Published using Google Docs
Ativ1_2_sirlene.doc
Updated automatically every 5 minutes

QUEM SOU COMO PROFESSOR, COMO APRENDIZ?

É complexo ser professor no contexto atual, onde devemos ter domínio do conteúdo de sua área; entender os processos de aprendizagem dos alunos; saber ensinar, criando situações que levem o aluno a encontrar sentido para aquilo que está aprendendo; conhecer e saber usar as tecnologias disponíveis no sistema escolar; entender as implicações do uso das tecnologias e mídias nos processos de ensino e de aprendizagem. 

O professor que ensina e o aluno que aprende já não deveria existir mais, nós educadores temos que assumir a função de mediador, organizador do conhecimento, compreendendo-se como aprendiz sempre, pois como já vimos não existe verdade acabada.

Posso dizer que como educadora sou aprendiz e como aprendiz sou educadora. Estou sempre participando de cursos de  formação, estudando, lendo, me atualizando de modo geral. Dependo disso para continuar a desempenhar minhas atribuições como supervisora escolar.

Na minha realidade profissional, observo que os professores dominam uma parcela destas exigências (se posso dizer assim). Sabemos que o ensino-aprendizagem requer uma nova postura do professor com aulas mais dinâmicas, metodologias inodoras, utilização dos recursos tecnológicos que ajudaram no interesse e motivação dos alunos nas aulas.