Disciplina:

Educação Física

Série/Ano: 2ª série

Vol/Bim: 4 / 4º Bim

CADERNO DO ALUNO

Situação de Aprendizagem (Número/título)

Sequência Didática

Recursos audiovisuais e/ou de TIs  sugeridos no caderno

Recursos audiovisuais e/ou de TIs sugeridos pelo PCOP

Interfaces interdisciplinares / Temas transversais

Tema: Ginástica: Ginástica alternativa

1- Ginástica alternativa - evolução e princípios

Os alunos deverão adquirir conhecimento sobre o processo histórico da ginástica alternativa, percebendo semelhanças e diferenças em relação a outras manifestações gímnicas. Os alunos, divididos em duplas ou trios, deverão fazer uma pesquisa sobre as manifestações da ginástica alternativa, tais como: nome da ginástica, local de origem, local da prática, tipo de piso necessário, espaço, utilização de música, vestimentas, principais passos/movimentos. Em seguida, os alunos deverão trocar informações sobre as ginásticas pesquisadas, buscando evidenciar os pontos em comum entre elas. Cada dupla/trio deverá escolher uma forma de movimentação/vivência corporal para que todos possam vivenciá-la. O professor deve apresentar o contexto e as relações históricas da ginástica alternativa no Brasil e no mundo.

Site:

http://www.google.com/url?q=http%3A%2F%2Fwww.ginasticanatural.com.br&sa=D&sntz=1&usg=AFQjCNH9QjSU-xTDkYV7heV8zTBv8VOqZA

Tema: Ginástica: Ginástica alternativa

2- Vivências

Os alunos deverão identificar os principais movimentos e características da ginástica alternativa. Suavidade: o professor deve apresentar aos alunos um vídeo ou foto de uma pessoa realizando gestos suaves, enfatizando a necessidade de os corpos se movimentarem em “marcha lenta”. A seguir, os alunos devem realizar alguns movimentos como, uma caminhada rápida pelo espaço, com mudanças bruscas de direção, diminuindo a velocidade gradativamente até chegar aos movimentos em “câmera lenta”; outros movimentos a serem realizados são empurrar, puxar, abanar, levantar, abaixar, girar, chutar o vento o mais lentamente possível, movimentando as pernas e braços. Holismo: o professor deve apresentar aos alunos um vídeo ou foto que apresente um movimento ou situação no qual se possa perceber alguém agindo na plenitude da sua personalidade, valendo-se de movimentos não estereotipados. Em seguida, os alunos devem realizar uma série de gestos pouco utilizados, não habituais, envolvendo, ao mesmo tempo, postura, atitude, medo, respiração, noções de espaço e tempo, etc.;depois, os alunos devem realizar uma tarefa não muito comum em suas vidas e, finalizando, em duplas, os alunos devem dramatizar movimentos de boxe, capoeira, kung fu ou outra luta. Ludicidade: o professor deve apresentar aos alunos um vídeo ou foto sobre ludicidade. Em seguida, o professor deve propor aos alunos que formem trios, segurando-se ou apoiando-se pelos braços, mãos, costas ou pernas e que experimentem diversas posições. O aluno que estiver no meio deverá realizar uma série de movimentos envolvendo equilíbrio apoiado pelos outros dois. Em duplas, os alunos deverão realizar movimentos variados, em diferentes posições, enquanto o outro deverá imitá-lo, invertendo as posições após alguns minutos.

- Arte

- Língua Portuguesa

-História

- Geografia

- Filosofia

Tema: Corpo, Saúde e Beleza: exercício físico e prática esportiva em níveis e condições adequados

3- “Eu me machuquei” - Lesões na prática de esportes e exercícios físicos

Os alunos deverão identificar os tipos de lesões musculoesqueléticas mais comuns no meio esportivo e relacioná-las a possíveis influências do meio ambiente que predispõem seu surgimento. Os alunos, em duplas ou  trios deverão pesquisar pelas mídias dois casos de atletas, preferencialmente de modalidades esportivas diferentes, que tenham sofrido lesões realizando exercícios físicos ou práticas esportivas sendo registradas o tipo de lesão sofrida, a região do corpo em que ocorreu, em que circunstâncias, qual modalidade esportiva. Cada grupo deverá apresentar os dados para que os mesmos sejam analisados pela turma, com o objetivo de comparar os pontos comuns, identificar as lesões mais freqüentes e principais esportes/exercícios envolvidos.

Tema: Corpo, Saúde e Beleza: exercício físico e prática esportiva em níveis e condições adequados

4- Preparação adequada à prática de exercícios/esportes

Com os alunos divididos em grupos, o professor deve fazer perguntas que envolvam as possíveis influências exercidas sobre a prática de exercícios/esportes e o levantamento de aspectos importantes para a realização de atividades físicas como: os diferentes níveis de capacidade funcional; realização de aquecimento prévio; estado alimentar e utilização de vestuário/equipamentos. Em seguida, o professor deve solicitar que os alunos relatem por escrito ou verbalmente as práticas de exercícios/esportes vivenciados por eles, assim como um histórico de lesões musculoesqueléticas associadas a tais práticas. Os alunos, organizados em grupos, devem avaliar os riscos de lesões a que se encontram expostos, considerando todos os fatores envolvidos. Após as discussões realizadas sobre o tema, os alunos deverão aplicar as condutas para prevenção de lesões, tanto no que se refere à preparação física que antecede a atividade quanto às condições estruturais, ambientais, etc.

Tema: Contemporaneidade: Corpo, Cultura de Movimento e pessoas com deficiências

5- Compreendendo e vivenciando o goalball

Os alunos deverão compreender a dinâmica do goalball, destacando suas principais ações. O professor deve apresentar aos alunos imagens do goalball e comentar algumas características do jogo, tais como: objetivo, ataque/defesa, espaço, atletas e materiais usados na prática do esporte. Os alunos deverão ser divididos em trios e utilizar vendas nos olhos e uma bola com guizo ou envolvida em uma sacola plástica. As metas serão demarcadas por cones com distância de 8m/9m um do outro. Os alunos devem saber algumas regras do jogo como: a forma de rolar a bola no chão e a posição do corpo no ataque e na defesa. Os alunos deverão estar deitados, sentados ou ajoelhados e ficar na frente da baliza dos cones. Após as vivências os alunos deverão dizer quais as estratégias que utilizaram enquanto jogavam, enfatizando as formas de movimento.

Site:

http://www.cpb.org.br

http://www.cbbc.org.br

http://www.cbdc.org.br/novo_site

http://www.entreamigos.com.br

Filmes:

- Meu nome não é rádio.

- Demolidor: o homem sem medo.

- Uma história de luta.

Vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=-MLbC3er2Fc

EM DESENVOLVIMENTO POR ALESSANDRA HOURNEAUX DE MENDONÇA DA COSTA RODRIGUES

atualizado dia 28/09/2011

CEDIDO PELO AUTOR PARA USO EXCLUSIVAMENTE DIDÁTICO SOB RESPONSABILIDADE DOS GESTORES ESCOLARES NAS ESCOLAS ESTADUAIS JURISDICIONADAS À DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO SÃO VICENTE - PROIBIDA A REPRODUÇÃO FORA DA JURISDIÇÃO OU PARA FINS COMERCIAIS E/OU ACADÊMICOS