Disciplina:

Série/Ano: 2ª EM

Vol/Bim: 3/3º

CADERNO DO ALUNO

Situação de Aprendizagem (Número/título)

Sequência Didática

Recursos audiovisuais e/ou de TIs  sugeridos no caderno

Recursos audiovisuais e/ou de Tis sugeridos pelo PCOP

Interfaces interdisciplinares / Temas trasnsversais

SA1

 

Probabilidade e Proporcionalidade: No Início era o Jogo...

 

(GII) e (GIII)

Conteúdos e temas: probabilidade simples, sem necessidade de raciocínio combinatório.

Competências e habilidades: interpretar informações fornecidas por intermédio de diferentes linguagens, com o objetivo de calcular e associar um valor de probabilidade a uma situação-problema.

Estratégias: proposição de jogos pedagógicos.

 

Ativ. 1:  Leitura e analise do texto: Uma narrativa e um problema de probabilidades . no qual se questionava sobre a divisão justa de um prêmio, no caso de um determinado jogo não chegar ao fim.

A partir daí, são propostos 2 problemas onde, são sugeridos situação semelhante à histórica, um jogo de tênis que foi interrompido, que os alunos opinem sobre o destino dos 40 pontos distribuídos na tabela dada e, um jogo programado para “melhor

de 7”, isto é, um jogo que termina quando um dos participantes ganha primeiro quatro rodadas.

 

Ativ. 2: ( Atividade Pratica - jogo) Lançando dois dados: um jogo e alguns cálculos de probabilidade. Nesta atividade sua sorte estará em jogo e, principalmente, sua habilidade em calcular com rapidez a probabilidade de ocorrência de alguns eventos relacionados ao lançamento de dois dados.

 

Ativ. 3:  É proposta uma série de Situações-problema para o cálculo de probabilidades, utilizando tabelas para anotações dos eventos, questionamentos.

A lição de casa sugere a retomada dos problemas trabalhados com novas situações  a serem  analisada.

 

Liçaõ de Casa: Propõe a continuidade das atividades desenvolvidas através de problemas.

 

O que aprendi:

  •  A probabilidade pode ser expressa por meio de razão que podem ser interpretadas como eventos e espaço amostral;
  •  A probabilidade pode ser escrita na forma de porcentagem através de tabelas de dupla entrada.

 Avaliação: 

<http://www.rived.mec.gov.br>

video “Cara ou coroa” e “Quem Quer Ser um Milionario” disponível no site m3.unicamp

SA2

 

Análise Combinatória: Raciocínio Aditivo e Multiplicativo.

 

 

(GI), (GII) e (GIII)  

Conteúdos e temas: casos de agrupamento.

Competências e habilidades: identificar em diferentes agrupamentos a necessidade ou não da ordenação entre seus elementos; interpretar informações fornecidas por intermédio de diferentes linguagens, com o objetivo de calcular e associar um valor de probabilidade a uma situação-problema.

Estratégias: resolução de situações-problema exemplares.

 

Você aprendeu?

Ativ. 1:  Formada por 6 problemas que envolvem o raciocínio combinatório e probabilidade.

 

Ativ.2: Formada por 10 situações problemas utilizando a árvore de possibilidades como abordagem para a utilização de analise combinatória através de agrupamentos com ordem estabelecida.

 

Lição de Casa 1: Da continuidade as situações problemas dando início ao processo de formação de filas.

 

Ativ.3:  Inicia-se com leitura e analise de texto “Formação de filas sem e com elementos repetidos”. Servirá como base para a resolução dos problemas 1 a 13 utilizando o raciocínio de arranjos combinatórios.

 

Lição de casa 2: Situações problemas que completam e reforçam as combinações.

 

Você aprendeu 2? Através de situações problemas utilizando conceitos estudados como permutação arranjos e combinações seguidos de fórmulas matemáticas.

 

O que aprendi é um dos instrumentos que permite ao aluno sistematizar, por meio do desenvolvimento da escrita, os conceitos desenvolvidos na SA e autoconhecimento subsidiando, desta forma, a autoavaliação.

 

Avaliação:

SA3

Probabilidades e Raciocínio Combinatório.

 

(GII) e (GIII) 

Conteúdos e temas: probabilidades condicionais; reunião e/ou inserção de probabilidade; probabilidade de eventos mutuamente exclusivos; probabilidades de eventos independentes.

Competências e habilidades: interpretar informações contidas em enunciados de situações-problema, com o objetivo de caracterizar a necessidade de mobilizar raciocínio combinatório; identificar as semelhanças e as diferenças entre os diversos casos de probabilidade, no que diz respeito à ordenação ou não dos elementos que compõem os eventos.Leitura e Analise de texto  sobre funções Exponenciais

Você aprendeu? Composta por 9 situações problemas de calculo de probabilidade de eventos envolvendo raciocínio combinatório abordando sorteio entre pessoas, loterias, etc...

 

Lição de Casa :  Da continuidade aos problemas estudados em classe.

 

O que aprendi é um dos instrumentos que permite ao aluno sistematizar, por meio do desenvolvimento da escrita, os conceitos desenvolvidos na SA e autoconhecimento subsidiando, desta forma, a autoavaliação.

 

O que aprendi é um dos instrumentos que permite ao aluno sistematizar, por meio do desenvolvimento da escrita, os conceitos desenvolvidos na SA e autoconhecimento subsidiando, desta forma, a autoavaliação.

SA4

 

Probabilidades e Raciocínio Combinatório: o Binômio de Newton e o Triângulo de Pascal.

 

(GI), (GII) e (GIII)

Conteúdos e temas: expansão binomial de probabilidades; o Triângulo de Pascal e os coeficientes binomiais.

Competências e habilidades: interpretar o resultado da probabilidade de ocorrência de um evento em n repetições de um mesmo experimento; relacionar o cálculo da probabilidade de n repetições de um evento, mantendo-se as condições, com o desenvolvimento de um binômio de expoente n.

 

Ativ.1: – Distribuição binomial de probabilidades

Problema 1: O experimento “lançamento de moedas” é um problema particular em que a probabilidade de “sucesso” é igual à de “fracasso”, 50% para cada um.

É proposto um rol de situações problema em diversos contextos para que o professor apresente o desenvolvimento do Binômio de Newton por intermédio das probabilidades, em vez de, como é mais comum, fazê-lo algebricamente. Depois de comentar alguns problemas desse tipo, o professor poderá generalizar a

expressão do termo geral do binômio, analise grafica para representação de probabilidades.

 problemas 2 a 12.

A Lição de Casa complenta este conjunto de situações-problema contextualizadas que exigem, conjuntamente, cálculo de probabilidades e raciocínio combinatório,

O que aprendi é um dos instrumentos que permite ao aluno sistematizar, por meio do desenvolvimento da escrita, os conceitos desenvolvidos na SA e autoconhecimento subsidiando, desta forma, a autoavaliação.

EM DESENVOLVIMENTO POR EQUIPE DERSV MATEMATICA: PCOP Profª Luciane Ramos Américo Gomes e profª Mutsu-ko Kobashigawa.

CEDIDO PELO AUTOR PARA USO EXCLUSIVAMENTE DIDÁTICO SOB RESPONSABILIDADE DOS GESTORES ESCOLARES NAS ESCOLAS ESTADUAIS JURISDICIONADAS À DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO SÃO VICENTE - PROIBIDA A REPRODUÇÃO FORA DA JURISDIÇÃO OU PARA FINS COMERCIAIS E/OU ACADÊMICOS.