Disciplina:

Língua Portuguesa

Série/Ano:

5ª série / 6º ano

Vol/Bim:

2/4º Bimestre

CADERNO DO PROFESSOR / ALUNO

Situação de Aprendizagem (Número/título)

Sequência Didática

Recursos audiovisuais e/ou de TIs  sugeridos no caderno

Recursos audiovisuais e/ou de TIs sugeridos pelo PCNP

Interfaces interdisciplinares / Temas trasnsversais

6

“PROJETO GINCANA DE PRODUÇÕES DE NARRATIVAS E DE LETRAS DE MÚSICA”

Conteúdos/Temas

apresentação da situação de aprendizagem, projeto Gincana de Produções de Narrativas e de Letras de Música; pesquisa de tema para a organização do evento; listas e quadros de ações; construção coletiva de regras; escrita de regras para a Gincana de Produções de Narrativas e de Letras de Música; apresentações orais de análises ligadas aos temas pesquisados; polifonia; discurso direto; discurso indireto; pontuação.

Habilidades/Competências

refletir sobre os critérios de elaboração de regras , ampliando-os ou modificando-os a partir de discussões coletivas; pesquisar textos coerentes com o tema preestabelecido; interpretar textos de forma a compreender o raciocínio autoral; ressignificar a aprendizagem do bimestre anterior, aplicando-a em uma nova Situação de Aprendizagem; apresentar oralmente os resultados de uma análise de grupo; posicionar-se como protagonista de ações que contribuem para sua formação como leitor e ator em dada realidade.

Palavras-chave: gincana, narrativas, músicas

Resgatando – Roda de conversa organizada pelo professor para resgatar os conhecimentos dos alunos acerca do tema gincana. Pesquisa em grupo a respeito do assunto.

Problematizando Leitura individual e análise do texto “A gincana da crônica”. Anotações sobre as impressões e dúvidas acerca da leitura realizada. Exercícios de entendimento do texto página  43 e 44 do caderno do aluno.

Sistematizando – Estudo da Língua em equipe sobre a linguagem, a pontuação e as falas utilizadas no texto “A gincana da crônica”. Produção Escrita das regras da Gincana de Criações de Narrativas e de Letras de Música. Socialização, organização e registro das regras elaboradas.

 Produzindo – Atividade em grupo: Preparação de tabela composta por atividades que serão executadas ao longo da semana e pela pontuação de cada grupo conforme exemplo presente nas páginas 48 e 49 do caderno do aluno.

Lição de casa: Revendo os objetivos de uma gincana.

Sites:

 

www.bibvirt.futuro.usp.br/index.php/quem_somos/concurso

 

http://frankamente.itodas.uol.com.br/wp?m=200510&paged+2

Site: http://www.escrevendo.cenpec.org.br/ecf/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=19&Itemid=778

PLURALIDADE CULTURAL

7

“O CONTO E SEUS POSSÍVEIS FINAIS”

Conteúdos/Temas

a revisão textual como etapa do processo de escrita; o trabalho coletivo na revisão do texto; elementos da narrativa; personagens, tempo, espaço, foco narrativo, enredo; estrutura do conto; clímax e desfecho; leitura de narrativas, com elaboração de enredos; ressignificação dos elementos da narrativa; indícios, inferências e hipóteses.

Habilidades/Competências

interpretar o texto de forma a compreender o raciocínio autoral; ressignificar a aprendizagem do bimestre anterior, aplicando-a em nova Situação de Aprendizagem; apresentar oralmente os resultados de uma análise de grupo; reconhecer o processo de composição textual como um conjunto de ações interligadas; ler enunciados; compreender os comandos apresentados nos enunciados, seguindo orientações; fazer associações entre as partes do conto; inferir a partir das informações recebidas.

Palavras-chave: conto, narrativa.

Resgatando Atividade em grupo: Depois de encontrarem o conto selecionado pelo professor, a equipe deverá ler a narrativa e indicar os elementos que a organizam para depois registrá-los em forma de ficha de catalogação conforme modelo da página 50 do caderno do aluno. Para finalizar, em roda de conversa, o grupo deverá comentar as impressões iniciais acerca do conto.

Problematizando – Produção Escrita do desfecho que será realizada por todos os integrantes da equipe. Tal versão será corrigida pelo professor o mesmo fará a devolutiva a fim de os membros façam a versão final do texto.

Sistematizando – Em equipe, os alunos fazem uma pequena pesquisa sobre a biografia do autor do conto.

Produzindo Proposta de leitura de fragmento narrativo, reflexão e produção da continuidade e  finalização do mesmo. Atividade em grupo: O professor entregará a cada uma das equipes a versão completa do conto lido para que os alunos possam comparar o desfecho original com o que fizeram. Oralidade: Socialização de ambos os finais para que as demais equipes possam avaliar a coerência entre o conto e as produções.        

Site:        

                    

 http://www.biblio.com.br/

Sites:

http://www.escrevendo.cenpec.org.br/ecf/index.php?option=com_content&view=article&id=10677&catid=138:textos-literarios&Itemid=757

ÉTICA

8

“A CENA E A LETRA DE MÚSICA

Conteúdos/Temas

leitura de imagens; a narratividade nas letras de música; produção de letras de música; verso e rima; a combinação entre melodia e letra de música; produção de enredos a partir da leitura de imagens; retomada das características gerais do gênero letra de música; etapa de revisão da letra de música: reformulações necessárias. 

Habilidades/Competências

 analisar textos não verbais com traços de narrativa; reconhecer “rastros” de elementos da narrativa em gêneros textuais não narrativos; recontar uma narrativa por meio da produção de letras de música; refletir sobre o uso da língua como instrumento facilitador de diversas aprendizagens; reconhecer no texto indícios da intencionalidade do autor; produzir textos escritos de acordo com a situação comunicativa e o contexto no qual se inserem; utilizar o conhecimento sobre a língua (linguísticos, de gênero etc.) para a elaboração do texto narrativo; posicionar-se como protagonista de ações que contribuem para o bom aproveitamento do espaço escolar. 

Palavras-chave: cena, música

Resgatando – Leitura individual de imagens e relação das mesmas com os temas listados no caderno do aluno, página 57. Roda de conversa com objetivo de reflexão e socialização das leituras realizadas sobre cada imagem.

Problematizando – Pesquisa em grupo: Cada equipe fica responsável por um tema escolhido ou sorteado a fim de fazer uma pesquisa e conseguir cinco novas imagens sobre o tema. Apresentarão oralmente a pesquisa utilizando colagens em cartolina.

A etapa seguinte será de preenchimento de tabela presente no caderno do aluno (página 58) com informações e ideias já discutidas sobre as cenas. Produção: Seguindo as orientações e o exemplo do caderno (análise de foto), os alunos darão início à escrita de enredo para formação de letra de música que represente a leitura (já realizada) sobre a cena. Antes, porém da elaboração da primeira versão da letra de música, o professor retomará as características do gênero. Lição de casa: Individualmente o aluno preparará uma lista de músicas que poderá ser utilizada em conjunto com a letra de música escrita pela equipe, conforme quadro modelo da página 61 do caderno do aluno. Na aula seguinte, ocorrerá a socialização das listas produzidas e a escolha das músicas que mais combinam com a letra que escreveram. Atividade em grupo: A classe assiste ao filme Lisbela e o prisioneiro para posteriormente refletirem e responderem como a trilha sonora escolhida contribui no desenvolvimento da história. Oralidade: Seguindo os passos descritos nos cadernos, e as orientações do professor, as equipes iniciarão os primeiros testes para verificar se a letra combina com a sonoridade da música.

Sistematizando Estudo da língua sobre rima e verso através de busca no livro didático ou na Internet. Em seguida o professor irá explicar as figuras de linguagem e os alunos procurarão os significados, registrando alguns exemplos.

Produzindo Coletivamente, as equipes deverão fazer a avaliação do trabalho realizado até então para depois individualmente refletirem sobre suas dificuldades transcrevendo-as para o quadro – “O que aprendi com a gincana” presente no caderno do aluno na página 64.

Filme:

Título original: Lisbela e o Prisioneiro

Gênero: Comédia

Lançamento (Brasil): 2003

Roteiro: Guel Arraes, Jorge Furtado e Pedro Cardoso

Produção: Paula Lavigne, Natasha Filmes, Fox Film do Brasil, Globo Filmes e Estúdios Mega

Música: João Falcão e André Moraes

Site:

http://www.youtube.com/watch?v=RkxCFjzWtuk

PLURALIDADE CULTURAL

9

“DESVENDANDO O MISTÉRIO”

Conteúdos/Temas

leitura de situações fictícias; características das narrativas policiais ou de enigma; leitura de narrativas de enigma; análise de filme; indícios nas narrativas de enigma; inferência e intencionalidade; o culpado como personagem central das narrativas de enigma; intertextualidade e levantamento de hipótese.

Habilidades/Competências

reconhecer os elementos organizacionais e estruturais caracterizadores das narrativas policiais ou de enigma; fazer uso do pensamento lógico, da criatividade, da intuição e da capacidade de análise crítica para a resolução de problemas; demonstrar compreensão de textos orais e escritos por meio de retomada dos tópicos do texto; criar estratégias para a apresentação de um projeto; utilizar conhecimento sobre a língua (linguísticos, de gênero etc.) para elaborar um projeto; posicionar-se como protagonista de ações que contribuem para o bom aproveitamento do espaço escolar, formular hipóteses e verificá-las para descartar suspeitos.

Palavras-chave: narrativa.

Resgatando – Atividade 1: Roda de conversa sobre o filme Deu a louca na Chapeuzinho. Atividade 2: Retomada coletiva do filme assistido e exploração das pistas desse gênero de narrativa para preenchimento do quadro presente na página 66 do caderno do aluno. Oralidade: Levantamento coletivo de outros filmes que apresentem trama policial ou mistério. Questões para reflexão. Sob orientação do professor, a classe irá preparar um quadro (conforme modelo) na lousa com o nome dos filmes citados apontando as principais características.

 Problematizando – O professor fará a leitura de uma narrativa de enigma em voz alta e posteriormente as equipes farão o levantamento dos elementos narrativos que constituem a história. Em seguida, baseados nas questões dispostas no caderno, escreverão um pequeno texto acerca das impressões a referida história. A seguir deverá ser feita a leitura dos textos produzidos, bem como comparações e entendimentos da narrativa lida pelo professor. Por fim, com auxílio do professor, a sala deverá montar um quadro referencial com as principais características da narrativa de enigma.

 Sistematizando – Estudo da Língua: O professor apresentará uma narrativa de enigma curta, e depois de fazerem a leitura, e trocarem as primeiras impressões, os alunos deverão selecionar no texto, adjetivos e advérbios, para depois refletirem sobre elas no contexto apresentado. Uma nova versão da narrativa de enigma será apresentada pelo professor  para reflexão dos alunos. Seguindo os passos do caderno (página 69) e com auxílio do professor, a classe irá participar de uma roda de apreciação de narrativas de enigma. Atividade 2: Retomando o projeto Gincana, o caderno apresenta algumas indicações a fim de executar novas tarefas. Duas fichas organizativas são preparadas (conforme modelo) para em seguida seguirem os indícios a fim de desvendar o mistério e os culpados da história previamente escolhida. Os indícios são registrados em outra ficha organizativa presente na página 70 do caderno do aluno.

 Produzindo – Lição de casa: Cada equipe deverá escrever um resumo da história lida, sem revelar a identidade do culpado e acrescentando comentários da equipe no final. Oralidade: Tendo em vista que cada equipe ficou responsável por uma narrativa de enigma diferente, este será o momento da socialização para que compartilhem a leitura e a análise que fizeram dos textos. Em atividade complementar, o caderno sugere a premiação dos participantes através de medalhas, e a divulgação das produções e dos participantes via cartazes ou blogs.

Filme:

Deu a louca na Chapeuzinho Vermelho  

Gênero: Animação

Ano de Lançamento: 2005

Site:

http://www.escrevendo.cenpec.org.br/ecf/index.php?option=com_content&view=article&id=827&catid=19:textos-de-alunos&Itemid=778

ÉTICA

EM DESENVOLVIMENTO pelos Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico: João Mário Santana e Luciene de Souza.

ATUALIZADO EM 25 / 11 / 2014.

CEDIDO PELOS AUTORES PARA USO EXCLUSIVAMENTE DIDÁTICO SOB RESPONSABILIDADE DOS GESTORES ESCOLARES NAS ESCOLAS ESTADUAIS JURISDICIONADAS À DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO SÃO VICENTE - PROIBIDA A REPRODUÇÃO FORA DA JURISDIÇÃO OU PARA FINS COMERCIAIS E/OU ACADÊMICOS.