Instruções e Normas

Trabalhos Técnicos – Instrução para elaboração de trabalhos completos

1. Informações gerais

1.1 - Serão aceitas as inscrições de trabalhos técnicos na forma oral e pôster.

1.2 - Os trabalhos técnicos deverão ser inéditos, nacional e internacionalmente, e representar uma contribuição real ao desenvolvimento da Saúde Ambiental.

1.3 - Não serão aceitos relatórios, traduções e nem trabalhos que se traduzam em promoção comercial de determinada marca, produto ou empresa.

1.4 - Uma inscrição permite ao autor inscrever o máximo de 03 trabalhos.

1.5 - Os anais do evento serão fornecidos aos congressistas unicamente em CD's que permitirão a instalação - em discos rígidos de computadores da linha PC - de um programa em ambiente Windows para consulta e impressão. O CD conterá na íntegra de todos os trabalhos que serão apresentados oralmente e também sob a forma de posters que tenham sido enviados dentro do prazo e de acordo com as normas que serão divulgadas neste site posteriormente.

1.6 - É permitida a apresentação de trabalhos por não autores (desde que devidamente autorizado pelos mesmos).

 

2. Inscrição

2.1 - A inscrição de trabalhos técnicos orais ou posters será feita mediante o envio do resumo expandido, via portal do evento, disponível no endereço http://www.ufcg.edu.br/~semsaudeambiental/, até as 23:30h do dia 31 de janeiro de 2012.

2.2 - O envio do arquivo do trabalho deverá ser feito unicamente pelo e-mail do evento: scsaudeambiental@gmail.com. Não serão aceitas inscrições de trabalhos por fax ou correio.

2.3 - Para cada trabalho submetido, deverá haver uma Ficha de Inscrição correspondente. Na Ficha de Inscrição deverá ser transcritos o título completo e definitivo do trabalho e seus autores (limitados ao máximo de cinco) e assinalado o tema em que o artigo se enquadra. Todos os campos da ficha devem ser criteriosamente preenchidos.

2.4 - Não serão aceitas inclusões e/ou exclusões de autores, assim como alterações no título do trabalho após a apresentação do resumo expandido.

 

3. Apresentação dos Resumos Expandidos

3.1 - Só serão aceitos os resumos expandidos que forem enviados no formato “.doc”. Todos os demais formatos de arquivos, inclusive os compactados, serão bloqueados.

3.2 - O resumo expandido deverá ocupar no mínimo três e no máximo cinco laudas, de até 35 linhas cada uma. A formatação é livre.

3.3 - Poderão ser incluídos figuras, gráficos e ilustrações, desde que o tamanho do arquivo não ultrapasse 2 MB.

3.4 - O resumo expandido deverá conter:

• Título do trabalho (o mesmo assinalado na ficha de inscrição)

• Objetivo do Trabalho

• Metodologia Utilizada

• Resultados Obtidos ou esperados

• Conclusões/Recomendações

• Referencias Bibliográficas (até quatro)

A Comissão de Avaliação analisará os trabalhos segundo esses critérios.

 

4. Avaliação, Seleção e Prazos.

A seleção dos trabalhos orais e posters, feita pelos seus resumos expandidos, será realizada pela Comissão de Avaliação designada pelos membros da Comissão Organizadora.

O número de trabalhos selecionados para apresentação oral no evento condiciona-se a limitações de horário e sessões previstas na programação do mesmo, e é de responsabilidade do Comitê Científico. Por esta razão, trabalhos submetidos por seus autores como orais poderão ser aceitos para apresentação na forma poster. O status do trabalho – oral ou poster - é definitivo, não podendo ser revertido.

A listagem dos trabalhos selecionados será disponibilizada no portal do http://www.ufcg.edu.br/~semsaudeambiental/, até 12 de março de 2012. Esta será a única forma de comunicação sobre a seleção dos trabalhos. O Comitê Científico não faz contato direto com nenhum autor comunicando resultado de avaliação. Desta forma, os autores deverão acessar o portal do evento para conhecer o status do trabalho.

Os autores dos trabalhos selecionados tanto da forma oral quanto poster deverão enviar ao portal do evento, até às 23:50h do dia 19 de março de 2012, a versão completa de seus trabalhos, elaborada de acordo com as instruções que estarão disponíveis junto com a listagem dos aprovados.

Por ocasião do envio da versão completa dos trabalhos orais e posters deverá também ser paga a inscrição no evento de pelo menos um dos autores do trabalho, na categoria “Autor de Trabalho”.

Somente serão incluídos na programação do evento e no CD–ROM com os anais, os trabalhos completos orais e posters que forem enviados ao endereço indicado até 19 de março de 2012 e que vierem acompanhados de pagamento da inscrição no evento de um dos autores.

Os autores que necessitarem de comunicação escrita a respeito da seleção do trabalho encontrarão esta opção também on-line no portal do evento. O trabalho não selecionado não será devolvido ao autor e não constará da programação do evento.

As instruções aqui contidas referem-se aos trabalhos orais e posters, independentemente da forma de apresentação escolhida pelo autor.

Toda correspondência relativa a trabalhos técnicos , bem como solicitação de esclarecimentos, deverá ser encaminhada à Comissão Técnica do evento.

 

5. Temas dos artigos

I – Direito ambiental

II – Educação ambiental

III – História ambiental

IV – Resíduos sólidos

V – Saúde coletiva