Demonstração prática da organização de um

PLE - Personal Learning Environment (Ambiente Pessoal de Aprendizagem)

Paulo Simões

11/06/2011 - 21/06/2011

Resumo:

A organização de um PLE que possibilite a pesquisa, o armazenamento, a agregação e distribuição de informação deve ser um espaço pessoal de conforto para qualquer utilizador e não um emaranhado de ferramentas ou ligações sem qualquer nexo.

Não existindo formulas mágicas na construção de um Ambiente Pessoal de Aprendizagem, esta atividade pretende ser uma demonstração prática da organização de um PLE.

Orientações para Inscrição e Participação na Atividade:

Esta atividade tem como objetivo apresentar, explicitar o conceito de PLE e possibilitar a organização do PLE de cada um.

- Será usado um blogue, para dar instruções a todos os participantes e promover a interação http://jovaedple.posterous.com/. Desta forma, deverá abrir conta na ferramenta Posterous e inscrever-se no blogue de modo a ir recebendo as instruções diretamente na sua caixa de correio;

- Usaremos o Twitter para comunicação rápida entre os participantes. Quem não tiver conta deverá criar uma e ir seguindo, em simultâneo, as hashtags #jovaed #ple em http://search.twitter.com/search?q=%23jovaed+%23ple e a minha conta pesssoal: @pgsimoes_pt;

- Finalmente, usaremos uma ferramenta de agregação de conteúdos (Scoop.it - http://www.scoop.it/t/jovaed-ple ) onde irei reunindo as conclusões mais interessantes durante as duas semanas.

Nesta atividade, serão dadas pistas para que promovam a discussão acerca da temática. Para lá das ferramentas que apresentei aconselho todos os participantes a criar ou usar o seu blogue pessoal para escrever reflexões sobre a temática proposta. Desta forma, deverão, sempre que redigirem artigos em qualquer espaço que queirem referenciar, no título criado acrescentem #jovaed #ple.

Poderá haver também uma ou mais sessões síncronas, que serão combinadas com quem for aparecendo na conversa e estiver interessado.

Cá vos espero ;)

Contato para Dúvidas sobre esta Atividade:

Via Twitter @pgsimoes_pt ou via Facebook Paulo Simões


Inscreva-se gratuitamente na Jovaed para receber seu Certificado.