Published using Google Docs
Recursos Educacionais Abertos: Educação, Cultura e Políticas Públicas
Updated automatically every 5 minutes

Recursos Educacionais Abertos: Educação, Cultura e Políticas Públicas

Coordenação

Débora Sebriam

http://rea.net.br/

http://br.linkedin.com/in/deborasebriam/pt

Debatedores

Alice Maria Costa

Débora Sebriam

Gabriela Dias

Lilian Starobinas

Renata Aquino

Talita Moretto

05/12/2012 - 20h00 (horário de Brasília)

Resumo:

Recursos Educacionais Abertos (REA) são materiais de ensino, aprendizado e pesquisa em qualquer suporte ou mídia que estejam sob domínio público ou licenciados de maneira aberta, permitindo que sejam utilizados ou adaptados por terceiros. Podem incluir cursos completos, partes de cursos, módulos, livros didáticos, artigos de pesquisa, vídeos, testes, software, e qualquer outra ferramenta, material ou técnica, que possa apoiar o acesso ao conhecimento.

Em suma, os REA incentivam e possibilitam a produção aberta, a partilha de conteúdo, a produção colaborativa e o acesso a materiais didáticos. A democratização do conhecimento e ensino, por meio do acesso a REA, principalmente aqueles pagos com recursos públicos, deve ser um direito de todos e dever do Estado, que deve primar pela eficiência do investimento público vindo de impostos pagos pelos contribuintes.

Nossa proposta para o JOVAED é apresentar uma introdução e um panorama geral de REA no Brasil e junto com você e todos que se interessarem, discutir sobre Recursos Educacionais Abertos em diferentes frentes: educação, cultura e políticas públicas.

Traga suas dúvidas e experiências e compartilhe conosco.

Orientações para Inscrição e Participação na Atividade:

Iremos realizar um Google Hangout com transmissão via Youtube. Uma vez iniciado o debate iremos divulgá-lo através dos links das redes sociais do REA Brasil, Twitter e Facebook. Participar é muito simples e não é necessário realizar inscrição prévia. Basta seguir o perfil do Projeto REA Brasil (@reanetbr) no Twitter e/ou participar do grupo REA no Facebook (https://www.facebook.com/groups/reabrasil) para obter o link da transmissão 15 minutos antes do horário previsto. Desde já você pode enviar perguntas usando a tag #reabr ou via Facebook ou se preferir faça a sua pergunta aos debatedores em tempo real durante a transmissão online.

Contato para Dúvidas sobre esta Atividade:

Débora Sebriam - debora@educadigital.org.br


Inscreva-se gratuitamente na Jovaed para receber seu Certificado.