COLEGIO ESTADUAL PROF. ANALICIA CECILIA BARBOSA DA SILVA

AMORINOPOLIS –GO

PROJETO

TRABALHO  PREVENTIVO

Eurípedes Imbaé da Silva

Fevereiro 2011

IDENTIFICAÇÃO

PROJETO:

ELABORAÇÃO DO PROJETO

PROMOÇÃO:

PARCERIA :

APRESENTAÇÃO

        Nas ultimas décadas  existe uma grande preocupação  com a saúde  de nossa sociedade, que cada vez mais vem agravando por causa do sedentarismo, tendo como conseqüência um grande crescimento  das doenças  crônicas.

Como a idéia é tentar mudar o mal habito da sociedade, o melhor é educar e motivar as crianças, aquela que será adulto um dia, e quem recebe a criança em suas mãos e pode começar  a reverter hábitos de sedentarismo, é a escola, e essa responsabilidade pode ser atribuída em grande parte ao profissional de Educação Fisica.

Daí o motivo de realizar esse projeto preventivo, onde, a partir da realização do mesmo o professor passa conhecer melhor sua clientela e  poderá atende-los de acordo com a necessidade e limitação de cada um.

E pensando nisso a o Colégio Estadual Professora Analicia Cecília  através do professor de educação Física buscou parceria com Secretaria de Saúde promovendo os exames médicos  na unidade escolar com a participação ativa dos pais, onde pode ser detectado vários problemas de saúde nos alunos e que pais ate então  não tinham conhecimento.

Avaliar a criança ou o adolescente é de fundamental importância para a identificação de alguma anormalidade no seu desenvolvimento neuropsicomotor, todavia, a intervenção de um profissional específico, em data única, não será suficiente para atender as necessidades cabíveis a esse contexto.

A avaliação nessa faixa etária não é o caso da presença de um quadro patológico ou um sinal/sintoma freqüente ou permanente, único, e sim atitudes, hábitos, sociabilização e outros fatores circundantes do ser humano em seu meio ambiente.

Avaliações periódicas e nos mais abrangentes aspectos são necessárias para podermos minimizar a ocorrência de uma identificação tardia de algum tipo de desordem no desenvolvimento humano de uma criança; algumas das características manifestadas por elas que as diferenciam das demais podem tanto ser qualidades ou habilidades relacionadas à individualidade biológica ou pode ser o início da manifestação de maiores proporções na vida adulta.

Uma das avaliações é a avaliação física, através de dados colhidos por esta, poderemos estabelecer a presença da normalidade ou não da curva de crescimento, estado nutricional e outros.

A escola, considerada por muitos como a “segunda casa” permite que a criança ou o adolescente seja assistido por diversos profissionais de cunho educacional, porém, muitas vezes na formação desses profissionais constitui o entendimento de alguns sinais e sintomas que são pertinentes de atenção e quando encontrados são instruídos a encaminhá-los ao profissional correto.

O dinamismo do ambiente escolar proporciona aos profissionais constituintes da mesma, assistirem seus alunos por tempo diário expressivo, a equipe pedagógica também é de significância devido ao fato de não ser um, mas sim, vários profissionais a visualizá-los nas mais diversas ações e situações, muitos delas, não reproduzíveis em casa ou na presença dos pais.

OBJETIVO GERAL

        

OBJETIVOS  ESPECIFICOS

DESENVOLVIMETO

RECURSOS

01 -  Medica

01  - Enfermeira

01  - Balança eletrônica

Professor, coordenadores, diretor,  Vice Diretora, bibliotecárias


AVALIAÇÃO    

 

        Nos dias de hoje, não é possível a prescrição de exercícios físicos sem um conhecimento  prévio do praticante, tanto no aspecto morfológico quanto em aspectos funcionais. Sendo assim, será avaliado de forma progressiva  todos os aspectos.