Disciplina:

Educação Física

Série/Ano: 8ª série/9ºano

Vol/Bim: 3/3º

CADERNO DO ALUNO

Situação de Aprendizagem (Número/título)

Sequência Didática

Recursos audiovisuais e/ou de TIs  sugeridos no caderno

Recursos audiovisuais e/ou de TIs sugeridos pelo PCOP

Interfaces interdisciplinares / Temas transversais

Tema: Jogo e Esporte: diferenças conceituais e na experiência dos jogadores

1- Experimentando as diferenças entre jogo e esporte

Os alunos deverão identificar as diferenças no espaço, no tempo e nas regras e as semelhanças entre jogo e esporte, além de identificar a diferença de conduta entre o jogador e o atleta. Os alunos deverão vivenciar três diferentes experiências nos jogos de “taco”, “base quatro” e “base quatro com regras fixas). Ao término de cada vivência, os alunos deverão debater sobre a dinâmica de jogo e, assim, identificar elementos e ações que as diferenciem. No final, os alunos deverão elaborar um quadro ilustrativo das diferenças entre jogo e esporte.

Site: http://www.jogos.antigos.nom.br/defaut.asp

Site:

http://www.labrimp.fe.usp.br

Tema: Modalidade “alternativa” ou popular em outros países: beisebol

2- Familiarização com o beisebol

Dividir os alunos em grupos onde, cada grupo ficará responsável por pesquisar diferentes aspectos sobre o beisebol como: história, jogadores mais conhecidos, principais campeonatos, forma de jogar, posições, etc.Cada grupo deverá expor sua pesquisa para os demais grupos.O professor deverá destacar os aspectos mais importantes do processo histórico do beisebol, movimentação dos jogadores,ocupação do espaço e deslocamento dos jogadores, etc. Se for possível, apresentar um vídeo de uma partida oficial de beisebol.

Site: http://www.cbbs.com.br

Tema: Modalidade “alternativa” ou popular em outros países

3- Construção e sistematização do jogo de beisebol

Familiarizar os alunos com os materiais utilizados no beisebol: bola, taco/bastão. Os alunos deverão realizar atividades de rebatida de bola e recepção, individualmente. Em seguida, realizar atividades de movimentação entre os alunos e circulação da bola, passe e recepção de diferentes distâncias, lançamentos, etc. Continuando a atividade com deslocamento individual de defensores e atacantes pelas quatro bases após uma rebatida de bola e após pegar a bola. Em seguida, enfatizar as dinâmicas de defesa e ataque finalizando com o jogo completo, com ações de ataque e defesa, sendo que, na defesa, a intenção é estimular os alunos a vivenciar situações de circulação de bola e criação de linhas de passe em direção às bases e, no ataque, a intenção é estimular o rebatedor e os corredores a se deslocarem no sentido da base principal. Finalizar produzindo situações próximas à situação do jogo realizando jogos reduzidos a partir de composições 3x4, 3x5, 3x6.

Site:

http://www.cbbs.com.br

Tema: Modalidade “alternativa” ou popular em outros países

4- Vamos jogar? O beisebol construído

Os alunos deverão aplicar os princípios técnico-táticos do beisebol em uma partida “oficial” com todas as regras do esporte. Os alunos deverão vivenciar, além do esporte propriamente dito, a arbitragem do jogo e todas as ações necessárias para que o jogo aconteça, como, organização das equipes, determinação das funções de cada jogador, etc. 

EM DESENVOLVIMENTO POR ALESSANDRA HOURNEAUX DE MENDONÇA DA COSTA RODRIGUES

atualizado dia 15/08/2011

CEDIDO PELO AUTOR PARA USO EXCLUSIVAMENTE DIDÁTICO SOB RESPONSABILIDADE DOS GESTORES ESCOLARES NAS ESCOLAS ESTADUAIS JURISDICIONADAS À DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO SÃO VICENTE - PROIBIDA A REPRODUÇÃO FORA DA JURISDIÇÃO OU PARA FINS COMERCIAIS E/OU ACADÊMICOS