Published using Google Docs
02Ts 003 - Comentário
Updated automatically every 5 minutes

Instruções:

1. Em seus comentários, abra parágrafo e coloque seu nome (preferencialmente em negrito) e faça seus comentários abaixo de cada versículo (exemplo em 1Tm 1), seguido da data da sua última modificação, em ordem inversa (ano: 2010, mês: 11, dia: 03), assim se pode facilmente ordenar a data.

1.1. Comentários sobre o “trecho” coloque antes do mesmo, conforme exemplo no início de 1Tm 1 (exemplo em 1Tm 1). Use a cor verde.

2. Não edite ou apague o comentário feito por outro.

3. Os comentários estão em outra cor para facilitar a separação.

4. O texto usado como referência é o da Almeida Revista e Atualizada, caso vá fazer citação de outra versão, simplesmente cole o versículo abaixo do versículo da ARA que aí está (citando de que versão se trata). Como no exemplo (exemplo em 1Tm 1).

5. Abreviações: ARA (Almeida Revista e Atualizada); ARC (Almeida Revista e Corrigida); TB (Tradução Brasileira); NTLH (Nova Tradução na Linguagem de Hoje); BJ (Bíblia de Jerusalém); NIV (Nova Versão Internacional).

6. Comentários de trechos podem ser feitos no fim do comentário versículo a versículo, como exemplo em 1Tm 1 (exemplo em 1Tm 1).

 

Editores deste artigo, até o momento:

JH - Rev. Jarbas Hoffimann

Abreviações:

pp = passagens paralelas.

2Tessaolinicenses 3

 

1 Finalmente, irmãos, orai por nós, para que a palavra do Senhor se propague e seja glorificada, como também está acontecendo entre vós;

JH: O pedido de oração não é simplesmente “orem por nós”, mas para que a tarefa feita “por nós” chegue a efeito. E o propósito é propagar a Palavra do Senhor.

 

2 e para que sejamos livres dos homens perversos e maus; porque a fé não é de todos.

JH: Seguindo o pedido do primeiro versículo, Paulo pede que orem por sua libertação das pessoas más. Pessoas que não têm fé. E hoje em dia convivemos com muitos que não têm fé, ou a tem de forma distorcida.

 

3 Todavia, o Senhor é fiel; ele vos confirmará e guardará do Maligno.

JH: Mesmo que as pessoas sejam infiéis (2Tm 2.13), o Senhor é fiel e protegerá a todos os seus.

 

4 Nós também temos confiança em vós no Senhor, de que não só estais praticando as coisas que vos ordenamos, como também continuareis a fazê-las.

JH: Paulo diz confiar na atitude das pessoas. É preciso lembrar que ele escreve uma carta a pessoas que não está vendo e, das quais, tem alguns testemunhos e sua lembrança prévia Porém, ele espera que eles estejam permanecendo na Palavra. E com essa lembrança, pede que lembrem das coisas que tinha ensinado (ordenado) a eles, para que continuem.

 

5 Ora, o Senhor conduza o vosso coração ao amor de Deus e à constância de Cristo.

JH: Contraponto com o v. 2, do capítulo anterior, Paulo pede que o Senhor dê constância aos Tessalonicenses, pois eles estavam rapidamente (2Ts 2.2) saindo do ensino que tinham para buscar “novidades” extra-Cristo.

 

6 Nós vos ordenamos, irmãos, em nome do Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo irmão que ande desordenadamente e não segundo a tradição que de nós recebestes;

JH: E pedindo a constância o apóstolo alerta para se afastarem dos que se desviaram da fé. Para que esse desvio não se torne comum a todos. Pode-se ver aqui, algo parecido com a excomunhão (Mt 18.15-17) que visa trazer o pecador de volta a Cristo, porém, quando este não quer voltar, é privado da “comunhão”, para não contaminar o resto do corpo.

 

7 pois vós mesmos estais cientes do modo por que vos convém imitar-nos, visto que nunca nos portamos desordenadamente entre vós,

JH: E se resta alguma dúvida do que fazer, Paulo alerta: imintem-nos.

 

8 nem jamais comemos pão à custa de outrem; pelo contrário, em labor e fadiga, de noite e de dia, trabalhamos, a fim de não sermos pesados a nenhum de vós;

JH: Continua mostrando com seu exemplo, o que pode ser feito para o bem comum e para o bem da Palavra. Não procurando se aproveitar dos outros, mas fazendo tudo para o bem de todos.

 

9 não porque não tivéssemos esse direito, mas por termos em vista oferecer-vos exemplo em nós mesmos, para nos imitardes.

JH: Alerta que teria o direito ao “pão”, mas que não o quis para ser exemplo aos demais. Contudo, os pastores que recebem o seu salário pelo trabalho feito, não estão errados em recebe-lo. Ao contrário, são dignos de honorários dobrados os que fazem bom trabalho (1Tm 5.17; 1Co 9).

 

10 Porque, quando ainda convosco, vos ordenamos isto: se alguém não quer trabalhar, também não coma.

JH: Que todos cooperem para o bem de todos.

 

11 Pois, de fato, estamos informados de que, entre vós, há pessoas que andam desordenadamente, não trabalhando; antes, se intrometem na vida alheia.

JH: A mente desocupada está causando problemas. Pessoas desocupadas estão se metendo na vida dos outros. Assim é: o pecado aproveita a ociosidade.

 

12 A elas, porém, determinamos e exortamos, no Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando tranquilamente, comam o seu próprio pão.

JH: Então que ninguém os ajude, mas que consigam o próprio pão para comer.

 

13 E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem.

JH: Este conselho é importante, pois é para buscar fazer o bem, sempre e nunca desanimar. Vendo os versículos anteriores, podemos concluir que é para fazer o bem até aos que estão agindo mal. Mas o que não quer dizer passar a mão na cabeça do pecador e dizer “está tudo bem”. Ao contrário, fazer o bem, neste caso, pode ser mesmo negar o pão.

 

14 Caso alguém não preste obediência à nossa palavra dada por esta epístola, notai-o; nem vos associeis com ele, para que fique envergonhado.

JH: Não se juntem aos que não querem saber das coisas de Deus. Vocês vão passar vergonha.

 

15 Todavia, não o considereis por inimigo, mas adverti-o como irmão.

JH: E embora esteja faltoso, continua sendo objeto de missão, orientação, exortação. Se alguém está se afastando de Cristo, esta pessoa não se torna inimiga, mas precisamos mais e mais ajudar o irmão a voltar para Cristo. (Lc 15: a ovelha perdida).

 

16 Ora, o Senhor da paz, ele mesmo, vos dê continuamente a paz em todas as circunstâncias. O Senhor seja com todos vós.

JH: Encerrando a carta com o desejo de paz.

 

17 A saudação é de próprio punho: Paulo. Este é o sinal em cada epístola; assim é que eu assino.

JH: Aparentemente outra pessoa estava escrevendo o que Paulo ditava, mas ele faz questão de assinar a carta. Marcando que esta sim era dele mesmo. É bom lembrar que um dos assuntos desta carta (capítulo 2) é que estavam dizendo palavras como se fossem dos Apóstolos e inventando coisas que não existiam. Como dizer que o Dia do Senhor já teria vindo. Aqui, para mostrar que ele mesmo é autor da carta, Paulo assina a mesma.

 

18 A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós.

JH: Paz e graça. O desejo final de amor e ordem.