Published using Google Docs
Documento sem título
Updated automatically every 5 minutes

UNIDADE III                 

Atividade 3.1 – Mídias Digitais

As mídias digitais na escola

        

        Ao acreditar que a educação é o principal meio de trazer à tona as novas linguagens comunicacionais tão importante às novas formas de ensinar e de aprender, as quais viabilizam aos sujeitos serem participantes desta sociedade globalizada e reconheçam a função sócio-educacional que as mídias digitais vem desenvolvendo na educação. A informação deve ser capaz de enriquecer-nos, de mudar-nos, de converter-nos, e de nada adianta fazermos cursos sobre o uso das tecnologias em sala de aula ou outro curso se não formos colocarmos em prática.

É a partir da aquisição das informações e dos conhecimentos que nós professores devemos obter uma visão de mundo diferenciado, pois na medida em que se adquirem novos conhecimentos também temos o dever de nos tornarmos diferentes.

        Neste sentido, as tecnologias podem tornar-se elementos importantes nos ambientes de aprendizagem desde que sejam pensadas, discutidas e planejadas com base nos reais contextos educacionais com seus limites e possibilidades. Não podemos ter a ilusão de que serão a “solução” dos problemas educacionais existentes, pois dependendo do seu uso podem ou não contribuir para

uma aprendizagem que realmente responda aos desafios da sociedade atual.

Com a chegada das mídias digitais a realidade escolar aos poucos vem mudando e modernizando a exemplo das possibilidades de uso das mídias como, a TV, vídeo, DVD, projetor multimídia, internet, etc, possibilitando um vasto conhecimento. Para isso é preciso também

que ocorram mudanças nos paradigmas de ensinar e aprender.

        Nada disso acontece se a escola não dispuser das instalações necessárias e, conseqüentemente, de pessoas preparadas para manuseá-los. A esses equipamentos junta-se a visão crítica do professor para discernir quais informações serão veiculadas na sala de aula.

        Portanto, sabemos que a intenção não é substituir o quadro e o giz por recursos tecnológicos, mas uni-los para que a aprendizagem seja mais eficaz, uma vez que, ensinar com as mídias digitais será uma nova forma de mudarmos simultaneamente os paradigmas convencionais do ensino que muitos professores ainda mantêm.

        

v