Published using Google Docs
HISTÓRIA - Sempre atento.docx
Updated automatically every 5 minutes

Sempre atento


Lucas foi chamar a turma para jogar bola, passou na casa de todos e marcou o jogo para as três horas. Como não tinha o que fazer, resolveu passar na casa de Felipe.

Quando chegou , vou que André também estava lá, e ficou muito contente. Lucas gostava muito de André, admirava sua tranqüilidade, sua facilidade em fazer amigos, parecia estar sempre em paz, até os animais pareciam gostar muito dele. Já Lucas não tinha muitos amigos, gostaria de ser igual ao André.

- Olá, Felipe! Olá, Andre! Marquei um jogo de futebol para as três horas, vocês querem jogar?

- Claro, já cansamos de jogar vídeo game.

E assim, os três foram para a praça, eles foram puxando as folhas das plantinhas que encontravam ao alcance de suas mãos.

Ao virarem a esquina, deram de cara com um gato, que assustaram com gritos.

André agüentou por algum tempo estas “artes” de seus colegas, até que não suportou mais e resolveu ter uma conversa com os dois. Depois pensou bem e resolveu esperar uma hora apropriada.

André ficou surpreso quando Lucas, que era tão calado, resolveu lhe perguntar:

- André, gosto muito de você, eu o admiro e gostaria de saber como faz para ter tantos amigos, para estar sempre bem com todos.

- Ora Lucas, agradeço, mas não sei se mereço sua admiração. Todos nós temos talento e inteligência, é um presente de Deus para nós, basta sabermos usá-los. Por exemplo, acho que da nossa turma é você quem tem mais habilidades com a bola, você joga muito bem!

- Ora, obrigado André!

- Como você faz para armar aquelas jogadas tão bonitas?

- Ah! Isso é fácil! Eu fico atento, presto muito atenção nos jogadores, na bola. Eu me acostumei a calcular bem depressa onde jogar a bola, para marcar um gol.

- Certo, posso aplicar esta mesma resposta a sua pergunta.

- Como assim?

- É fácil! Meu pai me disse que em nossa vida, precisamos prestar muita atenção às pessoas que estão a nossa volta e não desperdiçar a oportunidade de ser útil, de fazer o bem; devemos estar atentos e pensar bem antes de agir, para não prejudicarmos ninguém. Assim como você pensa rápido para fazer gol, deve aprender a pensar rápido também para fazer o bem, e através do amor, conquistar novos amigos.

- Nunca tinha pensado assim; você é mesmo muito inteligente, André!

- Inteligente todos somos Lucas, apenas precisamos aprender utilizar nossa Inteligência para ajudar todos à nossa volta, inclusive respeitar a natureza e os animais.

Lucas lembrou das travessuras que havia aprontado e envergonhou-se.

Com isso, Lucas aprendeu com André que devemos estar sempre atentos e vigilantes, não perder oportunidades de fazer o bem e de crescer.

Texto do livro: Brincando e aprendendo o Espiritismo – Volume 1 – Cap12