Disciplina: Geografia

Série/Ano: 5ª série/6º ano

Vol/Bim: Vol 1/1ºBm

CADERNO DO PROFESSOR/ALUNO

Situação de Aprendizagem (Número/título)

Sequência Didática

Recursos audiovisuais e/ou de TIs  sugeridos no caderno

Recursos audiovisuais e/ou de TIs sugeridos pelo PCNP

Interfaces interdisciplinares / Temas trasnsversais

Situação de Aprendizagem 1 – Leitura de Paisagens

Competências e habilidades: construir e aplicar o conceito de paisagem; descrever elementos constitutivos de uma paisagem; relacionar informações que permitam a percepção dos diferentes elementos da paisagem; identificar em imagens diferentes manifestações de objetos produzidos em temporalidades distintas, tanto na escala da história natural quanto na da história humana; a partir da observação de imagens, levantar hipóteses que expliquem as mudanças ocorridas na paisagem.

 

Etapa prévia - Sondagem inicial e sensibilização

Recuperar o repertório dos alunos sobre esse conceito, por meio de perguntas simples. O professor pode sistematizar as respostas na lousa, de forma a conduzir uma primeira aproximação dos alunos com o conceito. Propomos, assim, o seguinte roteiro: O que é paisagem? A natureza faz parte das paisagens? As obras humanas fazem parte das paisagens? Todos os objetos que aparecem nas paisagens foram produzidos ao mesmo tempo? Quais são mais antigos? Quais são mais recentes?

 

Etapa 1 – Observação e representação de paisagens

Nesta etapa o objetivo é realizar um exercício de observação e representação de paisagens, conforme sugestão proposta na seção Para começo de conversa. Sugerimos que os alunos representem, por meio de um desenho, alguma paisagem. É necessário que o desenho tenha um título, importante fator de identificação da paisagem representada. Concluídos os desenhos, os alunos deverão preencher o quadro no Caderno do Aluno, que considera as seguintes questões: Quais elementos naturais estão presentes? Desde quando eles existem? Quais forças os produziram e/ou os modificaram? Quais elementos construídos estão presentes? Desde quando eles existem? Quais forças os produziram? Para que eles foram criados?

Sessão - Aprendendo a aprender, os alunos são desafiados a refletir sobre as questões:

Quais são as paisagens que fazem parte do seu cotidiano, isto é, que você vê todos os dias? Nelas existem elementos naturais? Eles também foram modificados pelo trabalho humano? E elementos sociais, isto é, construídos pelos homens? Cite alguns exemplos.

Espera-se que os alunos ampliem a discussão sobre o conceito de paisagem, utilizando-se de relatos sobre os elementos naturais e sociais que compõem as paisagens percorridas cotidianamente.

 

Etapa 2 – A humanização das paisagens

Leitura e análise de imagem

 

Para iniciar esta etapa, serão analisadas as fotografias reproduzidas a seguir (Figuras 1a, 1b, 1c e 1d), disponíveis também no Caderno do Aluno, para que possam identificar as mudanças ocorridas na paisagem do Largo São Bento, em São Paulo, entre o final do século XIX e o início do XXI.

Agora, peça que os alunos respondam às seguintes questões no Caderno do Aluno:

 

Descreva a paisagem da primeira fotografia.

Quais elementos da paisagem sofreram transformação entre 1887 e 1892?

Na fotografia tirada em 1920, podemos notar a presença de um novo modo de transporte. Qual?

Descreva o Largo São Bento em 2008. O que mudou na paisagem desde 1887?

 

Etapa 3 – As paisagens na história: os sistemas técnicos

 

Nesta etapa, vamos ampliar a discussão a respeito do processo de transformação de uma paisagem ao longo da história. Para tanto, serão apresentadas três imagens da cidade alemã de Essen, que ajudam a esclarecer o caráter dinâmico das paisagens humanizadas (Figuras 2a, 2b e 2c).

 

Leitura e análise de imagem

Após a observação das imagens da cidade de Essen, peça que os alunos localizem essa cidade em um mapa político da Europa de um atlas geográfico escolar e depois respondam às seguintes questões do Caderno do Aluno:

Considerando a primeira imagem, responda: Quais eram as características de Essen em 1829? Que elementos se destacam na paisagem? Como esses elementos se relacionam entre si?

Considerando a primeira e a segunda imagem, responda: Quais eram as características de Essen em 1867? Que elementos se destacam na paisagem de 1867? O que existe de diferente entre a paisagem de 1829 e a de 1867? Como os novos elementos se relacionam entre si?

Considerando o conjunto de imagens, responda: Quais são as características da Essen contemporânea? Que elementos se destacam na última paisagem? O que existe de diferente entre a última paisagem e as anteriores? Como os elementos presentes na Essen contemporânea se relacionam entre si?

 

Lição de casa - Observe a paisagem da cidade do Rio de Janeiro sugerida no caderno e após a observação da imagem, responda às questões: a) Dê exemplos de objetos sociais e objetos naturais que podem ser observados na imagem. Os objetos naturais mencionados foram modificados pela ação humana? De que modo? Descreva as paisagens a seguir, considerando seus elementos naturais e sociais, e estabeleça relações entre elas.

Fotografias diversas; Atlas Geográfico Escolar; Filme: Dersu Uzala. Direção Akira Kurosawa, 1975. 141 min.

Sondagem - Conheça paisagens espetaculares por todo o Brasil

CLIQUE AQUI

Sondagem - Definição de Paisagem

CLIQUE AQUI

Sugestão de teleaulas - Geografia - Temas variados

CLIQUE AQUI

O homem na transformação da paisagem - Vídeo 1 - 6º ano - 1º Termo - EJA Mundo do Trabalho.

Este vídeo auxilia a compreender a formação de diferentes paisagens

CLIQUE AQUI

O jogo propicia o entendimento do conceito de paisagem

CLIQUE AQUI

Este documentário aborda o ciclo da seca na região do semi-árido do estado do Rio Grande do Norte, região nordeste do Brasil.

CLIQUE AQUI

O jogo proporciona a observação das diferenças existentes entre as paisagens natural e a artificial

CLIQUE AQUI

História;

Situação de Aprendizagem 2 – Paisagem e Memória

Competências e habilidades: ler e interpretar textos; descrever elementos constitutivos das mudanças e permanências de uma paisagem; produzir conhecimentos por meio de um trabalho de pesquisa e de interpretação dos resultados da pesquisa.

 

Etapa prévia – Sondagem inicial e sensibilização

 

Para sensibilizar os alunos para o trabalho de pesquisa a ser realizado, sugerimos que o professor inicie levantando os conhecimentos prévios dos alunos acerca do objeto da pesquisa por meio de perguntas como: Vocês acham que esse bairro ou essa cidade sofreu muitas transformações nos últimos 20  anos? Que exemplos de transformações vocês poderiam apresentar? Vocês conhecem alguém que tenha testemunhado essas transformações?

 

Etapa 1 – Apresentação e delimitação da proposta de trabalho

Nesta etapa, a proposta de recuperar as mudanças na paisagem do bairro ou da cidade por meio de entrevistas e depoimentos será apresentada ao grupo. É importante delimitar qual a escala a ser adotada.

 

Leitura e análise de texto

Sugerimos a leitura coletiva, no Caderno do Aluno, do texto a seguir, de autoria de Ecléa Bosi, com a finalidade de exemplificar a importância da memória na reconstituição da história das cidades. Uma alternativa é pedir a um grupo de alunos que leia o texto em voz alta para os colegas.

Após a leitura do texto, sugerimos que os alunos, com o auxílio do professor, pesquisem no dicionário os significados das palavras destacadas e das desconhecidas. Após a pesquisa, seria interessante promover uma segunda leitura do texto. Por fim, explore o vocabulário do texto e desvende com os alunos o significado das seguintes expressões, no contexto: “mapa afetivo da cidade”, “esporte popular”, “esporte de massa”, “especulação imobiliária” e “fisionomia da cidade”.

 

Etapa 2 – Preparação das entrevistas

Nesta etapa, sugerimos que o professor auxilie os alunos na atividade Pesquisa de campo, proposta no Caderno do Aluno, que tem como objetivo a realização de entrevistas para colher relatos sobre as transformações das paisagens do bairro ou da cidade (essa atividade deve ser realizada em grupos).

Roteiro de entrevista – 1) A primeira coisa a fazer é definir, em conjunto com os alunos, se os grupos vão investigar as transformações ocorridas na cidade ou no bairro onde está situada a escola. Se a cidade for muito grande, talvez seja melhor a segunda opção. 2) Depois disso, é hora de trabalhar com o grupo na  elaboração dos questionários. Peça aos alunos que elaborem pelo menos cinco questões. Mas lembre-os de que, quanto mais completo for o roteiro da entrevista, mais informações obterão dos entrevistados.

Coleta de depoimentos - Agora é o momento de realizar as entrevistas. Conforme sugestão proposta no Caderno do Aluno, cada membro do grupo deve entrevistar pelo menos cinco pessoas que moram na cidade ou no bairro há pelo menos 20 anos. A primeira coisa a fazer é anotar o nome, a idade e a profissão do entrevistado. Depois, deve-se aplicar o roteiro de questões desenvolvido pelo grupo e, então, anotar as respostas.

Relatório de trabalho - Com o resultado das entrevistas, os grupos devem se reunir novamente para elaborar um relatório de trabalho, que será discutido com os demais colegas da classe. Siga a proposta do Caderno do Aluno orientando a confecção do relatório, que deve conter um título, um resumo do que foi apreendido sobre as transformações na paisagem com os entrevistados, assim como alguns exemplos dessas mudanças. Para ajudar na elaboração do relatório, estimule os alunos a contarem para seus colegas de grupo o que mais chamou a atenção deles nas entrevistas. Depois, eles deverão redigir o relatório.

 

Lição de casa – sugerimos que os alunos representem, em uma folha avulsa, por meio de desenhos, pelo menos duas transformações importantes que ocorreram nos últimos anos na paisagem da cidade ou do bairro pesquisado.

Textos complementares – Bosi, Ecléa. Memória e Sociedade; imagens.

O material aborda conceitos de Paisagem, Identidade e Memória

ACESSE AQUI

Sugestão de teleaulas - Geografia - Temas variados

ACESSE AQUI

O tempo passa, a cidade muda

Vídeo 3 - 6º ano - 1º Termo - EJA Mundo do Trabalho.

Neste vídeo, as transformações urbanas são analisadas com base em um bairro da cidade de São Paulo.

ACESSE AQUI

O vídeo permite a audição da música Paisagem da Janela, do compositor Flávio Venturini, subsidiando a abordagem do conteúdo: memória e paisagem.

ACESSE AQUI

História

Língua Portuguesa

Situação de Aprendizagem 3 – As Paisagens Captadas pelos Satélites

Competências e habilidades: relacionar informações representadas em diferentes formas e conhecimentos disponíveis em situações concretas para construir argumentação consistente; ler e interpretar mapas de imagens noturnas do planeta; relacionar hipóteses que expliquem concentrações observadas nos mapas; comparar regiões com maior e menor concentração de cidades.

 

Etapa prévia – Sondagem inicial e sensibilização

Para introduzir esta etapa, sugerimos que o professor utilize as imagens de satélites disponíveis no livro didático e nos atlas geográficos escolares e, com base nelas e nas informações sobre como foram obtidas, inicie um diálogo com os alunos. Para orientar essa conversa, o professor pode perguntar: O que são satélites? De onde essas imagens foram captadas? Qual a finalidade de produzir imagens como essas?

 

Etapa 1 – Leitura de imagem de satélite: planisfério

Chamar a atenção dos alunos para a difusão desigual da intervenção humana na superfície do planeta e pedir que levantem hipóteses capazes de explicar por que algumas áreas são mais densas em termos de objetos técnicos do que outras.

Leitura e análise de imagem - Sugerimos que os alunos acompanhem a realização da atividade observando um planisfério político. Enquanto isso, a imagem de satélite do planisfério (Figura 5), disponível no Caderno do Aluno, deverá ser apresentada. Ela resulta da montagem de diversas tomadas noturnas parciais do planeta Terra (Alertar para os fatos importantes destacados no Caderno do Professor). Em seguida, os alunos deverão responder às questões a seguir no Caderno do Aluno. Em quais áreas do globo há maior concentração de cidades? Por que isso ocorre? Em quais áreas do globo há menor concentração de cidades? Por que isso ocorre? Localize o Japão na imagem de satélite. Em sua opinião, o que a imagem revela sobre esse país? Onde se localiza a maior parte dos poços de extração de petróleo e gás natural? Procure explicar para que servem esses recursos. Onde se localiza a maior parte das áreas de queimada? Com o auxílio de um atlas geográfico escolar, identifique a cobertura vegetal dominante nessas áreas.

 

Etapa 2 – Leitura de imagem de satélite: Brasil

Nesta etapa, sugerimos que os alunos acompanhem a realização da atividade observando um mapa político do Brasil e um mapa das regiões brasileiras. Enquanto isso, a imagem noturna de parte da América do Sul (Figura 6) deverá ser apresentada. Em seguida, peça aos alunos que respondam às questões presentes no Caderno do Aluno.

Leitura e análise de imagem - Em qual região do Brasil existe maior concentração de cidades? Você saberia explicar por que isso ocorre? O que a imagem noturna do Brasil revela sobre o Estado de São Paulo? Qual região do Brasil registra um número menor de grandes concentrações urbanas? Procure explicar por que isso ocorre. Onde se localizam as maiores aglomerações urbanas da região Nordeste?

 

Sistematizando - Após a exploração da imagem, sugerimos que os alunos sejam solicitados a comparar os resultados obtidos nesta etapa com os resultados da etapa anterior, de forma a perceber que um mesmo fenômeno pode ser analisado em diferentes escalas.

Livro Didático; Atlas Escolares;

Veja a Terra através de imagens de satélite de alta resolução.

CLIQUE AQUI

Imagens de satélite

CLIQUE AQUI

Sugestão de teleaulas - Geografia - Temas variados

CLIQUE AQUI

Imagens de satélite

CLIQUE AQUI

Sugestão de vídeos variados

CLIQUE AQUI

O objeto é um simulador onde se tem acesso a diversos mapas e imagens de satélite de todo Território Nacional.

CLIQUE AQUI

Situação de Aprendizagem 4 – As Paisagens da Terra

Competências e habilidades: comparar paisagens distintas; observar os diferentes usos dos recursos na natureza; identificar as desigualdades sociais impressas nas paisagens; identificar a difusão desigual dos objetos técnicos pela superfície do planeta.

 

Etapa prévia – Sondagem inicial e sensibilização

Sugerimos recuperar o conceito de paisagem como produto do trabalho social, isto é, do esforço coletivo e organizado de gerações que, por meio das técnicas disponíveis, instalam artefatos que servem a determinadas finalidades. Para iniciar o trabalho, sugerimos que sejam discutidas com os alunos as seguintes questões: Por que paisagens urbanas são diferentes? Por que paisagens rurais são diferentes?

 

Etapa 1 – Explorando as paisagens da Terra

Nesta etapa, seguindo a proposta da seção Para começo de conversa do Caderno do Aluno, sugerimos a apresentação de dois vídeos da TV Escola, série Paisagens do Mundo: Tinfou, de frente para o deserto – um oásis no Saara e Sounbel, no coração da savana, bem como posterior discussão.

Antes da apresentação dos filmes, solicite aos alunos que localizem em um planisfério as áreas em questão. Sugerimos que os filmes sejam exibidos uma primeira vez e, depois, reapresentados, com destaque para as imagens consideradas relevantes. Sobre cada um desses filmes, os alunos devem produzir um pequeno texto descrevendo o tipo de paisagem que eles mostram e o modo de vida das pessoas que neles aparecem.

No primeiro filme, sugerimos que o professor destaque: os materiais de construção utilizados; o significado do nomadismo; o sistema de abastecimento de água; as principais atividades econômicas.

No segundo filme, sugerimos que o professor destaque: os materiais de construção utilizados; as atividades econômicas e a destinação dos produtos; o cotidiano das crianças.

 

Pesquisa em grupo do Caderno do Aluno - Sugerimos, a seguir, que a classe elabore painéis ilustrando a diversidade paisagística que caracteriza a superfície da Terra. O professor deve auxiliar os alunos para que, em grupos, escolham uma entre as várias regiões do globo (América do Sul e Central, América do Norte, Europa, África, Ásia ou Oceania) como objeto de pesquisa. Os grupos deverão pesquisar imagens urbanas e rurais das regiões selecionadas. O professor pode auxiliar ainda na produção de um painel de cartolina com as imagens obtidas de cada grupo. É desejável que sejam identificadas as cidades e o país, para as paisagens urbanas, e, para as rurais, o tipo de vegetação ou o produto cultivado, além do país a que pertencem. Quando finalizados, todos os painéis devem ser expostos para o conjunto da classe.

 

Etapa 2 – Discussão final e avaliação

 

Nesta etapa, os alunos deverão sistematizar suas anotações, de forma a produzir um texto dissertativo no Caderno do Aluno (seção Desafio) sobre a diversidade das paisagens do mundo. É importante orientar os alunos a considerar no texto tanto a diversidade dos ambientes naturais quanto a diversidade dos elementos sociais.

Esse texto será objeto de avaliação.

 

Você aprendeu – Responder às questões propostas: Qual das afirmativas a seguir é verdadeira? a) Os elementos que compõem as paisagens são fixos, isto é, nunca são transformados. b) Os objetos construídos pelo homem fazem parte das paisagens. c) Todos os elementos de uma paisagem se transformam com a mesma velocidade.

Sobre a intervenção humana na superfície da Terra, assinale verdadeiro (V) ou falso (F): a) Elimina completamente os objetos naturais. b) Transforma intensamente as paisagens. c) Torna as paisagens mais humanizadas.

Revistas; Aparelhos de DVD; Filmes: Série Paisagens do Mundo (TV Escola) e Série Ao Sul da Paisagem (TV Escola); Atlas Geográfico

Vídeos

da TV Escola, série Paisagens do Mundo: Tinfou, de frente para o deserto – um oásis no Saara e Sounbel, no coração da savana

https://www.youtube.com/watch?v=i5wBVNwQT-c

 Paisagens naturais

Campo:

Cidade:

Sugestões de Videoaulas

ACESSE AQUI

Planejar é preciso

Vídeo 6 - 6º ano - 1º Termo - EJA Mundo do Trabalho.

Vídeo sobre o planejamento urbano

O vídeo possibilita compreender as transformações que ocorrem na paisagem de uma cidade

ACESSE AQUI

Este documentário aborda o ciclo da seca na região do semi-árido do estado do Rio Grande do Norte, região nordeste do Brasil

ACESSE AQUI

Ciências; Biologia; Meio ambiente

Língua Portuguesa

Pluralidade Cultural

EM DESENVOLVIMENTO POR CLEUNICE DIAS DE OLIVEIRA - última atualização em 22/10/2014 às 15h09min.

CEDIDO PELO AUTOR PARA USO EXCLUSIVAMENTE DIDÁTICO SOB RESPONSABILIDADE DOS GESTORES ESCOLARES NAS ESCOLAS ESTADUAIS JURISDICIONADAS À DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO SÃO VICENTE - PROIBIDA A REPRODUÇÃO FORA DA JURISDIÇÃO OU PARA FINS COMERCIAIS E/OU ACADÊMICOS