Published using Google Docs
2011 - 2tri - 09 - A PUREZA DO MOVIMENTO PENTECOSTAL - Cópia.doc
Updated automatically every 5 minutes

LIÇÃO 09 – A PUREZA DO MOVIMENTO PENTECOSTAL (29/05/2011):

 

TEMA: O Movimento Pentecostal evidencia que a Igreja de Cristo é um organismo vivo.

 

RESUMO: O Movimento Pentecostal, que tem suas origens nos tempos apostólicos, é uma realidade nos dias atuais e caracteriza que a Igreja de Cristo é verdadeiramente viva e com um caráter militante. Embora heresias se fazem presente nos dias atuais, como a Teologia da Prosperidade e quebra das maldições, a pureza do Movimento Pentecostal não pode ser manchada.

 

Texto áureo: Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra. (At 1.8 ACF)

 

Leitura bíblica em classe: Atos 2.1-4, 14-17

 

Leituras diárias:

 

 

Introdução:

 

1 – A origem do Pentecostes Cristão:

 

2 – A trajetória do pentecostalismo:

 

3 – O verdadeiro pentecostalismo:

 

Concluindo:

 

Algumas dicas para uma didática mais eficaz:

 

DICA A:

  1. O questionamento é bastante oportuno e contemporâneo. Inicie um debate em sala de aula, porém esquive-se de centralizar no professor a resposta a ser dada. Ao final de, aproximadamente cinco minutos, informe que ao final da lição (tópico 3) teremos mais propriedade para concluir o debate.
  2. Ao chegar ao item em questão do tópico 3, retome a pergunta. Leia Cl 2.18, e com base no que foi estudado construa com a classe a resposta.

 

DICA B:

  1. Esta lição, em especial, por inserir temas bastante polêmicos necessita de um cuidado especial e bom embasamento bíblico. Sugiro que todas as leituras bíblicas que constam em notas de rodapé sejam lidas para que fique claro que o pentecostalismo é bíblico e atual.

 

DICA C:

  1. Reproduzir em datashow, ou apenas ler, a tabela a seguir que relata algumas experiências pentecostais que vão desde a era apostólica até a época do início do Movimento Pentecostal, em 1911:

 

Algumas experiências pentecostais: Do final da era apostólica até o início do Pentecostalismo Moderno

 

Viveu experiências pentecostais

Quais experiências

Quando? Onde?

Quem relatou

 

Jesus, filho de Ananias

Saiu profetizando pelas ruas de Jerusalém, noite e dia, prevendo as calamidades que viriam com a destruição de Jerusalém

Quatro anos antes do cerco de Jerusalém

Eusébio

 

Cristãos do período

temos em nossas igrejas irmãos que possuem dons proféticos e pelo Espírito Santo falam toda a classe de idiomas”, ainda “outros têm o conhecimento das coisas por vir, bem como visões e comunicações proféticas; [...] e expõe os mistérios de Deus”

Ásia Menor

(130-202),

Irineu um discípulo de Policarpo

 

Montanistas

Falavam em línguas e profetizavam

156

Tertuliano

 

Antão

Realizava milagres e sabia discernir espíritos bons e maus

251-356

Atanásio

 

Valdenses e Pedro Valdo

Falavam em línguas desconhecidas

Século XII

Mensageiro da Paz

 

Savonarola

Tinha visões

1452-1498

Boyer

 

Martinho Lutero

Profetizava, evangelizava, falava em línguas e interpretava revestido de todos os dons do Espírito Santo.

Século XVI

Mensageiro da Paz, historiador alemão Souer

 

Tomás Walsh

Recebeu e falou num idioma desconhecido

8 de março de 1750

 

 

Barão Uxchull

Ao pregar, as pessoas recebessem dons do Espírito Santo, sendo o dom de línguas um dos que mais se manifestavam

Século XVIII-XIX

 

 

Daniel Awery

Converteu-se e, enquanto orava, começou a falar em outras línguas

1889

 

 

Muitos novos convertidos

Muitos ficaram cheios do Espírito Santo e falaram em outras línguas.

Oslo, Noruega, 1899

Emílio Conde

 

Diversos cristãos

Receberam o pentecostes acompanhado de outros dons, inclusive falar em línguas

1825

Edward Irving

 

Mary Woodworth Etter

Batismo no Espírito Santo

1864

 

 

Finney

Falar em línguas

1876

 

 

Albert Simpson

Batismo no Espírito Santo

1843-1919

 

 

Dwight L. Moody

a maior bênção de sua vida foi ser “cheio do Espírito Santo, e isto jamais me deixou”

1884

 

 

Igreja Ortodoxa

de batismo no Espírito Santo, profecia e glossolalia

Rússia e Armênia, 1890

 

 

Charles Fox Parham

Um dos principais expoentes do pentecostalismo

1873-1929

 

 

William J. Seymour

Recebeu o batismo no Espírito Santo

09 de abril de 1906

 

 

William H. Durham

Recebeu o batismo no Espírito Santo

1906, Chicago

 

 

Daniel Berg e Gunnar Vingren

Recebeu o batismo no Espírito Santo

Chicago

 

 

Pedro Graudim

Recebeu o batismo no Espírito Santo, falou em línguas e profetizou

Guaramirim (SC), 1875-1935

 

 

Fonte: POMMERENING, Claiton Ivan. ORALIDADE E ESCRITA NA TEOLOGIA PENTECOSTAL: ACERTOS, RISCOS E POSSIBILIDADES. São Leopoldo: EST. 2008

 

 

Boa aula.

Em Cristo, graça e paz.

Pb. Marcos Tedesco

Joinville – Sta Catarina

1 E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.

2 (Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido; mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus).

3 E Ananias foi, e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo.

4 E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam. (Alguns discípulos em Éfeso)

5 E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios.

6 De sorte que as línguas são um sinal, não para os fiéis, mas para os infiéis; e a profecia não é sinal para os infiéis, mas para os fiéis.

7 E eu quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis; porque o que profetiza é maior do que o que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a igreja receba edificação.

8 At 1.15: E naqueles dias, levantando-se Pedro no meio dos discípulos (ora a multidão junta era de quase cento e vinte pessoas) disse:

9 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;

10 E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.

11 Shavuot, a Festa das Semanas (ou Dia de Pentecostes, na terminologia cristã), é um dos três festivais de peregrinação (Shalosh regalim) ordenados na Torá. Shavuot marca o fim da contagem do Omer, o período entre Pessach e Shavuot. De acordo com a tradição rabínica, os Dez Mandamentos foram dados neste dia ao Povo de Israel reunido na base do Monte Sinai. Durante esta festa, a porção da Torá que contém os Dez Mandamentos é lida na sinagoga, assim como o Livro de Rute. É tradição comer alimentos lácteos durante Shavuot. (Wikipédia)

12 Também guardarás a festa das semanas, que é a festa das primícias da sega do trigo, e a festa da colheita no fim do ano.

13 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.

14 Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho; O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.

15 Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;

16 Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.

17 Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.

18 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

19 Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. Não extingais o Espírito. Não desprezeis as profecias. Examinai tudo. Retende o bem. Abstende-vos de toda a aparência do mal. E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

20 Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão,

21 Grande expoente dessa heresia, Benny Hinn:

“Anos atrás costumavam pregar: Ó, nós andaremos por ruas de ouro. Hoje eu digo: Não preciso de ouro lá em cima. Quero o ouro aqui embaixo”

“Você quer prosperar? O dinheiro vai cair sobre você da esquerda, da direita e do centro. Deus começará a fazê-lo prosperar, pois o dinheiro sempre se segue à retidão... Diga comigo: Tudo que eu possa desejar já está em mim”.

“O dinheiro sempre se segue à retidão”

22 Os seguidores das doutrinas da Confissão Positiva dizem que não devemos submeter nossos pedidos à vontade de Deus.

Exemplo 1: “Usar a frase `se for a Tua vontade´ em oração pode parecer espiritual, e demonstrar atitude piedosa de quem é submisso à vontade do Senhor, mas além de não adiantar nada, destrói a própria oração” (R.R.Soares, livro "O Direito de Desfrutar Saúde", p. 11, citado por Paulo Romeiro, Supercrentes, p.37). 

Exemplo 2: “Nunca jamais, em tempo algum vão ao Senhor e digam: `Se for da tua vontade...´ Não permitam que essas palavras destruidoras da fé saiam da boca de vocês. Quando vocês oram `se for da tua vontade, Senhor´ a fé é destruída. A dúvida espumará e inundará todo o seu ser. Resguardem-se de palavras como essas, que lhes roubarão a fé e os puxarão para baixo, ao desespero” (Benny Hinn, "Levante-se e Seja Curado", ibid, p.295).

23 Marilyn Hickey (norte-americana e conferencista da Adhonep: Se você ou algum de seus ancestrais deu lugar ao diabo, sua família poderá estar sob a “Maldição Hereditária”, e esta se transmitirá a seus filhos. Não permita que sua descendência seja atingida pelo diabo através das maldições de geração. Os pecados dos pais podem passar de uma a outra geração, e assim consecutivamente. Há na sua família casos de câncer, pobreza, alcoolismo, alergia, doenças do coração, perturbações mentais e emocionais, abusos sexuais, obesidade, adultério’?

Resposta para essa heresia em 1 Co 6.11: E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus.

24 Triunfalismo como a crença equivocada de que, por sermos crentes em Cristo, devemos ser vitoriosos em tudo, jamais experimentando fracassos ou reconhecendo fraquezas físicas, morais, intelectuais e espirituais. Falta ao triunfalista o sentimento trágico da vida, um reconhecimento de suas limitações. (Extraído de: http://ministeriobbereia.blogspot.com/2010/01/o-triunfalismo-e-teologia-da.html)