Disciplina:

Educação Física

Série/Ano: 3ª série

Vol/Bim: 4 / 4º Bim

CADERNO DO ALUNO

Situação de Aprendizagem (Número/título)

Sequência Didática

Recursos audiovisuais e/ou de TIs  sugeridos no caderno

Recursos audiovisuais e/ou de TIs sugeridos pelo PCOP

Interfaces interdisciplinares / Temas transversais

Tema: Organização de torneios esportivos e festivais de dança, ginástica e luta

1- Um evento da escola é um evento de toda a comunidade

Os alunos deverão ser capazes de desenvolver elementos necessários para o planejamento, divulgação, realização e avaliação do torneio esportivo e/ou do festival de dança, ginástica e luta. Previamente, é necessária a elaboração de um regulamento (pelo professor conjuntamente com os alunos) que preveja as várias etapas do processo e estabeleça algumas diretrizes gerais. No regulamento devem constar as modalidades esportivas a serem disputadas no torneio esportivo e as categorias de apresentação no festival de dança, ginástica e luta, além de deixar clara a necessidade da participação de todos os alunos no mínimo em uma modalidade esportiva ou uma dança. As regras devem ser definidas com flexibilidade, a fim de possibilitar a efetiva participação de todos. É interessante estimular a formação de equipes mistas de meninos e meninas. As formas de disputa entre as equipes e os modos de apresentação devem estar presentes no regulamento. O evento deve mobilizar toda a escola assim como a comunidade, na assistência e na torcida para suas classes ou equipes preferidas. A divulgação também é de essencial importância, sendo que os alunos devem ser divididos em grupos para fazer um tipo de divulgação diferente (cartaz, mural, pôsteres, etc.). Após o planejamento coletivo dos eventos e da divulgação é hora de desencadear a realização efetiva das atividades. Os eventos devem ser documentados (fotografados, filmados) e avaliados para que os alunos possam compreender os pontos positivos e negativos, repensar estratégias e valorizar o trabalho coletivo dos alunos, além de ser importante para a preservação da memória dos fatos e dos acontecimentos que marcam a história da instituição escolar.

Site: http://www.festivaldedanca.com.br/2009/home/index.asp

http://www.pedagogiadohandebol.com.br

http://www.viradaesportivasp.com.br

Filme:

- High school musical

Tema: Lazer e trabalho: o lazer na comunidade escolar e em seu entorno

2- As opções de lazer na comunidade

Os alunos deverão identificar as necessidades de lazer na comunidade, propor formas de organização do tempo disponível a parti dos interesses e conteúdos do lazer e montar argumentos para problematizar a falta de espaço de lazer. O professor deverá providenciar cópias de mapas dos arredores da escola. Os alunos, divididos em grupos, deverão localizar no mapa a rua em que a escola está localizada e sua residência. Em seguida, os alunos deverão marcar no mapa o percurso de suas casas à escola e os locais que freqüentam nos momentos de lazer. Os alunos deverão criar legendas para identificar os diferentes espaços (clubes, praças, cinema, capo de futebol, etc.). Após isto, os alunos deverão expor, oralmente, a descrição destes locais. Depois, os alunos devem fazer duas listas com sugestões de locais de lazer no entorno da comunidade e em outras localidades do bairro ou da cidade. Logo, deverão selecionar um dos locais apontados nas proximidades da escola para a realização de uma vivência, justificando esta escolha. Após esta escolha, a turma deverá avaliar as condições para uma possível vivência no local escolhido. O professor deve levar em consideração aspectos como segurança e adequação do espaço e dos equipamentos para a vivência sugerida pela turma. Depois de escolher o local, os alunos deverão mobilizar a escola e a comunidade para que todos tomem conhecimento das ações desencadeadas por eles.

Sites: http://www.saudeemmovimento.com.br

http://www.sescsp.org.br/sesc

http://www.sejel.sp.gov.br/parquedajuventude/visitavirtual.htm

http://www.saopaulo.sp.gov.br/saopaulo/turismo

Tema: Corpo, Saúde e Beleza: promoção da atividade física e do exercício físico na comunidade escolar

3- Formando agentes multiplicadores

Os alunos deverão ser capazes de identificar conhecimentos, interesses e necessidades da comunidade com relação à prática de atividade física e exercício físico, além de selecionar e organizar informações referentes aos benefícios da prática de atividades e exercícios físicos para divulgação junto à comunidade. O professor, juntamente com os alunos, deverá criar um questionário para ser aplicado junto à comunidade escolar, destacando questões sobre os conhecimentos que possuam em relação à prática de atividade física e seus benefícios à saúde, seus hábitos em relação a esta, as possibilidades concretas de prática no bairro, etc. Os alunos devem ser divididos em grupos de 5 ou 6 e aplicar o questionário entre os alunos das demais séries do ensino médio, professores, funcionários e gestores da escola. O roteiro das questões deverá versar sobre a incidência de doenças hipocinéticas, interesses sobre saúde, esporte, atividade física/exercício, conhecimentos sobre os benefícios e riscos na prática de atividades físicas/exercícios, sugestões de atividades, recursos e infra-estrutura necessários. Depois de coletar os dados, os alunos devem fazer uma tabulação dos mesmos. A seguir, o professor deve organizar os alunos para apresentação dos dados da pesquisa e do material de divulgação na escola a alunos de outras classes, professores e funcionários da escola, além da elaboração e fixação de cartazes em locais de fácil visualização, como um mural no pátio.

Sites:

http://www.saudeemmovimento.com.br

http://www.sescsp.org.br/sesc

http://www.sejel.sp.gov.br/parquedajuventude/visitavirtual.htm

http://www.saopaulo.sp.gov.br/saopaulo/turismo

- Lingua Portuguesa

- Matemática

- Arte

EM DESENVOLVIMENTO POR ALESSANDRA HOURNEAUX DE MENDONÇA DA COSTA RODRIGUES

atualizado dia 29/09/2011

CEDIDO PELO AUTOR PARA USO EXCLUSIVAMENTE DIDÁTICO SOB RESPONSABILIDADE DOS GESTORES ESCOLARES NAS ESCOLAS ESTADUAIS JURISDICIONADAS À DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO SÃO VICENTE - PROIBIDA A REPRODUÇÃO FORA DA JURISDIÇÃO OU PARA FINS COMERCIAIS E/OU ACADÊMICOS