Disciplina:Arte

Série/Ano: 7º série / 8º ano do ensino fundamental

Vol/Bim:3

CADERNO DO ALUNO

Situação de Aprendizagem (Número/título)

Sequência Didática

Recursos audiovisuais e/ou de TIs  sugeridos no caderno

Recursos audiovisuais e/ou de TIs sugeridos pelo PCOP

Interfaces interdisciplinares / Temas trasnsversais

Tema – O suporte como Matéria da Arte e sua Ruptura

Sondagem-quais são os temas com que os alunos criam seus desenhos.Temática: uma fotografia imaginária.É pela forma que o conteúdo se mostra. Registro no caderno o que entendeu da conversa. Competência identificar temáticas em obras de arte por meio da relação entre forma e conteúdo.

Imagens do caderno-

L.P.

Sit  1 Música

Transformar elementos visuais em sonoros -melodia da montanha. Apreciação: como se lê esta imagem.  Registrar as sonoridades não convencionais. Registro no caderno o que ficou da conversa. Ação expressiva: criar melodia de acordo com o procedimento de Villa-Lobos (escolher um contorno). Pesquisa em grupo –compositores que fazem música a partir de observações, sentimentos e movimentos cotidianos. Registrar no caderno.

Imagens do caderno, DVD-A Odisséia Musical de Gilberto Mendes .DVD Roda Viva da série Chico Buarque Especial.

L.P.

Sit 2 Dança

Sondagem : perguntar se viram filmes biográficos  para investigação sobre forma –conteúdo. Apreciação-poética da correspondência, observar imagens do caderno para criar questões sobre qual gesto sugere correspondência e que pode ser transformado em coreografia . Registrar no caderno.  Ação expressiva:  em grupo criar gestos que representem idéias, temas  EM movimento, DE movimento, COM movimento e das  idéias  - tema à composição cênica DE passos  em  dança,  depois de observar as imagens do caderno. Registrar no caderno as dificuldades e gestos que mais se identificam e o por quê e as sensações de dançar.

Imagens do caderno Sayonara Pereira e Simone Rorato. Briefwechsel, 200. Essen. CD Educação em Arte-música

CDs sugeridos pelos alunos.

Ed.Física

Sit. 3 Arte Visual

Apreciação: observar imagens do caderno- o título sugere o entendimento da obra?  A escolha do artista ajuda a leitura que se faz da obra? Registrar no caderno. Ação expressiva, cada aluno criar um trabalho a partir das reflexões do cotidiano, as temáticas comuns podem agregar grupos revelando modos diferentes de compor as relações forma-conteúdo. Registrar no caderno.Competência - perceber maneiras diferentes de compor, temáticas e poéticas de cada um.

Ernesto Neto Com o corpo com templo o  tempo, 2002 Poliamido, polistireno, arroz, pedras e lavanda. Rosana Paulino, Bastidores(detalhe), 1997. Xerox . José Rufino, Plasmatio, 2002. Instalação. Móveis e caixas de madeira, têmpera. Nelson Leiner. A lot (e), 2006, Installçao sobre papel, madeira, borracha, tecido, plástico, metal, gesso e lã sobre bases de fórmica. Eugène Delacroix, Liberdade guiando o povo, 1830. Óleo sobre tela-Louvre. Anish Kapoor. Coud gate, 2004, 110 toneladas de ao inoxidável . Chicago.

Coli, Jorge. A Alegoria da Liberdade. IN Cardoso, Sergio ET AL. Os Sentidos da Paixão. São Paulo;  Companhia das Letras, 1987. P. 377-415.

L.P.

Sit 4 Teatro

Sondagem- pesquisa em grupo, sobre experimentação cênica siga o seguidor e Imagem -corpo de animais. Apreciação como se entende as imagens do caderno com a temática gula, comparar as 2 imagens. Registrar no caderno. Ação expressiva criar e discutir uma construção gestual (composição corporal) com temática gula baseado nas obras de Bosch e Frans Hals. Registro no caderno as impressões da improvisação.

Imagens do caderno: Hieronymus Bosch. Mesa dos Pecados capitais, séc XV. Óleo sobre madeira.

Frans Hals Banquete dos Oficiais de são Jorge, 1616. Óleo sobre tela -

Civita, Victor. Arte no Brasil.São Paulo: Nova Cultural, 1986.

http://vanrossi.blogspot.com/2009_07_01_archive.html

http://lailartpb.blogspot.com/2011/04/historia-da-arte-frans-hals.html

L.P.

 Nutrição Estética

Observar as imagens do caderno e ouvir as sonoridades e depois registrar no caderno as temáticas do bimestre e desenhar como se fossem ilhas.

Gombrich, E.H. A História da Arte, Rio de Janeiro: LTC, 1999

História.

Sit. 5 Conexões entre territórios de forma-conteúdo e de Processo de Criação

Como nascem as idéias e como elas vão se transformando ao longo do processo. O que percebeu das poéticas. Registrar no caderno o que você aprendeu.

www.itaucultural.com.br

L.P.

CEDIDO PELO AUTOR PARA USO EXCLUSIVAMENTE DIDÁTICO SOB RESPONSABILIDADE DOS GESTORES ESCOLARES NAS ESCOLAS ESTADUAIS JURISDICIONADAS À DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO SÃO VICENTE - PROIBIDA A REPRODUÇÃO FORA DA JURISDIÇÃO OU PARA FINS COMERCIAIS E/OU ACADÊMICOS