HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO FISÍCA
O homem primitivo já praticava Educação Física, pois no seu dia a dia praticava a caça, a pesca, a luta no seu meio ambiente e nas danças e ritmos em homenagem aos deuses, tais exercícios eram úteis e permitiam-lhe satisfazer suas principais necessidades em relação a natureza e a outros homens.
Existem provas de que os jogos já eram praticados na pré-história.
Conforme o ser humano se desenvolvia seus hábitos também foram sendo alterados e a utilização de seu corpo também se modificou devido ao seu novo meio de convivência.
► OS CHINESES: são os povos mais antigos e em 3.000 A.C, já possuíam uma educação organizada. A Educação Física para eles era muito importante, criaram o Kung Fu, praticado pela seita Tao-Tsé. Era uma ginástica terapêutica que utilizava exercícios de acordo com a doença a ser tratada. Além da pratica física existia também o aspecto religiosos que tratava as doenças do corpo e da alma.
► A ÍNDIA: a nação que atingiu o maior grau de elevação espiritual do mundo. Os hindus criaram a Yoga através de ginástica de posições, a Hatha-Yoga com a respiração adequada é uma doutrina que busca a integração com a essência divina.
► OS EGÍPICIOS: praticavam a natação, o remo, a navegação, a caça, a ginástica rítmica, a dança, o manejo do arco e flecha, a corrida de carros de guerra, o arremesso de lança, a esgrima com bastão, corridas de velocidade e resistência.
► A GRÉCIA: o nome ginástica se originou na Grécia, visava o aperfeiçoamento físico, a beleza e a harmonia de formas, por meio de exercícios e jogos praticados nos ginásios. Também criaram os Jogos Olímpicos que eram realizados de 04 em 04 anos em Olímpia, em homenagem aos deuses gregos e para reunir de forma pacífica o povo que vivia em guerra.
Para as mulheres, existiam ginásios especiais para a pratica da ginástica as preferidas eram corridas e danças.
Dois grupos lideravam o povo grego: os Dórios em Esparta e os Jônios em Atenas.
· OS ESPARTANOS: eram rudes, fortes e belicosos. A pátria estava acima de tudo. Sua educação era a de formar soldados. Crianças até 07 anos ficavam com as mães, depois eram entregues ao Estados, onde com outras crianças viviam em regime de exercícios violentos e em função da vida militar. As meninas lutavam como qualquer homem, tinham que ser saudáveis para gerar filhos saudáveis. A pátria estava acima do amor maternal. A educação dessas crianças era quase que exclusivamente de Educação Física.
· ATENAS: até os 07 anos os meninos iam a escola onde aprendiam as letras, canto e musica. Após os 12 anos os estudos se aprofundavam e a ginástica era cada vez mais dura. Dedicavam-se ao Atletismo e recebiam treinamento militar. Buscavam a formação integral da pessoa: alma, corpo e mente. As meninas eram educadas pela mãe e sua educação era unicamente para o lar.
► OS ROMANOS: quando conquistaram a Grécia tinham outra visão em relação a prática de exercícios físicos, cujo objetivo era preparar os indivíduos para a guerra, era estritamente militar não tinham nenhuma finalidade moral ou estética. Os jogos romanos eram sanguinários, com lutas corporais (gladiadores) e condenação as feras que entusiasmavam as platéias presentes.
Com a queda do Império Romano começa a Idade Média (395 - 1453) onde a igreja combatia o corpo requerendo atenção para parte espiritual. Isso só se modificou com o aparecimento da Cavalaria e das Cruzadas.
Surgem os feudos onde um senhor de terra comandava outros senhores de terra menos poderosos. Eram chamados de “servos”. Um feudo tina um castelo com terras cultivadas pelos servos que davam parte do cultivo para o senhor.nos feudos as atividades físicas eram a caça, a pesca, dança, jogos infantis e populares: Populares: soule ancestral do futebol, porém a preferência eram por jogos coletivos.
A cavalaria era quase sempre composta pela nobreza e tinham a finalidade de proteger os senhores de terra. Eles recebiam uma educação voltada exclusivamente para o físico.
O esporte praticado por eles eram as justas e os torneios. As justas era uma luta entre dois cavaleiros que se digladiavam vestidos de armaduras que com uma lança e espada tentavam derrubar o adversário do cavalo. No início não havia regras o que levavam muitos a morte, depois surgiram regras simples onde bastava derrubar o cavaleiro ou quebrar a própria lança no impacto contra o adversário. Os torneios eram iguais às justas, mas sem equipes.
► RENASCIMENTO: do século XIV a XVI. Acaba-se as limitações impostas ao corpo e ao espírito é o redescobrimento da individualidade do ser humano e da importância da Educação Física na formação integral do homem, ou seja, recupera-se a concepção dos gregos de uma educação voltada para o homem de forma integral:”físico, intelectual e a moral”, recupera-se o valor da Educação Física ela volta a fazer parte do currículo educacional, mas voltada apenas para a burguesia.
Em 1774 na Alemanha surge a primeira escola onde a ginástica e as demais disciplinas tinham a mesma importância, fundada por Johann Bernhard Basedow
EDUCAÇÃO FISÍCA NO BRASIL
No Brasil colônia apenas os índios praticavam a Educação Física através de sua vida natural e livre: nadavam, pescavam, lançavam, corriam, saltavam e realizavam outros movimentos.
Durante a escravidão surge a capoeira trazida pelos negros uma mistura de dança, jogo e competição demonstrava o sentimento de emoção e saudades de um povo.
A elite dominante dividia o trabalho em manual e intelectual. Por esse motivo houve resistência para incluir a ginástica nas escolas por se assemelhar ao trabalho escravo que era manual.
Dois documentos nortearam o principio da educação Física. O primeiro em 1810 a Carta Régia que introduzia a ginástica alemã (tentativa de equipar o intelecto e o físico do homem) na academia Real Militar, surge assim a função higienista, pois era importante o homem ser: forte, sadio, robusto com condutas morais e intelectuais para o desenvolvimento do Brasil.
Em 1828 o primeiro livro brasileiro sobre Educação Física é publicado “Tratado de Educação Física: Moral dos Meninos” escrito por Joaquim Jerônimo Serpa, que englobava a saúde do corpo e a cultura do espírito.
Em 1851 a Reforma Couto Feraz torna obrigatório a Educação Física nas escolas do município da corte. Pais se revoltaram, pois não tinham caráter intelectual, em relação aos meninos foram mais tolerantes por se associar a pratica militar, quanto as meninas estas foram proibidas pelos pais de praticarem a Educação Física.
Em 1867 surge “Estatutos Higiênicos sobre Educação Física, Intelectual e Moral do Soldado” escrito pelo Dr. Eduardo Pereira de Abreu onde colocava o valor da educação Física para o soldado tratando do aspexercicios sobre o moral das tropas.
Um segundo documento foi o parecer de Rui Barbosa em 1882 sobre a “Reforma do Ensino Primário”, onde ele coloca a Educação Física como elemento indispensável a formação integral da juventude e mostra a evolução da Educação Física nos países mais avançados do mundo, defendendo a Educação Física como elemento de formação intelectual, moral e espiritual da juventude.
► BRASIL REPUBLICA: em uma 1ª fase encontramos o Ginásio Nacional com pratica de tiro ao alvo, ginástica, saltos, excursões, peteca, futebol, cricket, tênis, corridas etc.
Em 1891, é fundada a ACM do Rio de Janeiro assim como os Estados Unidos (EUA) deu grande contribuição aos desportos.
No inicio do século a Educação Física ainda com o nome de ginástica foi incluída nos Estados da BA, CE, MG, PE, SP, e DF, nessa época a educação brasileira sofria forte influencia do movimento escolanovista que evidenciou a importância da Educação Física no desenvolvimento integral do ser humano.
Em 1929 houve a III Conferencia de Educação, onde foi discutido métodos, praticas e problemas do ensino de Educação Física.
Nessa época a Educação Física era baseada no método Europeu: sueco, alemão e francês, que se firmavam em princípios biológicos. Faziam parte de um movimento mais amplo, de natureza cultural, política e cientifica, conhecido como Movimento Ginástico Europeu, foi a primeira sistematização cientifica da Educação Física no Ocidente.
No período pré-guerra (1930) as exigências continuavam sendo de corpos atléticos e disciplinados, pois precisava garantir a defesa da pátria. Isso se deve as ideologias nazistas e facistas que buscavam a associação de eugenização da raça a Educação Física.
O exercito passou a ser a principal instituição a comandar um movimento em prol do ideal da Educação Física que mesclava os objetivos patrióticos e de preparação pré-militar. O discurso eugênico logo cedeu lugar aos objetivos higiênicos e de prevenção de doenças , fáceis de serem trabalhados dentro do contexto educacional.
Após a revolução de 30 em 1931 a Reforma Francisco Campos torna obrigatório o ensino de Educação Física no ensino secundário. Surgem as primeiras escolas superiores de Educação Física. Getulio Vargas cria o Estado Novo e a Constituição outorgada é a 1ª a ter a Educação Física inserida em seu contexto (1937), havia também um artigo onde citava o adestramento físico como maneira de preparar a juventude para a defesa da nação e para o cumprimento dos deveres com a economia.
Obs. A finalidade higienista durou muito, pois as instituições militares, religiosas e educadores da Escola Nova e o Estado compartilhavam de seus ideais e a inclusão da Educação Física nos currículos não eram garantidos, pois embora estivesse na lei havia a falta de recursos humanos e pessoas capacitadas para o trabalho com os alunos.
A Educação Física nos anos 30 ganhou novas atribuições: fortalecer o trabalhador, melhorando sua capacidade produtiva, desenvolver o espírito de cooperação em beneficio a coletividade.
Após a II Guerra Mundial e a queda de Getúlio Vargas o povo cansado da opressão, deixou de lado os desfiles, paradas, demonstrações de ginástica, disciplina, etc. o escolanovismo buscava estimular o interesse do aluno e a sua auto-realização.
Em 1961 com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação ficou determinado a obrigatoriedade da Educação Física para o ensino primário e médio. A partir daí o esporte passou a ocupar mais espaço nas aulas de Educação Física. Esse processo de esportivização da Educação Física escolar tem inicio com o Método Desportivo Generalizado (uma contraposição aos antigos métodos de ginástica tradicional e uma tentativa de incorporar o esporte (prática independente) aos objetivos e práticas pedagógicas), a Educação Física Escolar desvinculou-se do caráter militar e político.
Em 1964 a educação sofre influencias da tendência tecnicista e a Educação Física com a lei 5692 de 1971 é considerada uma atividade pratica voltada para o desempenho técnico e físico do aluno.
● DITADURA MILITAR: (1970) o governo investiu na Educação Física em função de diretrizes pautadas no nacionalismo, na integração nacional (entre estados) e na segurança nacional, tanto na formação de um exercito composto por uma juventude forte e saudável, como na tentativa de desmobilização das forças políticas oposicionistas. As atividades esportivas também foram vistas como fatores que poderiam colaborar na melhoria da força do trabalho para o “milagre econômico brasileiro”, vinculo entre esporte e nacionalismo (copa de 70).
Nesta época o ensino foi privatizado e surge inúmeras instituições universitárias onde favoreceu a expansão da Educação Física, pórem a qualidade do ensino foi comprometido, pois profissionais influenciados pela política educacional vigente totalmente autoritários tinham forte tendência em valorizar o rendimento físico a perfeição e o domínio dos movimentos adquiridos através da aplicação de métodos rígidos de automatização e adestramento para atingir a melhor performance esportiva.
Em 1971 com o decreto 69.450 considerou-se a Educação Física como “atividade que por seus meios, processos e técnicas, desenvolve e aprimora forças físicas, morais, cívicas, psíquicas e sociais do educando. Porém manteve-se a ênfase na aptidão física tanto na organização de atividades quanto no controle e avaliação.
A iniciação a partir da 5ª serie um dos eixos fundamentais de ensino, buscava novos talentos para participarem de competições internacionais representando a pátria. O modelo Piramidal norteou as diretrizes políticas para a Educação Física: Educação Física Escolar, melhoria da aptidão física da população urbana e o empreendimento da iniciativa privada para se descobrir na massa indivíduos aptos para competirem dentro e fora do país (desporto de elite).
● 1980: nessa época esses efeitos começaram a ser sentidos o Brasil não se tornou uma nação olímpica e a competição esportiva da elite não aumentou o número de praticantes de atividades físicas. Iniciou-se uma crise de identidade e no próprio discurso da Educação Física que originou mudanças nas políticas educacionais. A Educação Física escolar que estava voltada para o ensino de 5ª a 8ª serie passou a priorizar o ensino de 1ª a 4ª serie e o pré-escolar. O foco passou a ser o desenvolvimento psicomotor do aluno, tirando da escola a função de promover os esportes de alto rendimento.
Surgiram então as novas tendências da Educação Física, criou-se os primeiros cursos de pós-graduação em Educação Física, professores doutorados retornaram para o Brasil, inúmeros livros e revistas foram publicados, aumentou-se o número de congressos e outros eventos dessa natureza.
A relação entre Educação Física e sociedade passaram a ser discutidas sobre influencia de teorias criticas da educação, também seu papel e dimensão política.
Ocorreu uma mudança onde se ampliou à visão de uma área biológica reavaliando as dimensões psicológicas, sociais, cognitivas e afetivas, concebendo o aluno como ser humano integral. No segundo momento se concentraram em objetivos educacionais mais amplos não apenas voltados para a formação de um físico que pudesse sustentar a atividade intelectual, mas conteúdos diversificados, não só baseados em exercícios e esportes pedagógicos apenas voltados para o adestramento.
Atualmente no Brasil existem algumas abordagens para a Educação Física escolar que resultam de diferentes teorias psicológicas, sociológicas e concepções filosóficas. Que tem ampliado os campos de ação e reflexão para a área e aproximando as ciências humanas e embora tenham pontos divergentes ambas buscam uma Educação Física que articule as múltiplas dimensões do ser humano.
Embora ainda nas escolas a Educação Física seja ainda tratada como “marginal” como em horários fora do período de aula ou em relação à avaliação, planejamento e discussão do trabalho. O que faz com que muitos professores se isolem da equipe pedagógica. Esse professor é referencia para seus alunos, pois a Educação Física propicia uma experiência de aprendizagem onde envolve os aspectos afetivos, sociais, éticos e de sexualidade isso faz com que esse professor tenha um vasto conhecimento de seus alunos, por isso é necessário a integração.
Com a lei de Diretrizes e Bases de 20-12-1996 a Educação Física assume seu papel e é reconhecida com componente curricular onde dever ser aplicada no ensino noturno e de 1ª a 4ª série.
O PPP deve ter a preocupação de não marginalizar a Educação Física.
Responda:
1- Como o homem primitivo praticava a Educação Física?
2- Descreva como era a Educação Física na:
a) China:
b) India:
c) Egito:
d) Grecia:
e) Roma:
3) Quais povos lideram o povo grego?
4) |Como era a Educação Física para os espartanos?
5) Como era a Educação Física para os Atenienses?
6) Com a queda do império romano começa a idade media o que a igreja combatia?
7) Como era a atividade física nos feudos?
8) Para quem era destinada a cavalaria? E quais esportes eram praticados?
9) Como era a Educação Física durante o renascimento?
10) O que acontece na Alemanha durante o ano de 1774?
11) Como era a Educação Física no Brasil colônia?
12) Durante a escravidão como era a Educação Física?
13) Qual o primeiro documento que norteou a Educação Física no Brasil? E sobre o que se tratava?
14) Sobre o que se trata a Reforma Couto Ferraz?
15) Sobre o que se tratava os Estatutos Higiênicos sobre Educação Física, Intelectual e Moral do Soldado?
16) Qual o segundo documento que norteou a Educação Física no Brasil? E sobre o que se tratava?
17) Descreva a Educação Física no Brasil Republica?
18) Como ficou a Educação Física no período pré-guerra?
19) Após a revolução de 30 como ficou a Educação Física?
20) Após a 2º Guerra Mundial como ficou a Educação Física?
21) Durante a Ditadura Militar como ficou a Educação Física?
22) O que o decreto 69.450 de 1971 fala sobre a Educação Física?
23) No ano de 1980 o que a Educação Física passa a priorizar?
24) O que as novas tendências mudam no contexto da Educação Física?
25) O que a Educação Física propicia?