Disciplina:

Língua Portuguesa

Série/Ano:

1ª série EM

Vol/Bim:

CADERNOS DO PROFESSOR / ALUNO

Situação de Aprendizagem (Número/título)

Sequência Didática

Recursos audiovisuais e/ou de TIs sugeridos no caderno

Recursos audiovisuais e/ou de TIs sugeridos pelo PCOP

Interfaces interdisciplinares / Temas transversais

1

“UMA CONVERSA CONTROLADA COM O OUTRO

Conteúdos/Temas

características do gênero entrevista; valor estilístico do verbo: a construção do futuro; concatenação de ideias na construção do texto.

Competências/Habilidades

analisar em um texto os mecanismos linguísticos utilizados na sua construção; reconhecer diferentes elementos internos e externos que estruturam uma entrevista, apropriando- se deles no processo de construção do sentido; identificar os efeitos de sentido que resultam da utilização de determinados efeitos linguísticos.

Palavras-chave: entrevista.

Resgatando: Discussão acerca da questão: “Como podemos saber o que o outro pensa?”. Relação com os quadrinhos “Mundo Monstro” (cartunista Adão Iturrusgarai) – Caderno do Aluno, p. 3. Listagem de gêneros que interpelam o pensamento do outro como a conversa informal, a entrevista, o questionário.

Problematizando: Questionamento sobre a função social da entrevista. Leitura do texto introdutório dos trechos da entrevista de Lygia Fagundes Telles (Cassiano Elek Machado, Folha de S. Paulo). Estudo das relações de complementaridade entre as partes “pergunta” e “resposta”.

Sistematizando: Pesquisa em entrevistas publicadas em diversas revistas e jornais sobre as características desse gênero textual – observar roteiro sugerido para análise das produções dos alunos - Caderno do Professor, p. 16. Recapitulação estudo de verbos: forma sintética x perífrase verbal.

Produzindo: Elaboração de entrevista com pessoa considerada importante na comunidade onde vive cada aluno.  

---

---

--- 

2

“LITERATURA E O VOO DAS PALAVRAS

Conteúdos/Temas

relações entre verbo e narrativa; o conto como realidade literária intersemiótica; texto teatral – comédia e tragédia: diferenças.

Competências/Habilidades

contextualizar social e linguisticamente o texto literário; relacionar o verbo à urdidura do texto literário; compreender as diferenças entre comédia e tragédia e as características do conto.

Palavras-chave: verbo, narrativa, conto, intersemiótica, texto teatral.

Resgatando: Expressão de opinião por parte dos alunos em face de apresentação da reprodução da tela “O Terapeuta” (René Magrite). Observar roteiro apresentado no Caderno do Professor, p. 21.

Problematizando: Pré-leitura: levantamento das expectativas do leitor – roteiro no Caderno do Professor, p. 21. Leitura em voz alta, pelo professor, do conto “História de Passarinho” (Lygia Fagundes Telles) – Caderno do Aluno, p. 17-18. Resumo oral, interpretação e discussão sobre o texto pelos alunos.

Sistematizando: Recapitulação sobre verbo – Caderno do Aluno, p. 20. Estudo sobre intertextualidade (ver texto “O Pássaro Cativo”, de Olavo Bilac – Cadernos do Aluno, p. 22-23) e texto dramático: tragédia e comédia.

Produzindo: Elaboração de pequena peça teatral com o tema discutido. Cada grupo tem livre a opção entre comédia ou tragédia.

---

---

---

“INSTALAÇÃO POÉTICA

Conteúdos/Temas

poesia como sistema intersemiótico; produção e interpretação de texto artístico; expressão artística moderna intersemiótica: a instalação; elaboração de fôlder.

Competências/Habilidades

reconhecer diferentes elementos internos e externos que estruturam um poema, apropriando-se deles no processo de construção do sentido; identificar os efeitos de sentido que resultam da utilização de determinados efeitos linguísticos; desenvolver a sensibilidade linguística no processo de leitura do texto poético; utilizar os conhecimentos sobre a relação entre arte e realidade para atribuir sentido a um texto artístico (verbal ou não verbal).

Palavras-chave: expressão artística moderna, aliteração, assonância, fôlder.

Resgatando: Apresentação de músicas que estabeleçam relação entre sons e sentidos. Sugestões: “Segue o Seco” (Marisa Monte); “Morena de Angola” (Chico Buarque), além da utilização de palavras e trava-línguas.

Problematizando: Estudo dos níveis semióticos que constituem a densidade de linguagem poética: Nível Fonético, Nível Morfossintático e Nível Semântico-Figurativo.

Sistematizando: Conceituar, caracterizar e exemplificar Nível Fonético: a aliteração e a assonância; Nível Morfossintático: verbos, substantivos e adjetivos; Nível Semântico-Figurativo: antítese, metáfora, metonímia e sinestesia.

Produzindo: Definição e elaboração de fôlder seguindo o projeto maior delineado para esta Situação de Aprendizagem - poemas. Montagem de exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos.

---

---

---

4

“AS VOZES DO OUTRO E A NOSSA NA RESENHA

Conteúdos/Temas

Elaboração da resenha.

Competências/Habilidades

elaborar resenha crítica; posicionar-se criticamente sobre os valores sociais expressos nas manifestações culturais e artísticas;

Palavras-chave: resenha crítica.

Resgatando: Discussão acerca da exposição realizada por proposta da Situação de Aprendizagem anterior.

Problematizando: Leitura, interpretação e discussão da resenha “Márcia Castro

combina arte e boa diversão” (Lauro Lisboa Garcia, O Estado de S. Paulo) – Caderno do Aluno, p. 42-43.

Sistematizando: Estudo sobre “o que é resenha?”. Diferenciação entre resenha e resumo. Conceituação e exemplificação - Caderno do Aluno, p. 44-45.

Produzindo: Produção de resenha sobre a exposição das instalações realizadas na Situação de Aprendizagem anterior. Apresentação de critérios de correção – roteiro no Caderno do Professor, p. 43.

---

---

---

EM DESENVOLVIMENTO pelos Professores Coordenadores da Oficina Pedagógica: João Mário Santana e Luciene de Souza.

ATUALIZADO EM 05 / 12 / 2014.

CEDIDO PELOS AUTORES PARA USO EXCLUSIVAMENTE DIDÁTICO SOB RESPONSABILIDADE DOS GESTORES ESCOLARES NAS ESCOLAS ESTADUAIS JURISDICIONADAS À DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO SÃO VICENTE - PROIBIDA A REPRODUÇÃO FORA DA JURISDIÇÃO OU PARA FINS COMERCIAIS E/OU ACADÊMICOS.