Como trabalhar Projeto

Maria Eunice Franklin de Souza

Enviada em May 10 2010 10:09:11:000AM

Trabalhar com a interdisciplinaridade como um processo de integração recíproca entre várias disciplinas e campos de conhecimento requer a capacidade  de romper as estruturas de cada uma delas para alcançar uma visão unitária e comum do saber trabalhar em parceria, conforme afirma Palmade (1979). É uma tarefa que demanda, da parte dos educadores, um grande esforço no rompimento de uma série de obstáculos ligados a uma racionalidade extremamente positivista da sociedade industrializada.

Rosângela Maria Santiago Gomes da Silva

Enviada em May 9 2010 08:30:43:000PM

Um projeto pode partir de uma questão relacionada com uma única área de conhecimento e, em seu desenvolvimento,  ir se abrindo e articulando conceitos de outras áreas. Pode também ocorrer o inverso. Iniciar com uma questão abrangente e pouco a pouco ir afunilando em um determinado conceito.

Maria Eunice Franklin de Souza

Enviada em May 10 2010 10:20:59:000AM

Ola Rosangla!

Que bom! Um projeto parte de uma questão, por isso na pedagogia de projetos, o aluno aprende no processo de produzir, de levantar dúvidas, de pesquisar e de criar relações, que incentivam novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções de conhecimento.

Liduina Peregrino Gomes Bezerra

Enviada em Jul 18 2010 06:30:44:000PM

O trabalho com projeto é uma realidade em várias escolas. Ele tanto pode ser trabalhado apenas por uma disciplina, como em várias. Mas do que li na entrevista, o que mais me chamou a atenção foi quando a entrevistada enfatizou a necessidade do projeto ser construído em sala de aula, de acordo com as necessidades do aluno, e não, como na maioria das vezes, a partir da escola. E aí ele é confundido com temas a serem trabalhado na escola.

Maria Lindaci Alves Trindade

Enviada em May 14 2010 08:42:12:000AM

Através da entrevista com a Professora Maria Elizabeth, percebi que para se trabalhar com projetos o mediador precisa inicialmente fazer o aluno se interessar pelo assunto, abordar temas de interesse dos mesmos. Um projeto quando bem desenvolvido em sala de aula pode despertar o interesse do aluno, fazendo que ele busque informações e complementações em outras disciplinas, além de compartilhar algo que abrange o projeto no seu dia a dia. Segundo ela, é importante considerar três aspectos fundamentais para a prática pedagógica com projetos, com o uso das tecnologias.        Um deles se refere à explicitação daquilo que se deseja atingir com o projeto e às ações que se pretende realizar – o registro de intenções, processos em realização e produções. Outro aspecto diz respeito à integração das tecnologias e mídias, explorando suas características constitutivas, de modo a incorporá-las ao desenvolvimento de ações para agregar efetivos avanços. O terceiro aspecto trata dos conceitos relacionados com distintas áreas de conhecimento, que são mobilizados no projeto para produzir novos conhecimentos relacionados com a problemática em estudo. Este texto pretende explorar esses três aspectos, explicitando a importância da formação do professor para que ele tenha condições de desenvolver práticas pedagógicas com projetos que favoreçam a reestruturação do conhecimento na escola e na vida do aluno, a produção cooperativa de representações que envolvem os alunos como aprendizes, construtores de significados. Para enfatizar essas idéias são comentados alguns exemplos de práticas de sala de aula em que tecnologias foram introduzidas nos projetos para propiciar aos alunos uma aprendizagem mais significativa, por meio do desenvolvimento de produções com o uso de diferentes tecnologias.

Fátima Alves Cambuim

Enviada em May 9 2010 08:22:10:000PM

Para a realização de um bom projeto são  necessários conhecimentos múltiplos para melhor desenvolver realizar e aplicar um projeto escolar ou não,assim sendo considero que todo projeto tem cunho interdisciplinar.

Um tema gerador não anula os conhecimentos prévios de outras áreas ,esses conhecimentos se juntam para melhor desenvolver as etapas de um projeto sua  aplicação.

Maria Lindaci Alves Trindade

Enviada em May 10 2010 11:01:45:000AM

Com certeza colega um bom projeto jamais acontecerá se não planejarmos cada passo a dar. Se insistimos em improvisar esse  projeto estará fadado ao fracasso.

Gilvania Dantas de Melo costa

Enviada em May 5 2010 11:28:41:000PM

Primeiramente, acho importante ressaltar que é   a relevância do tema para a vida do aluno e o tratamento dado a este tema  que vai garantir o seu caráter interdisciplinar.  Já  tive a oportunidade de vivenciar a construção de um projeto em que  o tema partiu de questionamentos dos alunos,em uma aula de história, sobre questões  relacionadas ao trabalho.A problematização deste tema ganhou uma característica interdisciplinar na medida em que surgiram questões em que os alunos foram buscar respostas em outras áreas do conhecimento   para entender o processo de mudanças  e permanências através dos tempos e dos espaços.Gilvania

Joana D´arc Tavares

Enviada em May 6 2010 01:21:45:000PM

como você diz Gilvania a partir do tema o projeto se torna indisciplinar , e juntando-se aos questionamentos dos alunos esse aspecto se torna impossível de se trabalhar com apenas uma área do conhecimento. Eu particularmente acho que não seja possível focar um tema em apenas uma área.

Gilvania Dantas de Melo costa

Enviada em May 6 2010 03:05:53:000PM

A pedagogia de projeto no seduz,mas como estamos estudando suas possibilidades e limites,  gostaria de acrescentar que apesar das potencialidades que um projeto indisciplinar trás para o ensino e aprendizagem, não podemos descartar a metodologia do ensino disciplinar. Há determinados temas que precisam de um aprofundamento especifico. Outra questão relevante a problemática da pedagogia de projetos é a necessidade de diferenciarmos projeto de atividade temática. Segundo Maria Elizabeth de Almeida, quando damos um roteiro com caminho previamente definido estamos criando uma situação de aprendizagem diferenciada de projetos. Projeto tem o caráter da flexibilidade.Gilvania

Joana D´arc Tavares

Enviada em May 5 2010 02:10:22:000PM

Considerando minhas leituras bem como as experiências vividas com projetos devo dizer que sempre trabalhei coma interdisciplinaridade pois esse processo é inerente ao usuário. È preciso porque acontecem momentos no decorrer do projeto que requer a intervenção do professor de outras áreas. E em geral o tema a ser escolhido tem que ser trabalhado em grupo. por se tratar de diferentes aspectos , vários pontos de vistas, soluções de problemas. E assim sendo o cumprimento dos objetivos traçados se tornam mais claros e a comunicação com muitas pessoas pode ser uma aliada ao sucesso do projeto.

Maria Eunice Franklin de Souza

Enviada em May 10 2010 10:13:29:000AM

Ola Joana!

Que bom a experiência de se trabalhar com a interdiciplinaridade, ela implica e um vontade e compromisso de elaborar um contexto mais geral, onde cada disciplina em contato  é modificada e passa a depender uma da outra.

Otonilma Soares da Cunha Pimenta

Enviada em May 11 2010 09:25:00:000AM

Todo projeto é interdisciplinar, pela própria interligação entre os conhecimentos científicos, esta interligação é impossível de ser desmembrada. O que pode ocorrer é o professor focar uma área de atuação para melhor atender os objetivos predeterminados.