Disciplina:

Língua Portuguesa

Série/Ano:

8º Ano EF II

Vol/Bim:

CADERNOS DO PROFESSOR / ALUNO

Situação de Aprendizagem (Número/título)

Sequência Didática

Recursos audiovisuais e/ou de TIs sugeridos no caderno

Recursos audiovisuais e/ou de TIs sugeridos pelo PCNP

Interfaces interdisciplinares / Temas transversais

6

“EVENTO COMEMORATIVO NA ESCOLA: COMO DIVULGAR?”

Conteúdo/Temas

apresentação da Situação de Aprendizagem; produção de questionário com objetivo predefinido; adaptação de resposta oral em versão escrita; criação de critérios para selecionar e organizar informações; criação de síntese a partir da comparação de respostas em diferentes fontes.

Competências/Habilidades

criar questionário para compreender a proposta da escola ao celebrar o Dia da Consciência Negra (ou outra data comemorativa); produzir versão escrita de resposta produzida oralmente por entrevistados; compreender critérios de organização da informação em parágrafos (informações novas/informações repetidas); selecionar e organizar informações com base em critério preestabelecido (organização da informação por meio de articuladores); discutir as principais informações dadas pelos entrevistado; produzir cartaz com síntese das informações que devem ser levadas em conta para a promoção do evento comemorativo.

Palavras-chave: projeto, evento, comemorativo.

Resgatando: Sondagem da compreensão por parte dos alunos da proposta básica do projeto bimestral (Celebração de uma data comemorativa do calendário escolar) apresentada pelo professor (Caderno do aluno, p.47).

Problematizando: Criação de questionário destinado à coordenação ou grupo de professores, para coletar informações gerais sobre como a data será celebrada. Leitura e análise de textos preparadas para a orientação dos alunos quanto à organização do evento (Caderno do Aluno, p.47-48). Síntese das informações sobre o evento, em forma de cartaz, para colocar na sala de aula e manter vivo o espírito da comemoração, resumindo quais são suas finalidades do ponto de vista de seus organizadores.

Sistematizando: Estudo da Língua, estruturação e tipos de textos através de questões e exercícios (Caderno do aluno, p.53-54) e apresentação de conceitos gramaticais pelo professor, tais como: complemento verbal, objeto direto e indireto, complementos verbais e nominais, etc. (Caderno do Aluno, p.55).

Produzindo: Apresentação de um texto ou fragmento de texto do livro didático ou de outra fonte para análise e organização de parágrafos. Pesquisa em gramática normativa ou outra fonte para subsidiar nas respostas de questões com termos gramaticais (Caderno do Aluno, p. 56).  

---

---

---

7

“PESQUISANDO SOBRE O TEMA”

Conteúdos/Temas

conhecimento prévio sobre o Dia da Consciência Negra; pesquisa e reflexão sobre a figura de Zumbi dos Palmares (e outros aspectos ligados ao processo afrodescendente no Brasil); pesquisa e seleção de anúncios publicitários que representem afrodescendentes; análise de anúncios, observando se existem e como são as representações dos afrodescendentes; pesquisa quantitativa com alunos de outra série/ano para compreender um pouco sobre como veem a questão do preconceito em relação a afrodescendentes; tabulação de dados da pesquisa quantitativa; produção de conclusões parciais a partir de dados observados e analisados nas pesquisas; produção de cartazes com sínteses gerais.

Competências/Habilidades

pesquisar informações sobre Zumbi dos Palmares; levantar e analisar dados sobre o processo de escravidão no Brasil; pesquisar sobre afrodescendentes culturalmente representativos no Brasil e em países africanos de expressão portuguesa; pesquisar as representações de afrodescendentes na publicidade; analisar anúncios a partir de critérios preestabelecidos; pesquisar a visão dos jovens brasileiros sobre o preconceito em relação a afrodescendentes; organizar dados de pesquisa; tabular dados de pesquisa quantitativa; tirar conclusões com base nos dados apresentados; apresentar resultados para o grupo; discutir resultados; produzir síntese com as principais informações coletadas durante as pesquisas.

Palavras-chave: pesquisa, tema, publicidade, afrodescendência.

Resgatando: Compreensão, por parte dos alunos, do objetivo da escola ao comemorar o Dia da Consciência Negra ou outra data que esteja sendo usada como base para esta situação de Aprendizagem.  Sondagem do que os alunos sabem sobre a data comemorativa em questão. Pesquisa sobre o Dia da Consciência Negra com relato por escrito de sua significação (Caderno do Aluno, p.58).

Problematizando: Apresentação das primeiras informações sobre Zumbi Dos Palmares com auxílio do professor de História. Discussão sobre o tema “Escravidão no Brasil” com analise e criação de perguntas, solicitando uma interpretação de seu significado por meio da identificação de informações ou ideias principais. Seria interessante, a partir das informações coletadas, fazer uma reflexão sobre a Abolição da Escravatura e países africanos nos quais se fala português. Pesquisa sobre a presença de afrodescendentes na publicidade (em revista) com apresentação rápida (pode ser em forma de cartazes) do que cada aluno encontrou e de dois anúncios publicitários para posterior resposta de questionário e elaboração de uma síntese das análises dessas questões (Caderno do aluno, p.60-61). Pesquisa com tabulação de questionário sobre o tema preconceito em relação aos afrodescendentes no Brasil a ser aplicado pelos alunos aos 9ºs anos.

Sistematizando: Estudo da língua- Período Simples, funções sintáticas, termos acessórios, etc. através de leitura de texto do caderno e pesquisa em gramática normativa para realização de questões de estudo da língua (Caderno do Aluno, p.65-66).

Produzindo: Pesquisa na internet ou em outra fonte indicada pelo professor de duas figuras históricas (antigas ou contemporâneas) que sejam representativas da cultura negra no Brasil. Análise de anúncios publicitários de revistas para realização de questões (Caderno do Aluno, p. 66-67).

---

---

---

8

“PRODUZINDO A DIVULGAÇAO DO EVENTO”

Conteúdos/Temas

ressignificação das pesquisas anteriores; pesquisa e seleção de imagens coerentes com a primeira

pesquisa, o público-alvo e a visão que se pretende transmitir do evento aos jovens; pesquisa e seleção de imagens coerentes com a segunda pesquisa, o público-alvo e a visão que se pretende transmitir do evento aos jovens; produção de textos escritos de divulgação, coerentes com as imagens selecionadas; pontuação em textos publicitários; comparação da pontuação em anúncio publicitário e em texto informativo; denotação e conotação em textos publicitários; comparação entre denotação e conotação em anúncio publicitário e em texto informativo.

Competências/Habilidades

retomar sínteses da Situação de Aprendizagem anterior; ressignificar conteúdos da Situação de Aprendizagem anterior, buscando imagens coerentes com o que foi apresentado nas sínteses e de acordo com o público-alvo; pesquisar imagens coerentes com os critérios preestabelecidos; produzir textos escritos de divulgação de acordo com critérios predeterminados; analisar a pontuação de anúncios publicitários; comparar os usos da pontuação em anúncios publicitários e textos informativos; analisar os usos conotativos e denotativos em anúncios publicitários; comparar usos conotativos e denotativos em anúncios publicitários e textos informativos.

Palavras-chave: divulgação, evento, pontuação, aspectos, lingüísticos.

Resgatando: Retomada da Situação de Aprendizagem 1 com a discussão do que signfica Dia da Consciência Negra para a escola ou outra data que tenha sido escolhida. Retomada da apresentação sobre o tema afrodescendência, que pode ser ilustrada com imagens e cartazes para representar, segundo a visão do grupo, a participação dos afrodescendentes na formação do povo brasileiro.

Problematizando: Apresentação de anúncios publicitários pelo professor. Construção de um quadro com a classe sobre os aspectos lingüísticos e os usos da pontuação nos textos dos anúncios.

Sistematizando: Estudo de aspectos linguísticos, tais como: pontuação; conotação e denotação; regência e concordância nominal através de textos publicitários selecionados pelo professor e por meio do texto: “Marquesa, porque eu serei marquês” (Caderno do Aluno, p.70-71).

Produzindo: Produção Escrita. Reescrita de um fragmento de texto indicado pelo professor para cada grupo, com atenção especial à pontuação. Justificativa dos tipos de pontuação usados por parte dos alunos. Estudo dos tipos de pontuação e regras de uso do sinal, por equipe, com pesquisa em uma gramática normativa ou outra fonte indicada pelo professor. Análise da denotação e conotação a partir de textos publicitários indicados pelo professor. Comparação dos usos conotativos em reportagem e em letra de música ou outro gênero indicado pelo professor (Caderno do Aluno- p.73-75). Indicação de um fragmento do livro didático pelo professor para análise da pontuação e realização de exercícios sobre o tema estudado (Lição de Casa - Caderno do Aluno, p.75).

---

---

---

9

“PRODUZINDO ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS  PARA O EVENTO”

Conteúdos/Temas

regência e concordância em anúncios publicitários; regência e concordância em outros gêneros; produção de versões da publicidade do evento; análise das imagens e textos escritos pelos colegas a partir de fichas de orientação; reescrita de textos e nova seleção de imagens (se necessário); exposição dos trabalhos para avaliação do público-alvo; avaliação geral da aprendizagem.

Competências/Habilidades

analisar a regência e a concordância em anúncios publicitários; analisar a regência e a concordância em outros gêneros; refletir, a partir da regência e da concordância, sobre as diferenças de uso entre a norma coloquial e a padrão; analisar a produção dos colegas com base nos critérios dados; analisar as produções dos colegas com base nos dados indicados nas fichas; preencher as fichas de análise de acordo com os critérios dados e as análises feitas; analisar o próprio processo de aprendizagem.

Palavras-chave: aspectos, linguísticos,produzindo, anúncios.

Resgatando: Retomada dos estudos lingüísticos. Análise de casos de Regência e tipos de linguagem em anúncios publicitários ou outros gêneros (Caderno do Aluno, p.77-78). Realização de exercícios com um trecho de um poema de Olavo Bilac (Caderno do Aluno, p.78-79). Apresentação da letra de música: Esperando na Janela para a realização de atividades, incluindo também o conceito de concordância verbal e nominal, além dos outros aspectos lingüísticos estudados anteriormente.                                                                                                                                                                    

Problematizando: Revisão dos cartazes de divulgação do evento, observando os aspectos lingüísticos, tais como: regência verbal e nominal e o uso da linguagem coloquial ou padrão. Análise das imagens dos cartazes sob o ponto de vista da conotação e denotação (Caderno do Aluno, p.80-81).

Sistematizando: Realização de exercícios sobre Regência Verbal e Nominal; Concordância Verbal e Nominal, retirados do livro didático ou de outra fonte, indicados pelo professor (Caderno do Aluno, p.82-83).

Produzindo: Elaboração de uma Síntese, pelos alunos, relatando o que aprenderam por meio da adaptação de um texto oral para um escrito e sinais de pontuação e usos conotativos e denotativos. Realização de exercícios complementares (Caderno do Aluno, p.84).

---

---

---

EM DESENVOLVIMENTO pelos Professores Coordenadores da Oficina Pedagógica: João Mário Santana e Luciene de Souza.

ATUALIZADO EM 25 / 11 / 2014.

CEDIDO PELOS AUTORES PARA USO EXCLUSIVAMENTE DIDÁTICO SOB RESPONSABILIDADE DOS GESTORES ESCOLARES NAS ESCOLAS ESTADUAIS JURISDICIONADAS À DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO SÃO VICENTE - PROIBIDA A REPRODUÇÃO FORA DA JURISDIÇÃO OU PARA FINS COMERCIAIS E/OU ACADÊMICOS.