A SEDA - Semana do Audiovisual, organizada pelo Clube do Cinema do Fora do Eixo - cresceu muito nessa edição. São mais de 50 cidades participando do projeto, que acontece entre os meses de maio a julho em todo o país e já selecionou mais de 1.000 filmes para exibição. Em Santa Maria a semana será entre os dias 16 a 21 de julho.

Na programação, não há apenas sessões de cinema, mas também oficinas, instalações e performances com diversas linguagens artísticas. Um dos objetivos do projeto é estimular a integração de linguagens e a conexão entre agentes culturais locais.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Oficina “Do papel ao filme” (inscrições esgotadas)

Data: 16, 17 e 18 de julho - 14h às 18h

Ministrantes: Carrol Ferreira(Roteiro), Thiago Krening (Storyboard), Fabiano Foggiato (Direção)

Local: Challenger - Rua dos Andradas, 1799

Oficina “Conceito e Criação de Figurino para Teatro”

Data: 19, 20 e 21 de julho, das 14h às 18h

Ministrante: Geluza Tagliaro

Local: Rua André Marques, na casa verde atrás do Colégio Manoel Ribas

Inscrições através do blog do Cenário Coletivo  - http://www.cenariocoletivo.com/

COMPACTO.CINE - Lançamento integrado de filmes

O projeto é realizado pela DF5 - Distribuidora de Filmes Fora do Eixo, e visa exibições programadas durante um período específico em quaisquer cineclubes ou pontos de exibição livre, buscando integrar e acompanhar todos os pontos envolvidos para garantir maiores números de público e sessões. Saiba mais sobre o projeto aqui.

Local: Rua André Marques, na casa verde atrás do Colégio Manoel Ribas

A entrada é gratuita e os filmes iniciam às 18h.

Dia 18/07 - Toxic Amazon - Assista o trailer aqui

Dia 19/07 - Brega S/A - Assista o trailer aqui

Dia 21/07 - As Canções - Assista o trailer aqui

SEDA EM CHAMAS! - Intervenções urbanas e instalações artísticas

Acordarse - Coletivo (Des)Esperar
Data: 18, 19 e 21 de julho, a partir das 19h30min
Local: Rua André Marques, na casa verde atrás do Colégio Manoel Ribas

Na instalação ‘Acordarse’, o Coletivo (Des)Esperar convida o público a experimentar com olhos, ouvidos, olfato, tato e paladar, recordações que não almejam ser revividas, mas recombinadas e reinventadas no encontro de cada participante com elas.

Quem sabe um pouco de café nos faça ‘acordar’ outroras de 5 décadas, 5 anos, 5 dias ou 5 minutos atrás?

Performance “O Olhar do Outro” - Acasos Cia de Dança (com projeções visuais de Eduardo Ramos)
Data: 20 de julho, a partir das 20h30min
Local: pátio do Macondo Lugar - Entrada Franca

A Acasos Cia. de Dança, nascida em julho de 2011, é formada por ex-bailarinos do Balé da Cidade que resolveram formar um grupo independente, com proposta estética própria.  Em sua composição conta com oito artistas de diferentes áreas, como teatro, circo e dança, tendo a dança contemporânea como principal linha de expressão e trabalho. Na performance “O Olhar do Outro”, a Acasos, toma como inquietação as diferenças físicas, as conseqüentes diferenças comportamentais e a forma como cada intérprete enxerga o outro e a si mesmo, para instigar a discussão acerca de como o olhar do outro - ou dos outros -  influencia na visão que temos de nós mesmos.

Festa Pacotinho de Seda: Noite do Galo Preto - Discotecagem e performances cênicas
Data: 21 de julho - 23h
Local: Macondo Lugar

A famigerada Noite do Galo Preto está de volta! E dessa vez a Galo faz um retorno às suas origens, trazendo não só o já conhecido playlist recheado de música popular brasileira, como também uma série de ritmos latinos irresistíveis! Isso tudo e mais as intervenções cênicas, que caracterizam a festa desde sua criação, fazem da Galo Preto uma noite imperdível! Venha encharcar a camisa no encerramento da SEDA - Santa Maria! A entrada será $10, revertidos integralmente ao Festival de Teatro Independente de Santa Maria.