PROJETO: USO RACIONAL DA ENERGIA ELÉTRICA

Público Alvo: 1º ano do Ensino Médio

Disciplinas envolvidas: Matemática, História, Física.                Professores: Carmem Sperling, Edson Romeu Ferreira, Patrícia Lúcia

Temas transversais: cidadania; educação ambiental no cotidiano; consumo racional, biodiversidade.

INTRODUÇÃO

Não se pode imaginar o mundo hoje sem a eletricidade. A energia elétrica é fundamental no nosso dia-a-dia. Seja no trabalho, em casa, ou no lazer, ela está presente em nossa vida 24 horas, proporcionando conforto, bem-estar e segurança. Mesmo quando estamos dormindo, a geladeira continua funcionando e as ruas continuam iluminadas. Justamente porque a nossa vida depende tanto desse tipo de energia, devemos estar conscientes tanto dos benefícios quanto dos perigos e desperdícios que o uso incorreto pode causar.

Mais de 38 milhões de residências são atendidas por energia elétrica em todo Brasil.

Estima-se que cada consumidor desperdiça cerca de 10% da energia fornecida, seja por hábitos adquiridos ou uso ineficiente dos eletrodomésticos.

A energia elétrica pode ser gerada através de fontes renováveis (a força das águas e dos ventos, o sol), ou não renováveis(combustíveis fósseis e nucleares). No Brasil onde é grande o número de rios, a opção por usinas hidrelétricas é mais utilizada e apenas uma pequena parte é gerada a partir de combustíveis fósseis em usinas termelétricas.

Nossa energia aqui, gerada com óleo combustível por uma termelétrica, tem um custo muito elevado. Por isso, todo o desperdício precisa ser evitado. Combater o desperdício não significa abrir mão do conforto. Pode-se aproveitar todos os benefícios que a energia oferece na medida certa, sem desperdiçar.

Com intuito de promover a utilização dos equipamentos com melhor desempenho e economia de energia, além de estimular uma mudança de hábito por parte dos alunos estarei desenvolvendo junto com os alunos do 1º ano do ensino médio esse projeto denominado: O Uso racional da energia elétrica.

Objetivos

Desenvolvimento do Projeto

ATIVIDADE 01:

Os alunos divididos em grupo realizarão uma pesquisa na sala de tecnologia da escola sobre as fontes de energia, suas vantagens e desvantagens.

Além da pesquisa escrita todas as outras fontes de informações como vídeos, reportagens, entrevistas serão importante na construção do trabalho.

Dentro dos tipos de energia deverá ser pesquisado:

-Definição geral de energia

-Fonte e as transformações

-Custo X benefício

-Danos ao meio ambiente

Grupo 01: Energia hídrica

Grupo 02: Energia térmica

Grupo 03: Energia nuclear

Grupo 04: Energia geotérmica

Grupo 05: Energia eólica

Grupo 06: Energia das marés

Grupo 07: Energia fotovoltaica

Entrega da atividade: Após a pesquisa os alunos iniciarão a montagem do relatório que será entregue somente no final do projeto, essa pesquisa deverá ser salva na pasta do grupo na STE, o documento deverá ser carregado para o Google docs e compartilhado com os professores Carmem, Edson e Patrícia e ainda nesse momento inicial será criado um blog denominado: “O uso racional da energia elétrica” para que lá seja postado o resumo das etapas do trabalho de cada grupo.

ATIVIDADE 2 – Ainda em formato de pesquisa porém agora serão abordados os seguintes temas.

Grupo 01: Hidroelétrica de Belo Monte – danos a biodiversidade – custo da sua construção – capacidade de geração de energia.

Grupo 02: Energia elétrica – Prevenção de acidentes, como se calcula o consumo de energia por aparelho.

Grupo 03: Energia elétrica – Impostos (histórico) sobre o consumo de energia e instalações adequadas .

Grupo 04: Como economizar energia elétrica em sua residência e Consumo dos seguinte eletrodomésticos (Lâmpadas de 40 Watts, 60 Watts, 100 Watts, 120 Watts, ferro elétrico, chuveiro, DVD, geladeira) nas diversas unidades de tempo.

Grupo 05: Porque alguns aparelho são considerados vilões da conta de energia e Consumo dos principais eletrodomésticos (televisão, aparelho de som, computador, forno elétrico, forno micro-ondas, ventilador, ar-condicionado)

Grupo 06: Desmembando e entendendo a conta de energia

Grupo 07: A situação atual e futura da Energia Elétrica no Brasil

Entrega da atividade : A divulgação dessa etapa dar-se-á como no atividade 01. Também será realizada uma apresentação na sala de aula da atividade 01 e 02.

ATIVIDADE 03:

Individualmente os alunos farão um levantamento dos eletrodomésticos existentes na sua residência, Lâmpadas (voltagem), chuveiros, ferro elétrico, refrigeradores, etc.

ATIVIDADE 04:

Solicitar aos alunos que tragam para a escola as quatro últimas contas de energia elétrica de suas residências e fazer o comparativo entre as contas e ainda estarei elaborando situações problemas de função, cálculos de transformação de energia, noções de corrente elétrica e carga elétrica envolvendo as referidas contas e os eletrodomésticos existentes nas residência dos alunos.

A atividade 03 e 04 será individual.

ATIVIDADE 05

Na sala de tecnologia educacional realizar a construção de gráficos no aplicativo excel conforme o consumo de energia nos últimos 4 meses e praticar leituras e interpretação de gráficos.

FECHAMENTO DO TRABALHO

-Dicas de como economizar energia elétrica,

-Uso Racional da Energia Elétrica

-Prevenção de acidentes domésticos

-Aprender a consumir, usufruindo do conforto sem onerar o meio ambiente;

TEMA: O estudante é o disseminador de bons hábitos para a toda família.