Published using Google Docs
DERSVOP - POR 1ª SÉRIE EM VOL 4.doc
Updated automatically every 5 minutes

Disciplina:

Língua Portuguesa

Série/Ano:

1ª série EM

Vol/Bim:

CADERNOS DO PROFESSOR / ALUNO

Situação de Aprendizagem (Número/título)

Sequência Didática

Recursos audiovisuais e/ou de TIs sugeridos no caderno

Recursos audiovisuais e/ou de TIs sugeridos pelo PCOP

Interfaces interdisciplinares / Temas transversais

5

“O ESTILO NOSSO DE CADA ÉPOCA”

Conteúdos/Temas

características de estilo de época; construção da imagem do autor – ethos – e estilo; os principais estilos de época da literatura em língua portuguesa. utilizar os conhecimentos sobre a relação arte e realidade para analisar formas de organização de mundo, de textos e de identidades, emitindo juízos de valor.

Competências/habilidades

reconhecer as relações internas e externas que estruturam um estilo de época; relacionar estilo à construção do ethos do enunciador.

Palavras-chave: estilo literário, momento sócio-histórico.

Resgatando: Desenvolvimento da atividade “conversa pela internet” e posterior socialização (Caderno do Aluno, p. 3-4). Leitura do conto “Uma Vela para Dario” (Dalton Trevisan) e resposta às questões – “Qual a imagem deixada em nossa mente das pessoas da sociedade atual?”; “Como é o estilo de escrita desse autor?”; “Que características no estilo do autor pode-se considerar atuais ou inovadoras?” (Caderno do Aluno, p. 4-5). Registro do conceito de “estilo” socializado em classe. Elaboração de síntese do conto e pesquisa sobre a biografia do autor (Lição de Casa, Caderno do Aluno, p. 5-6).

Problematizando: Apresentação e leitura do trecho da obra “O Cortiço” (Aluísio Azevedo). Reflexão sobre “Qual é a imagem de autor que o trecho produz em nós leitores?”; “Como o autor vê o casamento?”; “O autor parece ser sério, sisudo? Ou parece ser irônico?”; “Trata-se de alguém moderado? Exagerado?” (Caderno do Aluno, p. 6). Desenvolvimento da Lição de Casa, Caderno do Aluno, p. 6-7.  

Sistematizando: Estudo de estilos de época da literatura. Relação de pequenos textos com principais características das escolas literárias – quadro-esquema (Caderno do Aluno, p. 7-9). Desenvolvimento e posterior socialização da Lição de Casa, Caderno do Aluno, p. 9-10. Reflexão – “Como os leitores do século XXI podem olhar para todos os estilos de época que formam sua tradição literária?”; “Como identificar seu próprio estilo de escrita?”. Desenvolvimento de pequeno texto (dois parágrafos) sobre o tema “Um cão com uma lata amarrada no rabo”. Leitura e análise do conto de mesmo nome de Machado de Assis – contextualização autor e obra (estilo e características, por exemplo) - Lição de Casa, Caderno do Aluno, p. 11-12. Desenvolvimento, em duplas, da atividade proposta – “Estilos Contemporâneos de Escrita” (Caderno do Aluno, p. 13).

Produzindo: Elaboração de crônica ou poema baseado na atividade “Estilos Contemporâneos de Escrita” (Caderno do Aluno, p. 13). Socialização.  

---

---

--- 

6

“O ESTILO QUE CRITICA O MUNDO”

Conteúdos/Temas

 interação entre estilo de época, estilo de autor e obra literária; a crítica social na literatura: Os lusíadas, de Luís Vaz de Camões; valor estilístico dos artigos e dos numerais.

Competências/habilidades

distinguir as marcas próprias do texto literário e estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político; compreender a literatura como sistema social em que concretizam valores sociais e humanos atualizáveis e permanentes no patrimônio literário da língua portuguesa; identificar o valor expressivo de artigos e numerais.

Palavras-chave: expectativa, leitura, texto literário, linguagem, crítica.

Resgatando: Apresentação de trecho de “Os Lusíadas” (Luís Vaz de Camões) – Canto IV (estrofe 94: episódio do Velho do Restelo). Análise para identificação das características próprias do estilo do referido texto. Questionamentos – “O texto está escrito em verso ou prosa?”; “É um texto atual ou antigo?”; “Há palavras que dificultam a sua compreensão? Quais?” (Caderno do Aluno, p. 14-16). Pesquisa sobre Vasco da Gama e sua viagem para as Índias (Lição de Casa, Caderno do Aluno, p. 16).

Problematizando: Desenvolvimento das habilidades para compreender o episódio do “Velho do Restelo” (“Os Lusíadas” - Luís Vaz de Camões). Contextualização autor e obra. Apresentação das estrofes 95 e 96 do referido episódio e realização da atividade proposta no Caderno do Aluno, p. 17-18.

Sistematizando: Estudo aprofundado da obra “Os Lusíadas”. Recapitulação do período renascentista e retomada das estrofes lidas – contextualização / atualidade (Caderno do Aluno, p. 18). Análise do valor estilístico e conceito do “artigo” e de “numeral” (Caderno do Aluno, p. 19- 20). Discussão acerca do papel social da literatura e diferenciação entre conto, crônica e tragédia (Caderno do Aluno, p. 20-21).

Produzindo: Elaboração de texto. Escolha de um dos gêneros literários estudados, que contemple características de estilo de época próprias pré-determinadas pela classe (Caderno do Aluno, p. 21-22).

---

---

---

7

“O CORDEL COM A CORDA TODA!”

Conteúdos/Temas

aspectos estruturais do texto literário e a construção de sentido; a crítica social na literatura: a literatura de cordel; valor estilístico dos pronomes.

Competências/habilidades

distinguir as marcas próprias do texto literário e estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua leitura; compreender a literatura como sistema social em que concretizam valores sociais e humanos atualizáveis e permanentes no patrimônio literário da língua portuguesa; identificar o valor expressivo dos pronomes.

Palavras-chave: cordel, estrutura, conteúdo, forma.

Resgatando: Apresentação da música “Asa Branca” (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira). Discussão sobre o tema, identificação da crítica social, semelhanças entre a letra da canção e os trechos de “Os Lusíadas” e a estrutura da música – estrofes e versos. Registro das ideias levantadas (Caderno do Aluno, p. 22-23).

Problematizando: Aprofundamento do estudo da crítica social na literatura, bem como o uso estilístico do artigo e do numeral. Contextualização do período histórico-social dos referidos textos (Caderno do Aluno, p. 24). Apresentação do texto “O Rei dos Cangaceiros” (Antonio Silvino) – exposição do gênero literatura de cordel. Levantamento de ideias acerca da definição e conceitos que norteiam este tipo de texto (Caderno do Aluno, p. 24-25). Contextualização deste tipo de produção textual.

Sistematizando: Conceituação, caracterização e exemplificação de literatura de cordel. Estudo da estrutura – escansão, escansão poética, redondilha maior, redondilha menor, pentassílabos (Caderno do Aluno, p. 26-28). Reflexão sobre a função do pronome no discurso – texto base “A seca do Ceará” (Caderno do Aluno, p. 29-31).

Produzindo: Elaboração de um poema de cordel em duplas ou trios (Caderno do Aluno, p. 32-33).

---

---

---

8

“A ANÁLISE CRÍTICA EM SALA DE AULA”

Conteúdos/Temas

introdução à construção da análise crítica com base em textos literários produzidos pelos alunos; a escrita, o aprendizado de língua portuguesa e o mercado de trabalho.

Competências/habilidades

relacionar estilo à construção do ethos do enunciador; elaborar texto crítico fundamentado de acordo com gênero específico em circulação social; relacionar o aprendizado em língua portuguesa realizado durante o ano com a vida cotidiana, particularmente com o mercado de trabalho.

Palavras-chave: literatura, conceituação, crítica social, resenha crítica.

Resgatando: Apresentação para a classe de resenhas de jornais e revistas, bem como textos de análise crítica de arte. Recapitulação do conceito de resenha. Relação das principais características do gênero pelos alunos – registro na lousa pelo professor. Destaque da importância do enunciador argumentar seu ponto de vista (Caderno do Aluno, p. 34).

Problematizando: Reflexão sobre o gênero resenha – forma, conteúdo e contexto. Análise crítica presente neste tipo de produção e aspectos contextuais próprios da estrutura linguística. Proposição inicial de análise crítica de um dos textos produzidos em sala de aula durante o bimestre (Caderno do Aluno, p. 35-36).  

Sistematizando: Utilização de anúncios publicitários de jornais e revistas para discussão acerca da importância de escrever bem para se inserir no mercado de trabalho. Reflexão, autoavaliação e expectativas para o próximo ano (Caderno do Aluno, p. 36-37). Recapitulação gramatical (Caderno do Aluno, p. 39).  

Produzindo: Elaboração de projeto de texto de análise crítica e construção de texto (Caderno do Aluno, p. 37-39).

---

---

---

EM DESENVOLVIMENTO pelos Professores Coordenadores da Oficina Pedagógica: João Mário Santana e Luciene de Souza.

ATUALIZADO EM 05 / 12 / 2014.

CEDIDO PELOS AUTORES PARA USO EXCLUSIVAMENTE DIDÁTICO SOB RESPONSABILIDADE DOS GESTORES ESCOLARES NAS ESCOLAS ESTADUAIS JURISDICIONADAS À DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO SÃO VICENTE - PROIBIDA A REPRODUÇÃO FORA DA JURISDIÇÃO OU PARA FINS COMERCIAIS E/OU ACADÊMICOS.