Disciplina:

Língua Portuguesa

Série/Ano:

8ª série / 9º ano

Vol/Bim:

2

CADERNO DO ALUNO

Situação de Aprendizagem (Número/título)

Sequência Didática

Recursos audiovisuais e/ou de TIs  sugeridos no caderno

Recursos audiovisuais e/ou de TIs sugeridos pelo PCOP

Interfaces interdisciplinares / Temas trasnsversais

6

“Da discussão coletiva à carta: construindo a argumentação”

Conteúdos e temas

leitura de coletânea de textos sobre o tema “adolescência”; análise de texto: concordar

com ideias ou refutá-las; elaboração de carta pessoal; pontuação; leitura literária para fruição.

Competências e habilidades

 selecionar e organizar dados; discutir pontos de vista, levando em consideração

experiências pessoais; identificar, escolher e classificar argumentos que sejam favoráveis

ou contrários à defesa de um ponto de vista; questionar afirmações utilizando expressões de dúvida ou

repúdio; reconhecer a coerência e a clareza no texto como consequências do uso adequado dos sinais

de pontuação.

Palavras- chave debate, carta, argumentação.

Resgatando: Leitura individual ou compartilhada de uma coletânea de textos que abordam os temas: adolescência e amor. Em seguida e em roda de leitura, os alunos expõem suas verificações a respeito da linguagem, dos autores, das referências e dos temas tratados.

Num segundo momento, divididos em grupos, e anotando as informações em fichas organizativas, cada conjunto de alunos será responsável pelo fichamento de um só texto. A partir disso, o professor poderá diagnosticar que tipo de intervenções serão necessárias. O passo 4 do caderno do professor, trata justamente destes procedimentos de intervenção.

Problematizando:

Escrita individual de uma carta para os autores dos textos lidos, contando sua experiência como adolescente, apresentado pontos de vista e justificativas. Tal carta servirá de instrumento de avaliação para que o professor possa observar os argumentos apresentados, suas fundamentações, sustentações e ou questionamentos, bem como as adequações ao tema, o ou não atendimento ao gênero, pontuações, entre outros fatores da língua.

Sistematizando:

 Estudo da língua: O momento de revisão da carta é proposto com ênfase na pontuação, em especial, no uso da vírgula. O caderno do professor apresenta alguns itens a respeito do assunto, os quais deverão ser observados pela classe. A fim de ampliar os conhecimentos, os alunos deverão realizar pesquisa no livro didático, em sites e outras fontes, acerca do tema. Ao final de tal pesquisa, coletivamente, a classe deverá expor os resultados em cartolina ou papel Kraft, e fixá-lo num painel. O exemplar do professor propõe ainda, que cada aluno tenha o registro deste quadro no caderno, como fonte de consulta.

Produzindo: 

        A produção será introduzida da seguinte maneira: Segundo o caderno, o professor deverá selecionar um texto de interesse dos alunos e fazer a retirada das vírgulas. Tal texto deverá ser exibido utilizando os recursos tecnológicos pertinentes, e pontuado por eles, coletivamente com o auxílio do docente.

O próximo passo será a retomada da carta através da produção da sua reescrita, agora em dupla e fazendo as devidas correções e ou adequações.

Site:

http://www2.uol.com.br/vivermente/reportagens/os_desafios_da_adolescencia.html

Site:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/publifolha/ult10037u351920.shtml

 ÉTICA

E

PLURALIDADE CULTURAL

                     7

“Escrita de parágrafos argumentativos”

Conteúdos e temas

 paragrafação; escrita de parágrafo; articuladores sintáticos argumentativos; tipos

de argumento, textos de opinião.

Competências e habilidades

 reconhecer traços de argumentação na estrutura de parágrafos de textos

de opinião; identificar tipos de argumento em textos de opinião; escrever parágrafos argumentativos

utilizando os conhecimentos adquiridos sobre textos argumentativos e de acordo com o contexto da

situação comunicativa; analisar efeitos de conteúdos sintáticos em textos de opinião.

Palavras – chave: paragrafação, argumentação.

Resgatando: O professor deverá desmontar os parágrafos do texto de opinião presente no caderno, e entregá-lo em forma de filipetas para que os alunos possam remontá-lo apresentando coerência, coesão, ponto de vista e conclusão. Os grupos deverão apresentar a montagem do texto em cartolina, sempre justificando a ordem da organização. Somente depois desta apresentação, o professor deverá mostrar o texto original e explicar as funções dos artigos de opinião e a sua organização. Após a leitura e discussão a respeito do texto “Poder do cidadão”, de Herbert de Souza, os discentes respondem exercícios presentes no caderno do aluno. Em seguida acessarão o blog de “Betinho” para no passo seguinte finalizarem com a organização de um ciclo de palestras como maneira de socializar com os colegas, seus entendimentos e suas dúvidas, no item “Oralidade”.

Problematizando:

Aqui a classe deverá escrever parágrafos argumentativos, para depois comporem um texto opinativo, o que servirá de diagnóstico para o professor fazer as devidas intervenções. Estão disponíveis no caderno do professor, os passos para a organização da escrita deste texto, bem como exercícios de articuladores sintáticos.

Sistematizando: “Tipos de argumentos”, é o tópico que objetiva que os alunos, reconheçam os argumentos mais comuns presentes em artigos de opinião, bem como sejam capazes de utilizá-los em suas produções. Para isso, o docente apresentará o quadro presente no caderno do professor e a classe retomará alguns trechos de textos já estudados, a fim de encontrar tais argumentos, levantando características e organizando um quadro que será fixado na parede para acompanhamento de todos.

Produzindo:

Eles produzem então, um quadro coletivo em sala de aula com as informações selecionadas.

Consolidam a Situação de Aprendizagem, através da Lição de Casa, presente no caderno do aluno.

   

Site:

http://blogdaroselysayao.blog.uol.com.br/arch2006-11-16_2006-11-30.html

“Educação e Felicidade”

Sites:

http://www.brasilescola.com/redacao/paragrafo.htm

e

http://blogemacao.com/2009/08/herbert-de-souza-betinho.html

ÉTICA

E CIDADANIA

8

“Textos de opinião e seu contexto comunicacional.”

Conteúdos e temas

 leitura de textos de opinião; a importância do contexto comunicacional na análise

de textos opinativos; pesquisa sobre temas apresentados em textos de opinião; escrita de resenha; leitura

de textos literários para fruição.

Competências e habilidades

 reconhecer em textos de opinião os argumentos utilizados pelos seus autores,

a fim de defender seu ponto de vista sobre os temas tratados; identificar a posição do autor no texto

argumentativo de opinião; ler, observar e analisar nos textos de opinião as características da situação

de argumentação, d

Palavras - chave: artigos, comunicação.

Resgatando: Para iniciar esta situação de aprendizagem, o professor deverá selecionar um filme (indicado no caderno do aluno) para que os alunos façam a leitura e respondam as questões com o auxílio do educador.

Em seguida, a classe pesquisará algumas cartas de leitores identificando a opinião do autor, bem como seus pontos de vista.

A proposta a seguir é de que o professor selecione dois textos de opinião que tratem de questões polêmicas, publicados em revistas informativas ou jornais. Após uma leitura coletiva e alguns questionamentos sugeridos no caderno do professor, o docente dará indícios para que a classe compreenda o propósito dos textos e a sua função social.

 

Problematizando: Após terem compreendido os artigos, sugere-se que façam a leitura detalhada de cada parágrafo e em grupo organizem informações em fichas (conforme modelo no caderno do professor). A seguir deverão apresentar a fichas, comparando-as. Esta etapa servirá de avaliação diagnóstica.

Sistematizando: Coletivamente deverá ser realizada a leitura do quadro no caderno do aluno, e posteriormente a efetuação dos exercícios que visam a habilidade de localizar argumentos e a competência de tipificá-los em trechos lidos até o momento.

A próxima etapa será realizada com a classe dividida em grupos e terá como objeto de estudos, a investigação de artigos de opinião com temas polêmicos. A apresentação dos resultados será em cartolinas e organizadas por temas.

Para finalizar esta sequência, a sala deverá assistir a um filme proposto, e em seguida elaborem uma resenha.

Estudo da língua: Atividades a respeito das figuras de linguagem, e conjunções coordenadas através do texto do sociólogo Herbert de Souza, estudado na Situação de Aprendizagem 2, bem como os exercícios do caderno do aluno.

Lição de casa: O estudo do pronome relativo “que” através de exercícios de sistematização,  encontrados no livro didático,

Produzindo: A Situação de Aprendizagem sugere que o professor organize um evento literário da classe. O objetivo é a leitura para fruição e a construção de um leitor competente. Para isso, eles deverão se dividir em grupos e organizar uma lista de obras literárias que conhecem e outra que gostariam de conhecer. Tais listas deverão ser apresentadas para a sala e os alunos poderão trocar sugestões de leitura, bem como emprestar alguns livros da biblioteca da escola.

Filmes:

“Juno”

Direção de Jason Reitman. EUA, 2007, 92 min.

e

“O ano em que meus pais saíram de férias”

Direção de Cao Hamburger, Brasil 2006, 104 min.

Sites:

http://www.ecodebate.com.br/2008/11/07/o-desmatamento-da-floresta-amazonica-artigo-de-humberto-angelo/

http://www.ambiente.sp.gov.br

http://www.jornaldiadia.com.br/jdd/index.php?option=com_content&view=article&id=20540:pmms-174-anos-projeto-garante-inclusao-social-de-adolescentes-&catid=28:dia-dia&Itemid=119

http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3999&ReturnCatID=1781

Orientação Sexual

(Gravidez na adolescência)

Cidadania

(Inclusão Social)

e

Meio Ambiente

(Desmatamento)

9

“Produzindo um artigo de opinião

Conteúdos e temas

elementos estruturadores do artigo de opinião; produção escrita de artigo de opinião;

pesquisa sobre temas para serem debatidos; leitura literária para fruição.

Competências e habilidades

selecionar ideias e organizá-las para a produção escrita de artigos de opinião; coletar

informações e fazer anotações sobre artigos de opinião; criar hipótese de sentido com base em informações

encontradas no texto; produzir artigo de opinião, usando os mecanismos de coesão próprios do gênero

10

“Recapitulando os conteúdos”

Conteúdos e temas

 sistematização dos conhecimentos sobre paragrafação; sistematização dos conhecimentos

sobre articuladores sintáticos; reconhecimento dos traços argumentativos em cartas dos

leitores; escrita de carta do leitor.

Competências e habilidades

 reconhecer traços argumentativos em cartas de leitores; produzir carta do

leitor, fazendo uso dos mecanismos de coesão próprios do gênero; analisar efeitos de conteúdos sintáticos

nos textos produzidos.

Palavras - chave: produção, artigo, fruição.

Resgatando: O professor dá início a esta Situação de Aprendizagem através da seleção de alguns contos e poemas e uma roda leitura em classe. Após o estudo acerca das obras em “Oralidade”, os aluno respondem questões sobre racismo e preenchem um quadro reflexivo com argumentos, o qual  ficará exposto em cartolina. O próximo passo será a leitura dos artigos de opinião apresentados em ambos os cadernos.

Problematizando: Individualmente após a leitura, o aluno responderá as questões  em seu caderno, e depois novamente em roda de conversa farão a socialização das leituras e dos posicionamentos.

Sistematizando: Aqui analisarão a estrutura dos artigos de opinião, organizando as informações no quadro-síntese do caderno do aluno, analisando as características do gênero em questão.

Ainda no caderno do aluno, sugere-se uma pesquisa na Internet sobre intertextualidade.

Em seguida, é sugerido ao docente que apresente o áudio da música “O tempo não pára”, de Cazuza, a fim de oferecer subsídios para que a classe possa estabelecer relações intertextuais entre a letra e o texto do mesmo título.

Produzindo: Em grupo e orientados pelo professor conforme passos descritos no caderno do professor, o objetivo desta atividade é de oferecer aos alunos uma oportunidade de escrever artigos de opinião que versem sobre temas polêmicos, levando em consideração as características do gênero. Os grupos poderão trocar seus textos e o professor após a avaliação oral proposta (caderno do aluno) com base neles, poderá fazer as devidas intervenções.

O caderno sugere ainda a criação de um mural ou blog para a publicação dos artigos, e a pesquisa sobre textos literários que tratem do tema preconceito ou do tema racismo.

Lição de casa: Retoma as características do artigo de opinião através de um exercício bem conhecido por eles, o de verdadeiro ou falso.

Estudo da Língua: Apresenta exercícios acerca das figuras de linguagem e das conjunções coordenadas, que poderão ser pesquisadas na gramática e ou em livro didático.

Palavras – chave: Argumentos, opinião, comunicação.

Resgatando: Em grupos, os alunos irão aprofundar a habilidade de organização de parágrafos, numa atividade semelhante à da Situação de Aprendizagem 2, através da escolha de um artigo de opinião, a sua leitura e discussão sobre o conteúdo e posterior recorte dos parágrafos em filipetas desordenadas para trocá-las com os outros grupos e remontar o artigo. Por fim, cada grupo apresenta o artigo montado em cartolina explicando a escolha da ordem dos parágrafos e há visualização dos textos originais a fim de que se faça a observação das diferenças e semelhanças, numa roda de discussão e de posicionamentos em defesa ou refutação desses temas.

Problematizando: Em grupos, os estudantes devem fazer a leitura de vários trechos de cartas de leitor com o objetivo de aprofundar a capacidade de identificar nelas, pontos de vista e diálogos com outros textos. Para tal, em roda, devem refletir sobre a função social das cartas identificar objetivos, bem como traços do gênero.

Sistematizando: A sistematização acontece através de pesquisa, acerca dos conectivos e  suas funções em parágrafos argumentativos, e exercícios em livro didático a respeito dos elementos linguísticos em questão.

Produzindo: Individualmente, com base no texto oferecido pelo caderno do professor, os alunos deverão produzir uma carta.

Segue: Proposta de questões para aplicação de avaliação.

Áudio:

“O tempo não pára”

Cazuza e Arnaldo Brandão

         

Site:

http://letras.terra.com.br/cazuza/45005/

http://www.artigonal.com/educacao-artigos/racismo-no-brasil-1119632.html

ÉTICA

(RESPEITO E CIDADANIA)

e

PLURALIDADE CULTURAL

EM DESENVOLVIMENTO POR Luciene de Souza e João Mário Santana

Atualizado em 04/05/2015.