Published using Google Docs
Fio de Esperança
Updated automatically every 5 minutes

Fio de Esperança – Recriando qualidade de vida

RELEASE

                  Projeto de interesse social tem como objetivo publicar obra de autoajuda, que explora o tema da qualidade de vida de pessoas que convivem com doenças degenerativas ou incuráveis, especialmente o HIV/Aids. Chama a atenção para o problema persistente do preconceito social enfrentados pelos cidadãos que convivem com HIV e com hepatites virais. São pacientes que se submetem a tratamentos médicos dolorosos, difíceis e contínuos, que provocam sérios transtornos psicológicos, alterações fisiológicas advindas dos efeitos colaterais dos medicamentos.

        O desafio maior deste trabalho consiste em expor de forma técnica e ao mesmo tempo simples, quais as possibilidades que tem as pessoas portadoras de doenças crônicas e incuráveis, de enfrentar as dores do corpo e da alma com otimismo e confiança. Fio de Esperança apresenta uma abordagem psicodinâmica com reflexões, terapias alternativas/complementares, depoimentos de pacientes, artigos de profissionais de saúde especializados, exercícios de Dinâmicas de Grupo que facilitam o desenvolvimento do olhar otimista diante das adversidades. Defende acima de tudo o direito de todos e todas de experimentar a vida com Qualidade.

            Os livros “Fio de Esperança – Recriando Qualidade de Vida” e “Vivendo e Prevenindo” fazem parte do Projeto Mascote da Solidariedade, de iniciativa pessoal e voluntária,  que consiste em ações de prevenção em saúde sexual direcionada ao público de adolescentes e jovens. Trata também do enfrentamento ao preconceito social experimentado pelos cidadãos que convivem com HIV/Aids.

              As atividades de palestras, sensibilizações e atividades culturais (teatro, bloco de carnaval da “Saúde e Cidadania”) são realizadas em escolas e comunidades da Capital e do interior do Estado. Conta com a participação de um grupo de voluntários e com o Grupo de Teatro Circo Imaginário do Município de Igarapé-Açu.

Sobre a autora: LÚCIA LIMA, é psicóloga da área de saúde pública, atua há oito anos como Aconselhadora em CTA-Centro de Testagem e Aconselhamento em HIV/AIDS, tendo como uma de suas mais desafiante tarefa, a entrega de resultados de testes com diagnóstico de HIV/AIDS. Desenvolve atividades como psicóloga clínica. Realiza há 10 anos treinamento de Relações Humanas no Trabalho em empresas e Escola de formação de Vigilantes. Desenvolve atividades voluntárias de educação e prevenção na capital e no interior do Estado