O Diabo e Seus Anjos no Antigo Testamento

Por: Padre Vagner Baia

No antigo Testamento, vamos encontrar suas passagens nas mais diversas situações do povo de Deus. Assim com:

Abaddon:

É nome do anjo do abismo que chefia um exército de monstruosos e terrificantes seres parecidos com gafanhotos (a visão em que se apresentava diante do povo)... que tinha cauda como de escorpiões ... tinha o poder de fazer o homem sofrer por cinco meses(Ap 9,7-11).

Asmodeu:

Tido com demônio da luxúria e da ira. Personagem sinistra, que provoca a morte de sete maridos de Sara (Tb3,8). Na Talmut, ele é o rei dos demônios, os encarregado de tudo que é para destruir os jovens esposos, os novos casamentos.

Behemoth

Que pode ser traduzido como Besta, que torna os homens bestiais, que se contrapõe ao povo de Deus, que os perseguem e causa sofrimentos (Jó 40,19). Os Sátiros – que eram tidos como divindades inferiores, divindades dos bosques, tidos como deuses falsos(Lv 17,7).

Azazel

É um nome de um demônio dos hebreus e cananeus, que habitava no deserto, nas terras áridas, atormentava os peregrinos e os possuía e passava uns para os outros. Os padres do deserto diziam ser tentados por este demônio, alguns diziam que era um demônio assassino, ou que gostava de maltratar as pessoas. (Lv 16,5-10) .

Gad

Que significa deus da fortuna dos arameus, que os homens buscavam para obter poder e fortuna (Is 65,11), nestas situações eram imolados os filhos ou filhas para estes deuses falsos (Sl 106,37).

Lilit

Significa demônio da noite, é responsável pela luxúria insaciável, disfarçado de mulher, com longos cabelos sedutores, atrai e mata as crianças, homicida e estrangulador. É pela a inveja de um diabo, que a morte entrou no mundo e prová-la-ão os que lhe pertence(Sb 2,24).

Abadon

Que quer dizer destruidor, é o anjo do abismo em Ap 9,11.

Belial

Tido como demônio da arrogância e da loucura – palavra hebraica e significa: perdição, desgraça, objeto vazio, que são características de satanás e daqueles que o seguem que são chamados filhos de Belial = gente ruim, São Paulo os condena dizendo “ Não puxeis o mesmo jugo com os infiéis! Pois qual a participação entre a luz e as trevas. Qual a concórdia entre Cristo e Belial . Qual a parte entre fiel e infiel. Qual a comparação entre o templo de Deus e os ídolos. (IICor 6, 14-16).

Shedim

Significa potente demônio das tempestades, do trovão que se caracterizavam como touros e recebiam os sacrifícios de crianças(Dt 32,17;1Cor 10,20; Sl 105,37).

Seirim

Seirim é um demônio na figura de um bode agressivo e robusto, fedorento, um ser nocivo e temido pelos agricultores e homens do campo (Is 13,21,Br 4,35).

Espírito de Ciúme

É o que cria um sentimento perverso que arde no coração do marido contra a esposa e da mulher contra o marido. (Nm 5,14.30)

Espírito Loquaz

Que falam nas pessoas para inflamar seus corações umas contra as outras ou mesmo contra Deus, instigando-as , criando nelas culpas e condenações. (Jo 8,2)

Espírito de Torpor

Instiga a pessoa ao sono, ao cansaço, ao desinteresse, a uma falsa despreocupação, a uma indiferença, como se a pessoa não tivesse mais reação. (Is 29,10)

Balberith

Demônio assassino e da blasfêmia, era líder dos querubins. Ao longo da história do povo de Deus, os escritos se referem a ele de uma forma sutil, porque o povo culpava a si mesmo pelos seus pecados e sofrimentos, já que por sua infidelidade a Deus é que vinham os castigos, os sofrimentos, não exclusivamente pela força do próprio Diabo. Também nós pensamos assim, mas o que queremos é mostrar que ele está presente e se permitirmos ele age em nós.