Publicada con documentos de Google
ativ_1_1rosane.rtf
Actualizado automáticamente cada 5 minutos

A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informações em conhecimento.

Atividade 1-1-Rosane Pigozzo

      A sociedade atual exige cada vez mais conhecimento do ser humano. Por isso vivemos um paradoxo do ponto de vista da aprendizagem.

      Enquanto a aprendizagem formal prolonga cada vez mais o tempo dedicado a aprender, os alunos estão cada vez menos preparados.

      Esta demanda de aprendizagem, vem exigindo que cada vez mais pessoas aprendam mais, como também de maneiras diferentes e de uma nova forma de aprender.

      A imprensa e as tecnologias da informação têm criado novas formas de distribuir conhecimento, tornando necessário novas formas de alfabetização, requerendo do aprendiz novas competências cognitivas.

      Isto faz com que a escola deixe de ser a fonte principal de conhecimento. É preciso formar alunos para terem acesso às informações e darem sentido a elas, permitindo desentranhar e ordenar as informações, assimilando-as criticamente.

     Desta forma o saber e o ponto de vista absoluto estão defasados.

     Devemos repensar nova cultura da aprendizagem. Onde possamos conviver com a diversidade de perspectivas, relatividade das teorias, existências de múltiplas interpretações, construindo o próprio ponto de vista.Sendo  a aprendizagem mais flexível, eficaz e autônoma.

     No ritmo em que vivemos, com as mudanças tecnológicas e científicas, não poderemos prever quais os conhecimentos específicos que precisamos dominar para podermos enfrentar as demandas sociais que nos sejam colocadas no futuro.

     A meta essencial desta educação cognitiva é fomentar aos alunos a capacidade de gestão do conhecimento, além da aquisição de conhecimentos pontuais concretos, além de competências interpessoais, afetivas e sociais, capacitando-os para a aquisição interpretação, análise, compreensão e comunicação das informações.

     Para que isto aconteça é necessário mudar o perfil deo professor e do aluno, revalorizando a importância dos processos de aprendizagem e aquisição das informações.