Disciplina: QUÍMICA

1ª Série/Ano

Volume 1/1º Bimestre

CADERNO DO ALUNO

Situação de Aprendizagem (Número/título)

Sequência Didática

Recursos audiovisuais e/ou de TIs  sugeridos no caderno

Recursos audiovisuais e/ou de TIs sugeridos pelo PCOP

Interfaces interdisciplinares / Temas trasnsversais

SA 1

PRODUÇÃO E USO DA CAL

(1 aula)

Conteúdos e temas: produção e uso da cal.

Competências e habilidades: ler e compreender as informações referentes à produção da cal, bem como os fatores que nela influem.

Sugestão de estratégias de ensino: levantamento das ideias dos alunos; leitura e discussão do texto e das questões para a interpretação do texto.

Descrição das atividades: Levantamento das ideias dos alunos referentes à produção e uso da cal (as ideias podem ser anotadas no canto da lousa para revisão posterior); leitura (pode ser oral, com a participação de diversos alunos) e discussão do texto e questões em para interpretação do mesmo (pode ser individual ou em duplas); discuta algumas das partes incompreendidas do texto com os alunos (termos técnicos, unidades de medida, etc); incentive os alunos para que expressem suas idéias. As ideias incorretas não devem ser simplesmente rebatidas nem ignoradas, utilize o diálogo.

Site: Associação Brasileira de Produtores de Cal  www.abpc.org.br

SA 2

INTERAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES

(3 aulas)

Conteúdos e temas: interações entre materiais e entre materiais e energia; transformações químicas; evidênciasde transformações químicas.

Competências e habilidades: reconhecer a ocorrência de transformações químicas no dia a dia e no sistema produtivo (produção da cal); empregar corretamente a linguagem científica na descrição de transformações químicas.

Sugestão de estratégias de ensino: levantamento das ideias dos alunos; aula expositiva dialógica; experimento; problemas, questões abertas e questões de classificação.

Descrição das atividades: Levantamento das ideias dos alunos acerca de transformações químicas no dia a dia e sistema produtivo; aula expositiva dialógica (com objetivo principal de formar o conceito de transformação, não apenas classificar fenômenos físicos e químicos); experimento (pode ser demonstrativo); problemas (IMPORTANTE: Os alunos ainda não tiveram oportunidade de conhecer os modelos atômicos. Logo, a definição adotada não pode considerar rearranjo de átomos ou de quebra e formação de ligações); tratar fórmulas e equações químicas como representações químicas das substâncias (apresentá-las sempre acompanhadas dos seus respectivos nomes); questões abertas e de classificação.

Articulação com livro Didático

SA 3

FATORES QUE PODEM SER ANALISADOS NAS TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS

(4 aulas)

Conteúdos e temas: transformações químicas; energia em processos endo/exotérmicos; tempo envolvido nas transformações; revertibilidade de algumas transformações.

Competências e habilidades: reconhecer a importância dos fatores tempo, energia e revertibilidade nas interações e transformações químicas que ocorrem no dia a dia e no sistema produtivo.

Sugestão de estratégias de ensino: levantamento das ideias dos alunos; aula expositiva dialógica; experimento; problemas, questões abertas e questões de classificação.

Descrição das atividades: Levantamento das ideias dos alunos e reconhecimento da importância dos fatores tempo, energia e revertibilidade nas interações e transformações químicas no dia a dia e sistema produtivo; aula expositiva dialógica – retomar a questão do tempo gasto não calcinação do calcário (texto de abertura do bimestre), você pode discutir as ideias apenas no nível macroscópico das transformações químicas; experimento; problemas; questões abertas e de classificação.

SA 4

A PRODUÇÃO DO ÁLCOOL COMBUSTÍVEL E FERRO

(1 aula)

Conteúdos e temas: fermentação alcoólica; siderurgia do ferro; transformações químicas.

Competências e habilidades: reconhecer no sistema produtivo a importância das transformações químicas.

Sugestão de estratégias de ensino: levantamento das ideias dos alunos; leitura e discussão dos textos.

Descrição das atividades: Levantamento das ideias dos alunos sobre a importância das transformações químicas sistema produtivo e também sobre quais materiais industrializados eles consideram importante para sociedade moderna, listando-os na lousa; leitura e discussão de textos sobre: fermentação alcoólica na produção de etanol; produção de ferro nas siderúgicas; deve-se avaliar a participação dos alunos na leitura dos textos e nas respostas às questões.

SA 5

COMO RECONHECER QUE HOUVE UMA TRANSFORMAÇÃO QUÍMICA QUANDO NÃO HÁ EVIDÊNCIAS?

(4 aulas)

Conteúdos e temas: propriedades das substâncias – temperaturas de ebulição e fusão, densidade, solubilidade; importância das propriedades para caracterizar substâncias.

Competências e habilidades: empregar a linguagem química para representar transformações químicas; construir e interpretar tabelas e gráficos com dados de propriedades das substâncias.

Sugestão de estratégias de ensino: levantamento das ideias dos alunos; leitura e discussão do texto e das questões para a interpretação do texto; atividade experimental; uso de objetos de aprendizagem (simulação).

Descrição das atividades: Levantamento das ideias dos alunos sobre propriedades das substâncias (Temperatura de ebulição e fusão, densidade, solubilidade); análise de tabelas; constatação de ocorrência de reação, material de partida (reagente) ≠ de material obtido (produto); caracterização de substâncias puras; aula expositiva dialógica; experimento; construção e interpretação de gráficos e tabelas; utilização de materiais para simulação.

SA 6

NECESSIDADE DE SEPARAR MISTURAS E SUA IMPORTÂNCIA PARA O SISTEMA PRODUTIVO

(3 aulas)

Conteúdos e temas: separação de misturas.

Competências e habilidades: compreender os processos de separação das misturas ferro/escória no alto-forno e água/álcool aplicando as propriedades específicas estudadas na Situação de Aprendizagem 5.

Sugestão de estratégias de ensino: leituras de textos orientadas por perguntas; pesquisa orientada e apresentações.

Descrição das atividades: Leitura e análise de textos sobre os processos de separação das misturas (ferro/escória, álcool/água)- faça perguntas ao longo e ao final dos textos; destacar os processos mais utilizados no dia a dia; propor pesquisa orientada em livros didáticos e/ou construção de tabela  indicando o nome do processo de separação de misturas, a descrição do processo, as propriedades envolvidas e os exemplos de aplicação. (semelhante à da pág. 57 do CP); apresentações.

Articulação com livro Didático

Elaborado em 04 / out / 2010 – Professor Coordenador da Oficina Pedagógica responsável: Gerson Novais Silva

Disciplina: QUÍMICA

1ª Série/Ano

Volume 1/2º Bimestre

CADERNO DO ALUNO

Situação de Aprendizagem (Número/título)

Sequência Didática

Recursos audiovisuais e/ou de TIs  sugeridos no caderno

Recursos audiovisuais e/ou de TIs sugeridos pelo PCOP

Interfaces interdisciplinares / Temas trasnsversais

SA 7

COMBUSTÍVEIS E COMBUSTÃO NO DIA A DIA E NO SISTEMA PRODUTIVO

(4 aulas)

Conteúdos e temas: uso de diferentes combustíveis; caloria; poder calorífico; reação de combustão.

Competências e habilidades: analisar dados referentes às massas e à energia envolvida na queima de combustíveis, estabelecendo relações de proporcionalidade entre essas duas grandezas.

Sugestão de estratégias de ensino: levantamento das ideias dos alunos; exposição dialogada.

Descrição das atividades: Levantamento das ideias que os alunos têm sobre o uso de combustíveis (Sugestão de questões: Vocês conhecem algum combustível? O que são combustíveis? Para que são usados?), as respostas podem ser escritas num canto da lousa; IMPORTANTE: os alunos devem saber que há uma grande diversidade de materiais usados como combustíveis (para a produção de energia térmica e luz); Pode-se retomar as discussões sobre a produção da cal e do ferro (Volume 1); questões envolvendo o cálculo de massa de combustível/ energia liberada em sua combustão - Talvez seja viável uma revisão sobre notação científica; Análise de tabela e comparações do poder calorífico dos combustíveis; pesquisa; definição de combustão e energias envolvidas.

http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc28

Matemática

 Notação Científica

SA 8

RELAÇÕES EM MASSA NAS TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS (TQ): CONSERVAÇÃO E PROPORÇÃO EM MASSA

(5 aulas)

Conteúdos e temas: conservação de massa nas transformações químicas e relações proporcionais entre as massas envolvidas em uma transformação química.

Competências e habilidades: perceber a conservação da massa nas transformações químicas; analisar dados de massas de reagentes e de produtos estabelecendo relações de proporcionalidade entre eles; aplicar os conceitos de conservação e proporção em massa na previsão de quantidades envolvidas nas transformações químicas.

Sugestão de estratégias de ensino: exposição dialogada; experimento demonstrativo; exercícios.

Descrição das atividades: Experimento de queima da palha de aço (pode ser demonstrativo); problematizar as observações dos alunos sobre a combustão do papel e da palha de aço (conservação ou não de massa nas TQ);

Obs.: se optar por não retomar as ideias iniciais dos alunos (Detalhes no CP pág. 75), melhor não fazer o experimento problematizador; experimento de transformações químicas e conservação de massa; questões para análise do experimento – combustão do carvão; aula expositiva dialógica; releitura do experimento de queima da palha de aço, pedindo para que os alunos proponham uma explicação para as observações feitas no experimento (caso tenha sido realizado).

SA 9

IMPLICAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS DA PRODUÇÃO E DO USO DE COMBUSTÍVEIS

(4 aulas)

Conteúdos e temas: problemas sociais e ambientais ligados à produção e ao uso de combustíveis; conceito operacional de ácido e base.

Competências e habilidades: selecionar, organizar, relacionar e interpretar dados e informações apresentados em textos, tabelas e gráficos referentes aos problemas socioambientais provenientes da produção e do uso de combustíveis (chuva ácida e efeito estufa) para tomar decisões e enfrentar situações-problema; relacionar informações obtidas por meio de observações diretas e de textos descritivos para construir argumentações consistentes num debate sobre desenvolvimento tecnológico e impactos socioambientais.

Sugestão de estratégias de ensino: levantamento das ideias dos alunos; leitura de textos; experimentos; debate; exposição dialogada.

Descrição das atividades: Levantamento das ideias dos alunos a respeito da produção e do uso de combustíveis e seus impactos; divisão da turma em grupos para responder algumas questões; avaliação sobre qual foi o entendimento dos alunos sobre o que foi tratado, por meio do preenchimento da tabela (CA, pág. 75); Sugestão de aprofundamento sobre a chuva ácida e o efeito estufa: realização das Folhas de atividade 1 e 2 como Lição de Casa (CA, pp. 76 a 79); retomar a ideia da carbonização da madeira para produção do carvão; experimento demonstrativo e construção do conceito operacional de materiais ácidos, básicos e neutros; sugestão de formação de grupos para realização do experimento (CA, pág 81), preencher tabela com dados obtidos e responder às questões para analisar e sistematizar as observações dos alunos; sugestão de retomada das questões e discussões sobre a chuva ácida e o efeito estufa.

http://homologa.ambiente.sp.gov.br/proclima/default.asp

SA 10

MODELO ATÔMICO DE JOHN DALTON: IDEIAS SOBRE A CONSTITUIÇÃO E A TRANSFORMAÇÃO DA MATÉRIA

(3 aulas)

Conteúdos e temas: modelos explicativos; modelo atômico de Dalton.

Competências e habilidades: interpretar as transformações químicas a partir das ideias de John Dalton sobre a constituição da matéria; compreender modelos e teorias como construções humanas.

Sugestão de estratégias de ensino: simulação de situação: cena de um crime; levantamento das ideias dos alunos; leitura de textos; exposição dialogada.

Descrição das atividades: Apresentação da importância da construção de modelos para explicar fenômenos observados, deixando claro que não são verdades absolutas. Sugestão de uma atividade chamada “Cena de um crime” (CP, pág. 108), para demonstrar como podem ser criadas as teorias. Leitura do texto e questões para avaliar o entendimento do mesmo; quando do modelo de Dalton, sabia-se que a massa se conservava numa transformação química (a ideia de que os átomos dos reagentes não são destruídos, eles recombinam-se para formar os produtos - explica a conservação da massa). A ideia de Proust - há uma proporção determinada entre as massas dos elementos químicos que compõem cada substância pode ser compreendida com base no modelo de Dalton; Sugere-se a realização da Lição de Casa (CA, pá. 90).

CEDIDO PELO AUTOR PARA USO EXCLUSIVAMENTE DIDÁTICO SOB RESPONSABILIDADE DOS GESTORES ESCOLARES NAS ESCOLAS ESTADUAIS JURISDICIONADAS À DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO SÃO VICENTE

PROIBIDA A REPRODUÇÃO FORA DA JURISDIÇÃO OU PARA FINS COMERCIAIS E/OU ACADÊMICOS

EM DESENVOLVIMENTO POR GERSON NOVAIS SILVA