Disciplina:Física

Série/Ano: 1ª série

Vol/Bim: 1

CADERNO DO ALUNO

   

Situação de Aprendizagem (Número/título)

Sequência Didática

Recursos audiovisuais e/ou de TIs  sugeridos no caderno

Recursos audiovisuais e/ou de TIs sugeridos pelo PCNP

Interfaces

interdisciplinares/

Temas transversais

Tema: 1

 Grandezas do Movimento: identificação, caracterização e estimativa de valores

(três SAs)

1

Levantamento e classificação dos movimentos do cotidiano:

Objetivo: A participação dos alunos através do levantamento e classificação de objetos do mundo real e do professor.

Conteúdos e temas:

Momentos que se realizam no cotidiano e grandezas relevantes para sua observação;

Atividade: “Reconhecendo os movimentos no dia-a-dia”

  • Exercício de contextualização – A elaboração de uma lista para posterior classificação, contendo o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre os movimentos realizados durante um dia.
  • Através da observação de uma figura (Leituras de Física, do GREF) os alunos irão identificar e classificar os movimentos e os objetos, preenchendo um quadro que apresenta Movimento/Força/Equilíbrio. A tabela construída apresentará uma visão dos objetos que serão estudados no primeiro semestre.

O professor se achar necessario pode apresentar algumas imagens de movimento cotidiano. Mais é mais viável que a turma traga movimentos significativos para eles

2

Identificando as variáveis relevantes de um movimento:

Objetivo: Conceituação de deslocamento, distância percorrida, intervalo de tempo, velocidade média, velocidade escalar e velocidade instantânea.

Conteúdos e temas: Movimentos que se realizam no cotidiano e as grandezas relevantes para sua observação. Conceituação de deslocamento, distância percorrida, intervalo de tempo, velocidade média, velocidade escalar e velocidade instantânea.

Atividade: “Velocidade: grandeza que caracteriza o movimento”

  • Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre placas de sinalização existentes nas estradas e nas vias urbana
  • Pesquisa em grupo de placas de sinalização de rodovias ou de vias urbanas em livros e /ou na internet.
  • Organização em grupos para discussão da atividade  Velocidade : grandeza que caracteriza o movimento.
  • Atividade encaminha os alunos a classificar as placas segundo as variáveis – distância, tempo e velocidade.
  • Atividade aborda a velocidade, percurso e quanto tempo que levaria para percorrer distâncias indicadas.
  • Leitura e análise do texto para aprofundamento do conceito de velocidade média e instantânea.
  • Exercícios para consolidar os conceitos de velocidade média e instantânea.
  • Leitura: Para saber mais

Equipamentos para medir a velocidade instantânea, radar eletrônico por efeito Doppler.

Site do código Nacional de trânsito e site que informam sobre as  velocidades das estradas nos  limites máximos e mínimos.

Pesquisa na Internet sobre tipos de placas que informam velocidade, tempo e distância pelo site:

http://www1.dnit.gov.br/rodovias/placas/placas.htm

3

Estimando valores de grandezas dos movimentos

Objetivo: discussão do conceito velocidade utilizando como estratégia um procedimento experimental que caracteriza o conhecimento físico e estimula a produção da escrita por meio de relatório.

Conteúdos e temas: Características comuns  e formas de sistematizar os movimentos  segundo trajetórias, variações de velocidades etc; estimativas e escolha de procedimentos adequados para realização de medidas.

Atividade: “Determinar a velocidade de veículos”.

Trata-se de uma atividade experimental que sugere que seja realizada em grupo e com bastante cuidado. Caso o professor não queira realizar esta atividade fora do ambiente escolar, então o caderno sugere:

  • O uso da quadra esportiva, o pátio da escola para avaliar a velocidade das pessoas andando ou correndo.
  • Um jogo marcando a trajetória no chão da quadra, em que parte dos alunos participará simulando os carros, os semáforos e  a outra parte determinará  a velocidade.

O importante que esta atividade seja apresentada ao aluno como uma situação – problema a ser solucionada experimentalmente e que o aluno proponha procedimentos para resolvê-la, o que diz respeito à escolha dos equipamentos a serem utilizados (régua, trena, fita métrica, passos, cronômetros, relógios, etc.).

  • Discussão dos procedimentos adotados pelos alunos.
  • A execução da experiência de como medir a distância e o intervalo de tempo.
  • Analise, discussão dos resultados e a produção de um relatório descrevendo os objetivos da experiência, os procedimentos adotados e as conclusões.
  • Pesquisa individual para ampliar a idéia de velocidade.
  • Para consolidar os conceitos de movimentos é proposto uma lição de casa, cujo objetivo é que o aluno classifique e registre os movimentos de uma figura como:  desloca-se, gira, produz movimentos, amplia a força , permanece em equilíbrio.

Propostas de questões para aplicação em avaliação

Caderno do professor página 19

Tema 2

  Quantidade de Movimento linear: variação e conservação:

(cinco SAs)

4

Alterando os movimentos

Objetivo: Reconhecer as variações no movimento com variações na quantidade de movimento nas partes do sistema juntamente com sua conservação.

Conteúdos e temas: modificações nos movimentos como conseqüência de interações.

Esta SA tem início como um exercício que consta de um levantamento  prévio  de como os movimentos são alterados na diversas modalidades de  esporte e jogos.

A proposta desta SA é bastante diferente daquela encontrada nos livros didáticos, em que as grandezas que descrevem as variações das quantidades de movimento são definidas matematicamente.

Atividade: “Descobrindo o que produz a mudança no movimento”

Atividade proposta para ser trabalhar em grupo.

Iniciar uma discussão sobre as alterações dos movimentos nos esportes e jogos, convidando os estudantes a refletir sobre como as bolas ou objetos modificam suas trajetórias, indo de um lado para o  outro das quadras, nos jogos e esportes competitivos.

  • Os alunos devem fazer um levantamento de objetos que promovam a mudança de um movimento.
  • Ao final da atividade, o professor deverá sistematizar juntamente c/os alunos que em todos os casos há uma interação c/ outro corpo para que ocorra alteração do movimento.
  • Leitura e Análise de texto: O defensor dos “fracos” e “comprimidos”.

Após a leitura e compreensão do texto os alunos deverão completar a tabela (página 20 caderno do aluno) apresentada, de modo que possam recontar toda essa história apenas olhando para a mesma.

  • Objetivo dessa tabela é consolidar o conceito de Conservação da Quantidade de Movimento.
  • Leitura: Aprendendo a aprender.

A conservação da quantidade de movimento que é um princípio geral da Física.

  • Para saber mais: sugestão de filmes - previsões catastróficas sobre o fim dos tempos trazido pela queda de asteróides, cometas ou outros objetos astronômicos colidindo com a Terra que estão presentes em nossa imaginação.

Filmes: Armageddon – Direção de Michael Bay – 1998 . 150min.

 Impacto profundo – Mimi leders, 1998. 120 min.

5

A força de uma interação

Objetivo: Trata da necessidade de uma interação para alterar as características de um movimento, utilizando abordagem conceitual e trabalhando diretamente c/a linguagem matemática.

Conteúdos e temas: causas da variação de movimento associadas ás intensidades das forças e ao tempo de duração das interações.

Esta SA conduz os estudantes à compreensão e à formalização do conceito de força por meio da relação entre a variação da quantidade de movimento e o tempo empregado em tal variação. Propõe ainda a escrita de uma carta para os órgãos competentes questionando a decisão do CONTRAN de obrigar que os veículos saiam de fábrica c/ equipamentos anti-furto em detrimento dos equipamentos de segurança.

Atividade: “Breca! Vai!! Breca!!!”

Atividade proposta para ser trabalhada em grupo – Variação da quantidade de movimento dos veículos em virtude das forças de frenagem.

Atividade em grupo.

  • Discussão em grupo das questões propostas e resolução de situações-problema.
  • Estimativa de valores para força de atrito na construção de tabelas para analisar a quantidade de movimento de um veículo tabela da pág. 24 caderno do aluno.
  • Classificação de tipos de freada.
  • Produção de uma carta endereçada ao CONTRN c/o posicionamento da Resolução 245, que obriga os novos veículos a ter equipamentos antifurto c/ o bloqueio e rastreamento do veículo, para poderem ser comercializados no Brasil.
  • Sistematização do conceito de força resultante através do exercício da pág. 26 - resumo do conceito força resultantes.
  • Aprendendo a aprender – resumo do conceito força resultante

Leitura  de  Física 1: Mecânica do GREF, editora da USP,  páginas 28 a 46.

6

Compensando os movimentos na ação de forças internas

Objetivo: Discutir o princípio fundamental do movimento: a conservação do movimento linear; e para isso utiliza um procedimento experimental qualitativo como à produção da escrita por meio de uma síntese.

Conteúdo e temas: modificações nos movimentos como consequência de interação; variação da quantidade de movimento por comparação.

Esta SA propõe que a discussão da produção do movimento seja realizada por meio das variações das quantidades de movimento nas partes do sistema e de sua conservação no sistema todo.

Atividade: “Produzindo movimento”.

Atividade em grupo.

  • Discussão em grupo sobre questões de produzir ou alterar movimento.
  • Experimentação – Compensando os movimentos na ação de forças internas – usando um carrinho movido a mola (ou fricção).
  • A produção de uma síntese das observações realizadas e a organização de uma tabela com os resultados.
  • Leitura e Análise de textos: Efeitos da força sobre os elementos do sistema.
  • Lição de casa – pesquisa individual.

7

A conservação do movimento linear

Objetivo: Retornar as características da conservação do movimento linear c/ uma estratégia de discussão conceitual c/abordagem abstrata e trabalhando diretamente c/ a linguagem matemática.

Conteúdo e temas: Modificações nos movimentos das partes de um sistema físico como conseqüência da conservação do movimento total do sistema; determinação de quantidade de movimento, previsão de sua variação.

Atividade: “Colisões ou trombadas”

Atividade em grupo.

  • Discussão das questões em grupos sobre a quantidade de movimento usando a lei de conservação.
  • Representação do conceito de colisão de forma de desenho.
  • Atividade propostas para compreensão do conteúdo (conservação da quantidade de movimento, velocidade e da massa).
  • Lição de casa: A consolidação do tema – quantidade de movimento, através de uma situação – problema, a compreensão dos conceitos: momento angular e linear.

8

Conhecimento Físico ajuda a julgar ações do movimento no dia-a-dia

Objetivo: Sistematiza o conhecimento físico apresentado nas SAs e propõe que esse conhecimento seja utilizado para avaliar e prever situações cotidianas que envolvem a variação da quantidade de movimento, de forma lúdica.

Conteúdos e temas: Conservação da quantidade de movimento e a identificação de forças p/ fazer análise, previsão e avaliação de situações cotidianas que envolvem movimentos.

Atividade: “Tribunal de pequenas causas”

Atividade em grupo.

Esta AS tem o objetivo de simular uma situação de julgamento num tribunal de pequenas causas físicas.

  • Promover um debate usando os conceitos científicos.
  • Lição de casa: Situação problema - representação por desenho um canhão ao disparar o projétil. Determinação da velocidade inicial e máxima do recuo de um canhão de 9 toneladas.

9

Análise das partes de um sistema de corpos

Objetivo: Identificar as forças presentes nos sistemas físico e em suas partes; determinar valores das grandezas que caracterizam sistemas físicos estáticos e dinâmicos( força, aceleração, etc.)

Conteúdos e temas: as leis de Newton na análise de partes de um sistema de corpos.

Esta SA tem início c/ o diagrama de forças e propõe um levantamento das forças presentes em sistema físico. Possibilitando o entendimento de alterações no movimento, tanto nos sistemas dinâmicos como nos estáticos, em função das forças identificadas.

Atividade: “leis de Newton – identificando forças e construindo diagramas de corpo livre”

Atividade em grupo.

  • Retomada da discussão das leis de Newton do movimento e como se determina a força de atrito, que será necessária para solucionar a situação–problema da SA.
  • Observação, análise e preenchimento de uma tabela (análise das partes de um sistema de corpos - página 38 – caderno do aluno).
  • Leitura e análise de textos “ Aprendendo a aprender” e “Para saber mais” p/aprofundamento das Leis de Newton.

10

Comparando as leis de Newton e a Lei da conservação da quantidade de movimento

Objetivo: Identificar as relações entre as leis de Newton e a Lei da conservação da quantidade de movimento; reconhecer as leis de Newton Omo determinação das variações nas partes dos sistemas e a Lei de Conservação como determinação do sistema todo.

Conteúdos e temas: Relação entre as leis de Newton e a lei da conservação da quantidade de movimento.

Atividade: Comparando leis de Newton e variação da quantidade de movimento.

Atividade em grupo:

  • Resolução de situação-problema envolvendo variação da quantidade de movimento.
  • Leitura para aprofundamento do conteúdo: Livro “Grupo de Reelaboração do Ensino de Física ( GREF). Física 1: Mecânica. 3ª Ed. São Paulo: Edusp, 1998.

                                                                                                                                                                              EM DESENVOLVIMENTO POR IARA APARECIDA ARAKAKI

“CEDIDO PELO AUTOR PARA USO EXCLUSIVAMENTE DIDÁTICO SOB RESPONSABILIDADE DOS GESTORES ESCOLARES NAS ESCOLAS ESTADUAIS JURISDICIONADAS À DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO SÃO VICENTE - PROIBIDA A REPRODUÇÃO FORA DA JURISDIÇÃO OU PARA FINS COMERCIAIS E/OU ACADÊMICOS”.