Published using Google Docs
Proposta Pedagogica.docx
Updated automatically every 5 minutes

Proposta Pedagógica

Introdução

A Escola  está situada no bairro Jardim Paraíso.Bairro este que possuem muitas diferenças sociais,formado por inúmeros moradores que vem de outros bairros,outros municípios ou estados,mas que constantemente mudam-se e após algum tempo retornam.

Frente a realidade que a cerca, vêm por sua vez, oportunizar aos educandos um ambiente que seja agradável e de imensuráveis desafios a fim de fornecer uma maneira de transformar o seu cotidiano em novos horizontes.

Para que essa prática se consolide é de suma importância:

Justificativa

Diante do comprometimento desta escola em trabalhar numa linha sócio-interacionista com uma educação democrática  e transformadora em que o aluno é visto como ser histórico e social, responsável pela construção de sua própria identidade, esta sente como função promover e proporcionar atividades que levem o educando a desenvolver seu senso crítico e participativo.

Pensando neste sentido, é de suma importância  que a escola tenha profissionais em continua capacitação, abertos a diálogos e ao estudo de novas concepções  teóricas, a fim de estabelecer essa relação entre o que esperamos ser e onde almejamos chegar.

Para que essa relação aconteça com maior êxito, a escola oferece as seguintes atividades:

Missão:

Visão:

Organização Curricular

  Funcionando de 6º ano ao 9º ano nos turnos matutino e vespertino, cujo atendimento está voltando aos educandos de 10 aos 14 anos almejando um ambiente favorável que os leve buscar o aprimoramento de suas habilidades, a aquisição de novas informações formulando novos conhecimentos.

Enturmação:

Baseando-se na heterogeneidade das classes é realizada através da averiguação do conhecimento adquirido ao longo da vida escolar, respeitando os diferentes níveis de aprendizagem retidos pelo mesmo durante o processo ensino/aprendizagem (realizado pelos professores).

Alunos Novos Vindos de transferências para as escolas municipais:

Se necessário  e comprovado for através do diagnóstico, o aluno será encaminhado de acordo  com o que apresenta a um  dos programas de apoio ao educando oferecidos pela SEC:

DISCIPLINAS E OBJETIVOS A SEREM ALCANÇADOS AO FINAL DO ENSINO FUNDAMENTAL

Metodologia

Entendendo-se a escola como um lugar em que cabem formas diferentes de compreender o mundo,um lugar que o conhecer é aprender a vida em seus infinitos aspectos, percebe-se que é preciso que cada professor construa conhecimentos teóricos que lhe permitam uma visão não fragmentada do ato de educar.

Baseando-se nessa relação, aluno/sociedade/escola, a ação pedagógica da Escola Municipal Professora Rosa Maria Berezoski Demarchi, tem como fundamento o ato de aprender a pensar,a refletir a estudar,a explorar diferentes habilidades e a estabelecer metas.

Fundamentos estes em que o aluno faz parte do processo de ensino e de aprendizagem e estes o tornam apto a interagir cada vez mais e aprimorar seus conhecimentos. O professor é um mediador capaz de propiciar a aquisição do conhecimento e o crescimento do aluno em seus diversos aspectos (intelectual, emocional, motor e social) e como tal permite o professor/a desenvolver suas potencialidades através da constante reflexão de sua prática pedagógica.

Para que essa relação teórica, aquilo que queremos, com a prática, aquilo que faremos para atingir nossos objetivos, seguem os trabalhos que desenvolveremos durante a execução desta proposta, cabendo ressaltar que surgirão outros durante o ano letivo:

Planejamento

O planejamento é um instrumento que serve para indicar, instruir, demonstrar, avaliar e auto avaliar, contribuir e objetivar suas ações e reflexões constantes sobre a prática pedagógica, buscando atividades que resgatem o passado inferindo no presente tornando eficaz em sua aplicação,acontecendo da seguinte forma:

6º ano ao 9º ano: Organização por conteúdo, quinzenal, mensal ou por unidade (combinar com a sua supervisão) de acordo com o plano de Ação de cada disciplina através de:

Caminhando com os Alunos

Frente à questão que o aluno é sujeito histórico no processo ensino/aprendizagem e que este merece uma educação de qualidade a Escola Municipal Professora Rosa Maria Berezoski Demarchi oferece ao nosso educando:

      “...é necessário que todo educador domine e tenha conhecimento profundo das teorias que explicam a construção da inteligência e os processos de aprendizagem,para que possam realizar mudanças significativas e eficientes na prática pedagógica e nas suas proposta didáticas.”(Ferrero).

Sendo a educação um processo continuo de aquisição do conhecimento é necessário a escola repensar sua prática pedagógica que não é uma tarefa fácil,mas fundamental para a plena transformação de sua postura mediante ao ensino-aprendizagem.

Ao fazer esse repensar, o professor estará dando a si mesmo a oportunidade através de uma analise crítica de sua postura em relação com o meio em que esta inserido,buscando assim referencias para modificá-lo.

Nesta busca de reflexão a escola tem como papel auxiliar o professor em sua constante busca de novos referenciais, Para que isso aconteça, a Escola Municipal Professora Rosa Maria Berezoski Demarchi utiliza alguns instrumentos:

“Observar uma situação pedagógica não é vigiá-la,mas sim,fazer vigília por ela,na cumplicidade da construção do projeto ,na cumplicidade pedagógica.”

Avaliação

Avaliação

    ...é de fundamental importância que cada professor no exercício de sua profissão, tenha clareza quanto ao que ensinar como ensinar, e da mesma forma, o quê, para que,quando e como avaliar,tendo sempre em mente, que tipo de aluno se quer formar (Joinville, 4:5).

A intervenção direta do professor, durante a realização  das atividades

 é condição básica para que os alunos avancem em sua aprendizagem

Não basta que a atividade seja interessante, ela precisa favorecer a construção e a utilização do conhecimento... Para que essa aquisição de conhecimento e troca de informações aconteça, a Escola Municipal Professora Rosa Maria Berezoski Demarchi acredita em uma avaliação formativa.

Avaliação esta que, além de informar em que situação se encontra o aluno no que se refere ao seu desenvolvimento da aprendizagem e no alcance dos objetivos propostos, serve também para corrigir rumos, rever, melhorar, reformar, adequar o ensino, de forma que o aluno atinja os objetivos de aprendizagem. Nesse sentido ela não avalia apenas o aluno, mas usa o desempenho do aluno para avaliar a adequação e eficácia do ensino.

A avaliação acontece de forma continua e informal, no dia a dia da sala de aula, e pode ser feita também através de provas, apresentação de relatórios, de trabalhos, competições, jogos e outros...

Enfim quando o aluno tiver a chance de desenvolver suas capacidades de auto avaliação, pois este é o objetivo maior da escola,o ato de aprender a aprender se consolidou,entretanto isso somente acontecerá se o professor,em seu papel de mediador deste processo,interfira com ações eficazes,desafiadoras e mobilizadoras de novas informações e novos conhecimentos.

Instrumentos e Critérios Avaliativos

Instrumento de Avaliação:

Critérios Avaliativos

Critérios Mínimos Necessários para Avaliação por Disciplina.

6º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental

Português                                       - Duas avaliações escritas;

                                                        - Um trabalho individual ou em                 dupla;

                                                        - Nota de participação

                                                       - Nota de recuperação;

                                                       - Nota de leitura;

Matemática                                  - Duas avaliações escritas;

                                                      - Um trabalho individual ou em dupla;

                                                      - Nota de participação

                                                      - Nota de recuperação;

Ciências,História,Geografia       - Duas avaliações escritas;

                                                      - Um trabalho individual ou em dupla;

                                                      - Nota de participação

                                                      - Nota de recuperação.                                  

                           

Artes, Inglês e Ensino Religioso   - Duas avaliações escritas;

                                                         - Um trabalho individual ou em dupla;

                                                         - Nota de participação;

                                                         - Nota de recuperação;

Educação Física:                          - Duas avaliações escritas;

                                                       - Um trabalho individual ou em dupla;

                                                       - Nota de participação;

                                                       - Nota de desempenho nas aulas;

 

OBS.: Todas as disciplinas realizarão suas avaliações diagnósticas bimestrais obedecendo ao calendário.

Classe de Aceleração

Educação de Jovens e Adultos

Conselho de Classe

Conselho Individual com cada Professor:

Conselho de Classe com os Alunos

Recuperação

“... cabe aos professores perceber diariamente as dificuldades apresentadas pelos alunos dando especial atenção ao esclarecimento das suas dúvidas. Podendo o professor planejar atividades como trabalha em equipe, grupos por nível de conhecimento para auxiliar os que apresentam maior dificuldade, atendimento individualizado na sala de aula ou contra turno...”                                                                                                                     (Kohl,1990)

Procedimento para realizar da Recuperação

Comunicando os Pais

Com a missão de formar cidadãos que sejam participativos na sociedade em que vive,cabe a escola como centro de formação,buscar essa parceria com as famílias,para que tal objetivo seja alcançado.Para que isso ocorra,utilizamos alguns instrumentos:

Contrato Didático Pedagógico

Referências Bibliográficas

Parâmetros Curriculares Nacionais-Artes. Brasilia,Mec/Sef,1997

Parâmetros Curriculares Nacionais-Educação Física,Brasilia,MEC/SEF,1997

Parâmetros Curriculares Nacionais-História, Geografia. Brasília, MEC/Sef, 1997

Parâmetros Curriculares Nacionais –Língua Portuguesa .Brasilia,MEC/SEF,1997

Brasil,Secretaria da Educação Fundamental.Parâmetros Curriculares Nacionais-Introduções.Brasilia,MEC/SEF 1997

Freire,Madalena.Observação,Registro,Reflexões-Instrumento Metodológicos I.Séries Seminários.Artcolor.1997.

Oliveira,João B. A. & Chadwick, Clifton. Aprender e Ensinar.São Paulo,Global,2ª edição,2001.

Santa Catarina,Proposta Curricular.Secretaria de Educação e Cultura Joinville,2000.

Santa Catarina.Regimento Único Escolar.Secretaria de Educação e Cultura.Joinville,Versão Atualizada,2004

Silva,Ezequiel Theodoro Da.O ato de ler.São Paulo,CORTEZ- Autores Associados 6ª ed. 1992