TCC, Dissertação e Tese - Principais diferenças

Veja abaixo as principais diferenças e requisitos dos 3 principais tipos de monografias e os resultados esperados de cada uma destas modalidades. As exigências podem variar de instituição para instituição de ensino. Todas as modalidades de monografia pressupõem a existência de um professor orientador que tem a função de coordenar os estudos do aluno, independente do nível. As informações aqui apresentadas correspondem à visão pessoal dos autores deste texto.


TCC (Graduação)

O que é?

É um tipo de trabalho acadêmico que apresenta o resultado de um estudo teórico ou prático, devendo o aluno expressar conhecimento em relação ao assunto escolhido.  É utilizado como forma de avaliação final dos graduandos em sua formação universitária. Não é esperado que o aluno apresente uma grande contribuição para o conhecimento da humanidade, mas é importante que o trabalho apresente relevância e que apresente alguma contribuição teórica ou prática dentro do tema de pesquisa.

Publicações

É recomendável que o aluno submeta, sempre que possível, seu trabalho de graduação para congressos e/ou workshops, especialmente aqueles que pretendem fazer mestrado posteriormente.


Dissertação (Mestrado)

O que é?

A dissertação de mestrado deverá evidenciar conhecimento da literatura existente a respeito de um determinado assunto ou área e a capacidade de investigação do aluno. O documento deverá apresentar o resultado de um trabalho experimental ou exposição de um estudo científico retrospectivo, de tema único e bem delimitado em sua extensão, com o objetivo de reunir, analisar e interpretar informações. É considerada a primeira manifestação de trabalho pessoal sistemático de pesquisa do aluno. Para este tipo de trabalho, não é obrigatório haver originalidade teórica, mas, como todo trabalho científico, é necessário que o trabalho possua relevância dentro da sua área de pesquisa.

Publicações

Espera-se que os resultados de pesquisa de uma dissertação de mestrado possam ser publicados em periódicos e/ou congressos QUALIS A ou B.


Tese (Doutorado)

O que é?

A tese reúne as mesmas características da dissertação tendo, porém, que apresentar uma contribuição relevante, original e pessoal à ciência. Desta forma, a tese se distingue da dissertação pela contribuição significativa na solução de problemas importantes, colaborando para o avanço científico na área em que o estudo se realiza. A tese apresenta o mais alto nível de pesquisa de um aluno.

Publicações

Espera-se que os resultados parciais das pesquisas a nível de doutorado sejam publicados em congressos qualificados, sendo os resultados finais de pesquisa passíveis de serem publicados em periódicos QUALIS A ou B. Em muitos programas há exigências mínimas de publicações e/ou submissões de artigos para que o candidato a título de doutor possa agendar sua defesa de tese.


Independente do tipo de monografia que você está confeccionando, um ponto central a se observar é quanto a definição dos objetivos do trabalho. Veja mais sobre como definir objetivos neste link.

Para entender melhor qual é o papel do orientador em seu trabalho de pesquisa, veja este link. Algumas dicas genéricas sobre escrita de trabalhos monográficos podem ser encontrados aqui.

Veja mais informações sobre projeto de monografia neste link e outras diferenças incluindo mestrado profissional e especialização aqui.


Rodrigo Luis de Souza da Silva, D.Sc.

Jairo Francisco de Souza, D.Sc.