas não devem interferir corporalmente ou com a bicicleta de modo a impedir a progressão do outro atleta. Em situações de conflito ou falta de desportivismo detectadas por controladores, os atletas em causa serão penalizados com a anulação de uma volta, após audição das partes.

  1. A utilização de atalhos ou a saída do circuito num ponto e a entrada noutro ponto distinto terá como consequência a imediata desclassificação do atleta e da sua equipa.

  1. A utilização de linguagem abusiva, profana ou obscena, e qualquer outro tipo de comportamento não desportivo será penalizado com anulação de uma volta.

  1. A assistência no percurso só pode ser prestada por outros atletas inscritos. A assistência por companheiros de equipa ou outros elementos só se poderá realizar se os atletas de apoio se deslocarem no circuito levando o equipamento e peças necessárias. Não é permitida a troca de bicicleta.

  1. Só é permitida a circulação no circuito, durante o período da prova, a atletas inscritos, imprensa e elementos da organização.

Qualquer participante que abandone lixo no percurso será penalizado com uma volta. 

Equipamento

  1. Cada atleta em prova deverá levar capacete, homologado para a prática de ciclismo, colocado correctamente. Caso um atleta se desloque no circuito com o capacete mal colocado poderá ser parado pela organização e obrigado a colocar o capacete correctamente. Os atletas que se desloquem montados ou a pé no circuito deverão ter sempre o capacete colocado.

  1. Os atletas devem levar água e comida que achem necessária para a volta em prova. A água e comida, poderá ser fornecida a qualquer atleta, por qualquer pessoa, em ponto do percurso assinalado como zona de abastecimento (ZA), situada sempre depois da meta, designado pela organização. Os atletas que recebam assistência devem colocar-se na berma do caminho e não obstruir a passagem.

Cada atleta é responsável pela utilização de roupa e outro equipamento, adequado às condições meteorológicas previstas para o local. 

Prémios

  1. No final de cada prova haverá lembranças para os três primeiros classificados de cada escalão.

  1. No final da prova terá lugar a realização de um pódio.

  1. Os três primeiros classificados de cada escalão deverão estar presentes no pódio para a cerimónia de entrega de prémios e respeitar todas as regras e procedimentos referentes ao mesmo.

  1. Os troféus a entregar na cerimónia do pódio, devendo ser respeitada a ordem de entrega dos mesmos: terceiro classificado, segundo classificado e primeiro classificado. Respectivamente por escalão, Juniores, Sub 23, Veteranos B, Veteranos A e Elites.

  1. Para as senhoras estão reservadas lembranças, a entregar pela ordem de chegada da classificação geral.

Estabilidade e interpretação do regulamento

  1. O presente regulamento não será modificado na sua generalidade. Compete exclusivamente a Direcção da Comissão Organizadora aprovar alguma correcção que considere oportuna, a qual será divulgada na página Internet da prova.

  1. Qualquer rectificação será comunicada a todos os inscritos na prova sendo estabelecida na mesma comunicação a data de aplicação das alterações.

Évora, 19 de Abril de 2011.

www.ospedaleiras.blogspot.com