NORTE METODOLÓGICO DO ANO MISSIONÁRIO DA PJMP
O que é o Norte Metodológico e qual seu objetivo?
É uma ferramenta de orientação, direcionada a todas as instâncias e pessoas da PJMP chamadas à missão, que visa indicar alguns passos e estratégias de ação, para que obtenhamos resultados em nosso ano missionário.
O ano missionário tem como horizonte temporal a XV ANPJMP – Assembleia Nacional da PJMP, que será realizada de 30/05 à 02/06/2013 na Arquidiocese de Goiânia – GO e espera-se colher seus frutos durante o processo de preparação e realização do V Congresso Nacional da PJMP, que celebrará os 35 anos de caminhada e que será realizado de 13 a 19/01/2014 em Pernambuco.
1. Qual é a missão da PJMP para esta ação?
Fortalecer a PJMP em todos os níveis, proporcionando o debate sobre a consciência de classe, organização e a integração de lutas, experiências e sonhos das juventudes do meio popular, reafirmando nossa história e caminhada.
Entende-se que a missão é um processo contínuo que perpassa primeiramente pela dimensão pessoal e depois, abre-se ao outro numa atitude profética.
2. O que queremos anunciar?
A necessidade da defesa da vida, a resistência e o protagonismo na mudança.
Anunciar significa também denunciar as condições em que vive a nossa juventude, de modo a propor um projeto de transformação dos/as jovens para toda a sociedade.
3. Onde vamos anunciar?
Em todos os espaços onde haja contatos, diversas articulações de juventude e/ou outras condições favoráveis.
É preciso, antes de lançar-se a missão, saber para onde ir, quem são nossos possíveis pares. É preciso ter ao menos uma referência inicial.
4. Como vamos anunciar? Quem vai anunciar?
A partir da identificação e de mapeamentos prévios em nível nacional, liberar uma ou mais pessoas para visitar os estados e/ou regionais, dioceses ou grupos considerando a diversidade e as especificidades de constituição da base.
Quem anuncia deve-se ter sempre o cuidado e a segurança com: o que se fala e como se fala além de exercitar o ouvir. Para isto os missionários (as) devem passar por uma formação/orientação que envolve tanto as leituras (dos subsídios, da Bíblia etc) como o desenvolvimento de estratégias.
5. Quais são os instrumentos que garantam essa missão e anúncio?
Disponibilização de uma ou mais pessoas liberadas em nível nacional, nos regionais e dioceses (se possível) de modo a garantir a representação e atuação nos diversos espaços; formação de missionários e subsídio de orientação (o Livreto da PJMP produzido pelo pessoal do RJ, Material do Dia Nacional de Oração - DNO, subsídio Aos Quatro Ventos, subsídio das Santas Missões populares, Vida de Militante e outros disponíveis no site www.pjmp.org) que considere os estágios dos espaços a serem articulados.
Os estudantes da escola de formação da PJMP em tempo comunidade devem também contribuir com a tarefa de acordo com as orientações propostas durante as etapas da escola.